sábado, 31 de julho de 2010

Vontades

Nada pior do que passar vontade não é mesmo?

Essa semana cismei que queria comer Capeletti in brodo. E como mãe é mãe e faz chorando tudo o que o filho pede sorrindo, ou quase isso...

Hoje quando cheguei em casa esperavam por mim, minha mãe, bruschettas ainda no forno e lindos capelettis caseiros esperando para serem colocados em um delicioso brodo.

Mas eu não cheguei de mãos vazias, trouxe o vinho e a sobremesa.

Cardápio:

Entrada: Bruschettas
Prato Principal: Capeletti in Brodo
Sobremesa: Pães de mel

As bruschettas foram feitas com pão italiano, uma leve camada de maionese, tomates picados, manjericão e queijo ralado. Tudo regado com azeite. Levar ao forno e esperar que o queijo derreta.


Enquanto isso, hora de abrir o vinho. Salton Lunae. Um frisante branco, leve e que acompanhou perfeitamente bem o prato, deixando que percebecemos cada tempero.

Aos capelettis agora.
Massa é simples, basicamente um ovo para cada 100g de farinha e muito braço. Para amassar, esticar, cortar.

O recheio dos capelettis eram de frango desfiado, nozes moídas, ricota, um pouquinho de azeite e sal. Ela cortou as massas em quadradinhos, colocou o recheio e fechou no formato desejado.


O brodo.
Esse ficou simplesmente sensacional.
Vou descrever como ela me contou, pegou o alho poró e "recheiou" com um dente de alho grande, salsa e cebolinha, louro e manjericão. Amarrou o alho poró com um barbante. Ela disse que fez dessa forma para que ficasse mais fácil coar o caldo depois.

Em uma panela colocou azeite e um peito de frango, deixa fritar um pouco e coloca o alho poró com seu recheio todo, mais uma cebola sem casca e partida na metade, uma cenoura e uma pimenta biquinho picada. Cobrir tudo com água e deixar cozinhar.

Depois que o caldo tiver absorvido todo o sabor dos temperos e do frango, coar tudo.

O frango ela usou para o recheio dos capelettis, o restante pode ser descartado.

Agora só cozinhar os capelettis nesse  caldo por cerca de 8 minutos para que fiquem al dente.

Na hora de servir colocamos salsinha para dar cor e queijo ralado.


De comer de pantufa e aquecer a alma. Sensacional.

A sobremesa eu trouxe do Mosteiro de São Bento. Lá tem a Casa de Pães que vende entre outras coisas, pães de mel com recheio de geléia de damasco. Os Benedictus.

Macios e na primeira mordida dá para sentir o cheiro do cravo e da noz moscada.

Para quem estiver passeando pelo centro vale a pena conferir, e aproveitar para visitar o Mosteiro que é simplesmente um capítulo a parte.

Os doces não são dos mais baratos, mas pela qualidade vale a pena.


Muito bonitinho, muito gostoso, macio e tudo o mais, mas o pão de mel de abacaxi da minha mãe ainda é "o melhor pão de mel de todo o mundo inteiro".

E ela aceita encomendas (http://detudoumpokoartesanato.blogspot.com/).

Não podia perder a oportunidade, né?

Mãe é tudo de bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário