terça-feira, 27 de julho de 2010

Pastrami

 

Não, eu não penso só em comida. Eu gosto de seriados também. Muito deles. E alguns personagens são tão viciados em comida quanto eu. Acabo prestando atenção no que fazem e do que gostam.

Alguns exemplos são a Izzie de Grey's Anatomy, quando começa a cozinhar incansavelmente para superar seus problemas. O Dr. House, que também já se aventurou na gastronomia, e fez de sua cozinha um verdadeiro laboratório químico (profunda influência da gastronomia molecular com certeza) ele mandava muito bem como chef. A Mônica do Friends, que é um capítulo a parte, já que era chef de fato. Entre muitos outros personagens ligados a arte culinária, como o pai da Betty Soares de Ugly Betty e Charlotte do Sex and the City fazendo muitas iguarias judias de uma só vez.

Mas tudo isso foi só para chegar ao companheiro de elenco da Mônica, o faminto Joey Tribianni de Friends.

Joey era fanático por sanduíches de pastrami, entre outras coisas, como pizzas, lazanha, peru, bolos...

Mas o caso é o pastrami. Nunca tinha visto na minha vida, só ouvido falar através de personagens italianos em seriados norte-americanos. Até o dia que estava eu no mercado, escolhendo frios para os lanchinhos do café da manhã.

Sempre procurando novos sabores para experimentar, dei de cara com o tal pastrami. Comprei para ver se o Joey tinha mesmo razão em gostar tanto dessa carne meio escura e bem diferente dos outros frios.

Quando fiz o lanche entendi perfeitamente o fanatismo do personagem. Pastrami é uma carne bovina magra, temperada e curada de sabor marcante e bastante característico, mas não muito forte. Segundo a minha pesquisa, é supostamente originário dos Balcãs, e parece estar relacionado com a pastirma da Turquia.

Fiz vários sanduíches, frio, quente, com queijo, sem queijo, muito pastrami, pouco pastrami, orégano, requeijão. E já pesquisei muitas receitas na internet, para fugir um pouco dos lanches. E percebi que muitas receitas usam o pastrami para substituir o bacon.

Nada melhor que começar o dia com um lanchinho especial. Fica a dica para quem, como eu, até hoje não foi apresentado ao pastrami.

É, parece que até quando não estou pensando em comida, estou na verdade pensando em comida. Vá entender essa gente maluca e viciada por sabores.

3 comentários:

  1. Olha só, eu já ouvi falar, sim, mas nunca comi não...
    É como os famosos sandubas com geléia de amendoim, tão freqüentes aos filmes americanos, e que eu nunca provei! kk
    Bjinho

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha! Virou minha página principal.
    Beijos. Corina

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vinda Corina!
    Visite-nos sempre que quiser, aliás, venha visitar nossa casa e não só a nossa cozinha... rs
    bjs

    ResponderExcluir