domingo, 11 de julho de 2010

Rainhas do Lar

Já que essa história de escolher nacionalidades tem liberdades poéticas de mais, decidimos que apesar de ter ainda muitas nacionalidades a conhecer, paramos com o tema.

O almoço seguinte ao francês foi o que chamamos de contemporâneo.  Na verdade nessas buscas por receitas típicas na internet conhecemos vários sites sobre culinária. E acabamos ficando com vontade de experimentar algumas receitas deles. Já que passar vontade nem é legal, colocamos a mão na massa mais uma vez.
Cardápio

Entrada: Leques de berinjela
Prato principal: Caserecce com molho de abóbora e gorgonzola
Sobremesa: Pudim de tapioca

A receita do leque de berinjela eu achei no site Rainhas do Lar

Sensacional. A receita e o site das rainhas.

Segue como eu fiz as berinjelas.

Peguei uma beringela e cortei ao meio (no sentido do comprimento). Em cada metade fui fazendo fatias, mas sem cortá-las até o final, mantendo-as juntas, como um leque mesmo. No meio de cada fatia coloquei tomate, cebola, orégano e azeitonas picadas. Reguei com bastante azeite, coloquei em uma forma e levei ao forno coberto com alumínio. Quando as berinjelas já estavam cozidas tirei o alumínio e deixei mais um tempinho no forno até que ela murchasse um pouco.


Entre as folhas do leque da berinjela é a hora de inventar. Pode colocar o que quiser. Eu sinceramente senti falta de um queijinho.

O Caserecce. É um macarrão com formato de um S comprido. Tem uma foto onde dá para ver bem o formato dele.


Chegou a hora de preparar o molho.
Receita também do Rainhas do Lar.
Cozinhar a abóbora e amassar bem com um garfo, como se fosse fazer um purê mesmo. Colocar em uma panela cebola e azeite. Colocar a abóbora, acrescentar um pouquinho de creme de leite e um pedaço generoso de gorgonzola. Um pouquinho de sal e servir sobre a massa. 

Aceitamos a sugestão do site e colocamos um manjericãozinho no prato também. Acompanhamos de queijo ralado, porque somos de queijo ralado e não de pimenta do reino. 

Fantástico e fácil de fazer, a parte mais difícil foi encontrar o macarrão caserecce, mas de uns tempos para cá tenho visto com frequência mesmo em mercados menores.


A bebida.
Sim, dessa vez eu sei o que bebemos. O Cabernet Sauvignon, Los Vascos.


Adivinha agora de onde tiramos a receita do pudim de tapioca?

Se você disse que foi do site Rainhas do Lar não tenha dúvida que acertou.

Ingredientes: 1 litro de leite, 1 xícara bem cheia (transbordando mesmo) de tapioca, 4 ovos, 1 lata de leite condensado, 200g de coco ralado, 1 vidro de leite de coco, 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 pitada de sal.

Despeje a tapioca no leite e deixe de molho por 2 horas (no mínimo). Depois deste tempo, bata ligeiramente os ovos inteiros (somente com o garfo) e misture à tapioca. Reserve. Em outra vasilha misture o leite condensado, o coco ralado, o leite de coco, a margarina, o açúcar e o sal. Mexa bem para incorporar os ingredientes. Junte à tapioca e misture muito bem.

Despeje em uma forma de buraco no meio, untada com calda de açúcar queimado. Deixe no forno, em banho maria, por aproximadamente 2h.

Rende muito, portanto escolha uma forma grande.


E depois de duas sobremesas meio frustradas finalmente acertamos a mão. Rende muito sim, mas não sobrou nada.

Dessa vez tiramos fotos como se já soubéssemos que um dia haveria este blog. Talvez já fosse um desejo inconsciente.

PS: Quem quiser receber notificação das atualizações do Gastronomia Doméstica basta enviar um e-mail para renatinhasb81@gmail.com e solicitar o cadastro.

Um comentário:

  1. É...confesso que não sou lá muito fã de berinjela, mas aqui em casa o pessoal gosta bastante... mas de fazer aquela recheada, com carne, tal. Pode ser uma opção, pensando em algum recheio mais apetitoso... pensei em cheddar no meio... mas ... boom kkk E tb tvz a carne moída com limão, como se fosse pra recheio, mas feito diferente... sei lá kk
    Agora, tanto o macarrão, qto o pudim, vou querer fazer por aqui!
    Bjo

    ResponderExcluir