sexta-feira, 16 de julho de 2010

Arroz, frango e farofa

Acho que toda família tem um clássico do domingo.

Aquele almoço que se repete com certa frequência. Que quando você acorda sente o cheiro e já sabe o que a mãe está preparando. E é o mesmo cheiro que ao sentir logo de manhãzinha te dá aquela sensação boa de estar em casa.

Pois é, lá em casa temos um cardápio desses. Algo que minha mãe fazia quase que todos os domingos e adorávamos. Mas por começar uma certa brincadeira pela falta de criatividade na montagem do cardápio ela só de pirraça nunca mais fez. Há anos ela não fazia essa combinação clássica. Disse que só voltaria a fazer quando insistíssemos muito.

Pois bem. Insistimos. E esse encontro culinário ficou por conta dela. Mas como não íamos ficar só olhando, acrescentamos algo ao cardápio. Ovos, muitos ovos.

Cardápio:

Entrada: Salada de rúcula, tomate e ovos de codorna
Prato Principal: Frango na cerveja
Acompanhamentos: Farofa e Arroz com milho

A salada nem tem o que dizer. Lavar a rúcula, rodelar o tomate, colocar os dois juntinhos em uma travessa para servir.

Os ovinhos de codorna, não são simples ovos de codorna. Poucos domingos antes deste almoço fomos a um restaurante onde eu pedi de entrada um ovo molé.

Eu adoro ovo. Adoro fritura. Resultado, um ovo com a gema mole e com uma casquinha frita e crocante por fora. Virou meu prato favorito. E aí como eu não posso ver nada sem querer inventar. Resolvemos tentar fazer os ovos de codorna molé.

Colocamos uma panela com água e um tantinho de vinagre no fogo. Quando começou a ferver colocamos os ovinhos de codorna. Na receita fala para deixar os ovos de galinha cerca de 5 minutos para ficarem com a gema bem molinha. Calculamos 3 minutos para os de codorna.

Depois de 3 minutos, tiramos os ovos da água. Descascamos. E aí é a pior parte. Porque da metade dos ovinhos não conseguimos tirar a casca sem quebrar a clara. Com a clara estourada não podíamos fritar os ovos. Então eles foram parar na salada.

A outra metade. A que com muita delicadeza e paciência conseguimos tirar a casca sem desmantelar o ovo todo, passamos em uma gema e na farinha de rosca e aí fritamos em óleo bem quente.


Ficaram graciosos por serem pequenininhos, a casquinha crocante. E a gema bem molinha. E ganhamos uma salada cheia de ovinhos de codorna também de gema mole.


O arroz com milho, é só fazer um arroz tradicional, e na hora de fritar o arroz acrescentar milho. Que pode ser milho cozido ou de lata mesmo. Se for de lata, lave bem antes para tirar o gosto de conservante, se quiser pode até escaldá-los se o gosto de conservante for muito forte.

E agora a farofa.

Porque frango combina mesmo é com farofa. Essa farofa dá um toque todo especial para esse cardápio.

É feita com farinha de milho, pequenos pedaços de linguiça calabresa, ovo (sim, mais ovos), azeitona, cebola e manteiga. Derrete a manteiga em uma panela, frita bem a calabresa, coloca a cebola, a farinha. Mexe bem, até a farinha absorver a manteiga. Pode caprichar na manteiga. Coloque todos os ingredientes e um pouco de pimenta calabresa.
Por último coloque o ovo cozido em pedacinhos e dê uma última mexida antes de despejar a farofa em uma travessa e levar à mesa.


O frango na cerveja.
Muito fácil, um pouquinho demorado.

Temperar os antecoxas de frangos com sal, azeite e alho.
Colocar em uma forma. Despejar uma lata de cerveja por cima do frango e levar ao fogo.

Caso o caldo da forma seque, acrescente um pouco de água fervente. Não deixe ressacar esse caldo senão o frango não fica suculento.

Demora no forno cerca de duas horas. Até a pele ficar bem crocante e dourada.
Uma meia hora antes de tirar do forno coloque sobre cada antecoxa uma fatia generosa de bacon.


Mais uma vez bebemos aquele vinho. Aquele que deve fazer um mal tremendo para a memória... é, eu não lembro qual era de novo.

Almoço caseiro, aparência famíliar, aroma nostálgico, e sabor de histórias.

E já que todo mundo tem uma receita clássica para os domingos, aproveite e mande o seu clássico para nós. A página Receitas Amigas é um espaço aberto para sugestões e trocas de receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário