terça-feira, 20 de julho de 2010

Surfing the Menu

Às terças, costumava ficar caçando o que assistir na TV. Até que achei um programa chamado "A volta ao mundo em 80 sabores" na Discovery Travel & Living.

Um programinha de receitas, onde eu honestamente não vejo nada de extraordinário, mas entre as opções oferecidas pela TV, era o que tinha o assunto que mais me interessava: comida.

E após esse programa eu via comerciais que anunciavam para a atração seguinte dois surfistas parafinados e australianos.

Como surf não faz parte da minha lista de interesses, nunca me sentia tentada à assistir esse programa. Até que um belo dia prestei mais atenção ao comercial e vi que os dois surfistas eram Chefs. Dois chefes australianos que rodavam o país, surfavam e faziam umas receitinhas. Achei que podia ser interessante.

E foi assim que comecei a assistir o "Surfing the Menu", com Ben O'Donoghue e Curtis Stone. E rapidamente me encantei pelo programa. As receitas são incríveis, e como já disse em post anterior sobre o Curtis, ambos demonstram intimidade com a cozinha. E diferente de alguns chefs que estão na TV, eles realmente sabem o que fazem.

Testei umas duas receitas do programa e gostei muito. As que testei eram bem simples, uma delas eu lembro que era uma massa feita com cerveja, farinha e fermento biológico para empanar peixes antes de fritá-los, e assim ficavam hiper crocantes.

Resolvemos então fazer um almoço "Surfing the Menu". Com receitas do Curtis e do Ben. Comecei a fazer várias pesquisas sobre eles na internet para montar um cardápio. Foi um desafio ao meu fraco inglês, porque tem muito pouco ou quase nada em português das receitas deles e as traduções do google são bastante literais. Dava para ter uma idéia, mas converter medidas e adaptar as receitas é coisa que o google não faz.

Descobri que o Curtis também tem um programa chamado "Take Home Chef", ou "Chef a domicilio". Nesse programa também peguei muitas dicas interessantes. O frango no forno por exemplo (como aquele que minha mãe faz na cerveja tradicionalmente aos domingos), só que ao invés da cerveja, colocar uma camada de manteiga com manjericão entre a pele e a carne do frango. Eu não tinha idéia de como isso fazia a pele do frango ficar ainda mais crocante e a carne tão suculenta.

Enfim, chega de tietagem e vamos ao cardápio:

Entrada: Cebolas recheadas de creme de cebolas e queijo com gema de ovo.
Prato Principal: Codornas grelhadas, lentilhas cozidas no vinho branco e redução de vinagre balsâmico
Sobremesa: Peras ao vinho

As cebolas.
Essa receita é do Ben O'Donoghue. Na original ele colocava azeite trufado e trufas laminadas sobre o ovo. Como trufa ainda é algo que está fora do meu alcance, infelizmente cortamos essa parte da receita. Mas que do jeito que eles comiam e pela quantidade que colocavam nos pratos preparados nesse programa, confesso que fiquei com muita vontade de experimentar.

Como fizemos.
Em uma forma coloquei bastante sal grosso bem úmido. O suficiente para que as cebolas ficassem encaixadas mais ou menos até a metade. Um talho na parte de cima de cada cebola e levei ao forno.

Fica no forno até as cebolas estarem cozidas. Como saber? Bom, até perceber que ela já soltou bastante água pelo corte feito na parte de cima e elas estarão mais molinhas quando apertar.

Quando chegarem à esse ponto tirar do forno, cortar uma tampinha delas. Tirar todo o miolo da cebola. Deixa apenas as duas camadas de fora, sem contar com a casca óbvio. E cuidado na hora de tirar o miolo, porque as cebolas ainda estarão um pouco quente, se deixar esfriar fica um pouquinho mais difícil para tirar, então lembre de usar um pano para segurá-las e cuidado também para não furar o fundo da cebola, porque ainda iremos colocar o recheio, prefira fazer isso com uma colher pequena.

Volte a cebola para o seu "encaixe" no sal da forma.

Em uma panela faça o molho bechamel. Refogar um pouco de cebola na manteiga, uma colher de farinha e leite.

Em outra panela refogue em azeite aquele miolo das cebolas bem picadinho. Coloque o creme bechamel e dois tipos de queijo. Coloquei gorgonzola e gruyére por serem os meus preferidos. Cerca de 150g de cada. Deixa derreter tudo, até formar um creme homogêneo. Corrija o sal, salsa e cebolinha opcionais.

Agora coloque esse creme de queijo dentro de cada cebola até a metade. Em cima desse creme de queijo uma gema. Com cuidado para não estourar a gema coloque mais creme até a borda da cebola. Cubra com parmesão ralado e leve ao forno bem quente para gratinar.

Se tiver as trufas, a hora de colocá-las é em cima da gema. Se não tiver, uma pimenta do reino não cai nada mal.

Acho que foi uma das melhores entradas que já fizemos. A gema ficou bem molinha e o creme ficou delicioso, misturado com a gema, nem se fale. Tem que provar para entender.
 

O prato principal.
Essa receita é do Curtis, mas não do "Surfing the Menu". Primeiro as lentilhas.

Cozinhar as lentilhas na pressão, com um pouco de sal por não mais do que 10 minutos. As lentilhas ainda devem estar em um ponto antes do al dente porque terminarão o cozimento na panela. Quando elas estiverem cozidas, escorrer a água, mas não jogá-la fora.

Em uma panela frite cubinhos de bacon, até ficarem bem torradinhos. Acrescente cebola e alho picados. Coloque as lentilhas e cubra com vinho branco seco. Mexa e coloque pimenta e corrija o sal. Deixe cozinhar Para que as lentilhas peguem o sabor do vinho. Se for necessário para terminar o cozimento complete com a água onde ferveu as lentilhas.

As codornas.
Deixe-as marinando durante a noite. Partidas ao meio, em azeite, sal, pimenta, raspas de limão e de laranja, o suco de um limão e o suco de uma laranja.

Elas serão apenas fritas. Em uma frigideira bem quente, aqueça azeite e frite as codornas dos dois lados para que fiquem bem douradinhas.


A redução do vinagre balsâmico. Na receita original, ele fez redução de vinagre de xerez. Não achamos, também nem procuramos muito, já que minha irmã falou que o gosto do xerez talvez não agradasse nosso paladar e deu explicações bastante razoáveis para tal.
Por isso preferimos o vinagre balsâmico. Colocar em uma panela e deixar no fogo até que reduza pela metade.

Hora de servir. Primeiro as lentilhas, dois pedaços de codorna sobre as lentilhas e a redução de balsâmico sobre tudo.

As lentilhas e as codornas ficaram sensacionais. Esse tempero para a codorna ficou especialmente saboroso. Mas confesso que a redução era desnecessária. Ela é saborosa, mas por ter um sabor muito forte brigou um pouco com o restante do prato.


As peras no vinho de sobremesa. Receita também do Curtis e esta sim tirada do programa.

Eu fiz no sábado a noite para que passassem a noite na calda e no domingo estivesse com o sabor bem apurado.

Descasque as peras.

Coloque em uma panela, açúcar (usei açúcar mascavo), o suco de uma laranja, 1 pau de canela, raspas de limão e de laranja, uns 3 ou 4 cravos. Quando formar a calda, coloque o vinho. Usei metade de uma garrafa de vinho do porto que eu tinha em casa e mais uma xícara de vinho tinto. Não use aqueles vinhos muito baratos proque você estará arriscando a receita.

Nesta hora coloquei as peras dentro do vinho e deixei. Cerca de 40 minutos, mas pode variar se a pera estiver mais ou menos madura.

Quando elas já tinham absorvido bem a calda e estavam bem molinhas, tirei e deixei a calda no fogo por mais uma meia hora.

Para que reduzisse bem e ficasse mais encorpada.

Depois coloquei as peras em uma travessa e cobri com a calda. Antes porém eu peneirei a calda, para tirar a canela e os cravos.

Na hora de servir acompanhamos de uma bola de sorvete de creme. Finalmente uma sobremesa inesquecível.


Esse enfeite da pera para servir é bem fácil de fazer. Com uma faca de ponta vá fazendo cortes de cima a baixo na pera. Corte em fatias sem cortar o meio, depois é só fazer um leve giro na hora de colocar no prato.

Quem disse que sobremesa não era o nosso forte? Nada como um pouquinho de insistência e uma boa receita.

2 comentários:

  1. Uau!!! Cozinha novinha, com cheirinho de comida fresquinha! :))))

    Parabéns pelo blog e que ele traga muitas e muitas coisas boas para vocês três!

    Um beijo carinhoso,
    Faby

    ResponderExcluir
  2. Essa pera eu já tinha visto e tinha achado uma graça, o corte que vc fez e tal.
    O frango com lentilha, vc vê, um prato simples até, que eu vendo em outro lugar, possivelmente não me interessaria por ser algo que se faça bastante aqui em casa, com arroz, etc...
    Boa dica. :)

    ResponderExcluir