domingo, 25 de julho de 2010

A Cozinha do Paraíso

O almoço deste domingo foi inspirado em um programa chamado Heaven's Kitchen, comandado pela chef Heaven Delhaye.

Idéias incríveis e receitas maravilhosas que dão água na boca.

Meu cunhado viu o programa e não resistiu a montar um cardápio com suas receitas e colocar a mão na massa. Dessa vez fomos meras assistentes do chef, quer dizer, eu me encarreguei quase exclusivamente das fotos. Minha irmã se responsabilizou pela salada e geléia  e minha mãe ficou com a parte dos palpites de consultoria especializada e umas coisinhas mais.

Vamos ao Cardápio:

Entrada: Salada caprese ao molho pesto
Prato Principal: Nhoque de batata com molho de cogumelos
Sobremesa: Geléia de figo, morangos, castanhas e queijo pecorino cobertos de mel.

Acompanhamos nossos preparativos com o Salton Volpi.


Na salada vão tomates rodelados, musarela de búfala, tomates cereja (usamos o tomate sweet grape) e queijo parmesão ralado na hora.

O molho pesto.
Bater no liquidificador um maço de manjericão, um dente de alho, 2 punhados de castanha de caju, sal, queijo parmesão ralado e azeite. Coloque o azeite de forma generosa.



Enfeitamos com umas folhinhas de manjericão.

Para o nhoque cozinhe as batatas em água fervente. Cozinhamos 7 batatas. Evite furar as batatas com o garfo para que elas não absorvam a água. Depois de cozidas, divida as batatas em 4 partes e leve ao forno baixo por uns 10 minutos para que elas sequem bem. Quanto mais secas estiverem, menos farinha será preciso para a massa e com isso o nhoque fica mais leve.

Amasse as batatas em um espremedor e abra um buraco para colocar 1 ovo, sal e farinha. A medida de farinha é aproximadamente um punhado para cada duas batatas. Mas pode variar de acordo com o tamanho e qualidade das batatas e farinha. Coloque somente o suficiente para conseguir manusear a massa sem que grude nos dedos. Ah! Outra dica é deixar as batatas esfriarem antes de colocar a farinha. Com elas quentes a massa gruda mais também e pede mais farinha.

Faça rolinhos com a massa e corte fazendo os nhoques. Coloque em formas com farinha até a hora de fervê-los.



O molho.
Comece limpando os cogumelos. Limpe o shitake e o shimeji com um pincel, retire a sujeira desta forma, se lavar os cogumelos altera o sabor deixando-os aguados. Corte em fatias finas.


Frite uma porção de bacon em cubinhos. Quando eles estiverem bem fritinhos coloque alho-poró em fatias bem fininhas. Em seguida acrescente 1 dente de alho e pimenta picados. Mexa bem e acrescente os cogumelos. Espere que os cogumelos reduzam pela metade e acrescente creme de leite, duas latas.

Não deixe o creme de leite ferver, basta que misture bem com todos os demais ingredientes.

Agora ferver os nhoques. Em uma panela ferva água com um pouco de sal e um fio de azeite coloque os nhoques aos punhados. Assim que subirem retire com uma espátula e coloque no molho de cogumelos para que vá absorvendo o sabor.

Agora só servir e saborear um nhoque de massa leve e com um molho incrível que fará sentir-se no paraíso.










Olha elas aí. As cebolinhas para dar um toque final ao prato junto com o manjericão e o queijo ralado. Uma verdadeira explosão de sabor.

Tudo acompanhado do vinho chileno Puerto Viejo um Pinot Noir que combinou muito bem com o prato.


A chave de ouro. Uma bonita sobremesa, de geléia de figos secos, queijo pecorino, nozes e castanhas do pará, tudo regado com bastante mel e enfeitada com folhinhas de hortelã.

Torre as nozes e as castanhas para que fiquem bem crocantes.

Para a geléia. Pique 200g de figos secos e coloque em uma panela com 125ml de água. Assim que levantar fervura desligue e deixe descansar por uns 5 minutos.


Retire os figos da água e bata em um liquidificador, acrescente raspas de um limão, o suco da metade dele. Adicione 2 colheres de açúcar mascavo e uma dose de pinga. Não bata por muito tempo, é gostoso deixar uns pedacinhos de figo.

Só montar tudo em uma bonita forma e deixar que cada um sirva-se a vontade.




Mais um programa e cardápio altamente recomendados para um almoço perfeito do começo ao fim.

Um comentário:

  1. Nossa que delícia a sobremesa!!!
    A salada tb!
    Os cogumelos pretinhos aí já não me apetecem o paladar não, mas olha, parecia estar tdo muito gostoso!
    Bjos

    ResponderExcluir