quinta-feira, 15 de julho de 2010

Caldeirada

by Erika


Nem só de almoços de domingo vive o ser humano, né? Então vou compartilhar com vcs uma receitinha muito fácil que fiz no meu níver: Caldeirada!!!

É, ao contrário da blogueira aí, o resto da família é vidrado em peixes e frutos do mar.

Essa caldeirada foi meio uma saga. Gente, esse bichos estranhos que saem do fundo do mar custam uma fortuna, e no restaurante então, valem mais que ouro.

Depois de muito 'garimpar' peixes e frutos do mar frescos e a preços honestos resolvi simplificar e priorizar só os ingredientes mais significativos, vamos por assim dizer. Desisti da lula, do marisco, do vôngole - releguei-os a coadjuvantes - pena : (.

Vamos à receita.

Ingredientes:

1/2 Kg de peixe de carne branca e firme (cação, namorado, robalo)
1/2 Kg de camarão grande
1 cebola
2 tomates
2 limões
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de vinho branco seco
1 lata de molho de tomate (é, eu uso molho de lata)
salsa, cebolinha e coentro (eu não tinha coentro)

Modo de fazer:

Temperei com sal, alho e limão o peixe cortado em pedaços médios e o camarão. Deixei marinar por uns 30 minutos.

Na minha super legal panela de barro coloquei a cebola picada, o alho e o azeite para fritar.

Juntei os tomates sem pele picados e o vinho branco. Depois acrecentei o molho de tomate. Deixei apurar por uns 30 minutos.

Adicionei o peixe e depois de 3 minutos o camarão. Mais 2 minutos e desliguei o fogo.

Coloquei a salsa e a cebolinha e Tcham, Tcham - Jantar de aniversário pronto!

Rende umas 3 porções.

O segredo, principalmente na panela de barro que retém calor, é não cozinhar muito: nem o peixe nem o camarão.

O molho ficou bem saboroso e as carnes bem tenras. Acompanhei com arroz branco e saladinha.

Pra chamar de moqueca eu acrecento leite de côco e pimentões em tiras. Estou com vontade de me aventurar com o dendê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário