terça-feira, 13 de julho de 2010

Nosso adeus a 2009

Com a proximidade de Natal e ano novo (sim, a história dos nossos encontros já está em dezembro de 2009) ficou difícil conseguir um espaço na agenda para novos encontros culinários. Mas então decidimos resolver isso de uma maneira simples. Fazer do almoço de natal e da ceia do ano novo dois encontros culinários.

No almoço de natal sinto informar que fui voto vencido. Aliás, acho que nem perguntaram meu voto. Fizeram a paella.
Mas não é porque não como que deixaria de fotografar ou reconhecer seu valor. No ano novo tivemos um jantar sensacional, onde utilizamos ingredientes tradicionais da data para criar algo mais elaborado.

Almoço de Natal: paella e bacalhau (porque bacalhau eu como)
Jantar de ano novo: Risoto de lentilhas acompanhado de filé mignon grelhado

Receita da paella

Alugamos o tacho. Como não é algo que vamos fazer com grande frequência e seria difícil arranjar um lugar onde guardá-lo, resolvemos alugar ao invés de comprar. Foi um ótimo negócio.

A primeira dica é, arranje onde fazer a paella. Um tacho e uma churrasqueira.


Agora é ligar a churrasqueira e começar a fritar os ingredientes. Vou no passo a passo. Primeiro o azeite, a cebola e o alho e depois de refogar bem coloque pequenos pedacinhos de peito de frango para fritar.


Chegou a hora dos camarões, e de colocar um pouquinho de açafrão para dar cor. Sempre que colocar um dos ingredientes, misturar bem, para que um ingrediente vá pegando o gosto do outro.


Depois dos camarões, a lula em anéis finos. Minha irmã preferiu temperar cada um dos ingredientes separadadamente e deixá-los marinando durante a noite. Quando fomos fazendo a paella cada ingrediente tinha seu próprio caldo do marinado, então colocávamos e fritávamos bem até que secasse esse caldo.


Acrescentamos agora ervilhas, mariscos, mexilhões e tudo que o se encontrar de comestível no fundo do mar será bem vindo à paella. Pimentões para dar um colorido também são uma boa pedida. Na nossa paella não colocamos.


Agora que todos os ingredientes já estão fritos e bem refogados só falta o arroz parboilizado.


E depois a água para o cozimento. Minha irmã preparou esse caldo com a carcaça, e cabeça dos camarões. E colocamos o suficiente para cozinhar o arroz. Misturamos todos os ingredientes.


Cobrir com alumínio e esperar o arroz cozinhar. Quando tirar o alumínio a paella já estará pronta.


Antes de servir enfeitar. Com mais um monte de frutos do mar e claro, salsa e cebolinha não poderiam faltar. Nessa hora sim, colocamos uns pimentõezinhos.


Posso não comer, mas não tive como negar. Ficou lindona.

Mas como eu não iria ficar só olhando enquanto eles degustavam esse manjar dos deuses, minha mãe (porque mãe é sempre mãe) fez uma receita de bacalhau para mim.

Do bacalhau não tem foto e não tem segredo também. Fazer uma caminha com as batatas rodeladas na forma, colocar as postas de bacalhau, cebola, tomate, azeitonas e muito, muito azeite mesmo e levar ao forno. Depois de pronto colocar ovos cozidos.

Uma dica legal. Minha mãe costuma, depois de dessalgar o bacalhau, fervê-lo no leite, antes de levá-lo ao forno. Isso deixa as postas de bacalhau bem macias e suculentas.

Eles não sabem o que perderam comendo paella, o bacalhau estava fantástico.

No jantar de ano novo como eu disse, elaboramos o risoto a partir de um ingrediente clássico da data. Para atrair dinheiro e prosperidade. Risoto de lentilhas.

Preparo básico de risoto. Refogar cebola no azeite, fritamos bacon em cubinhos. Depois que o bacon estava bem fritinho colocamos as lentilhas pré cozidas. O arroz arbóreo. Um pouco de vinho branco. Caldo de frango bem condimentado para o cozimento. Para finalizar, corrigir o sal e colocar queijo (colocamos gruyére) e manteiga para dar cremosidade. E claro, salsa e cebolinha.
Ficou realmente muito bom.

Grelhamos postas de filé mignon para acompanhar nosso risoto.


Quanto às bebidas terei mais uma vez que me desculpar e dizer que só lembro que foram vinhos , alguns frisantes, outros não, algum champagne, mas quais eu realmente não lembro.

Esta foi a maneira de nos despedirmos de 2009 e dar as nossas boas vindas a 2010. E entre os pedidos de ano novo que venham muitas receitas e oportunidades para testá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário