quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sozinha na cozinha

Os encontros culinários são sempre ótimos. A troca. As sugestões, os toques pessoais. A união, um verdadeiro ritual de cozinha.

Mas as vezes também é legal cozinhar sozinha. Para fazer uma surpresa para alguém. Para relaxar, refletir. Adoro pensar na vida quando estou sozinha na cozinha.

Fazer tudo com calma. Bebendo um vinho. Cantando junto com o rádio. Tendo idéias de última hora e mudando os planos da receita. Deixar tudo só com o meu jeito.

Muitas vezes, aos fins de semana, aproveito para dar uma folga para minha mãe que lida com as panelas a semana toda. E por mais que se goste, faltam idéias para variar todos os dias.

O que vou postar hoje é um desses jantares.

Cardápio

Entrada: Salada com ovo poché

Prato Principal: Bucatini com molho branco e frango.

Estava louca para tentar fazer o ovo poché. Sem forminha própria, sabe? Jogar o ovo na água, e ver o que dá. Acho que para uma primeira tentativa não me saí tão mal.

A salada é de alface americana, damasco desfiado, avelãs torradas, tomates pera e ovo poché.

Tudo regado com muito azeite e um pouquinho de sal.

Como fiz o ovo poché.

Coloquei água em uma panela funda. Um pouquinho de vinagre e sal. Quando começou a ferver a água quebrei o ovo, bem próximo a água mesmo, quase queimando os dedos. Com cuidado para não estourar a gema. Com a ajuda de uma espátula fui jogando a clara por cima da gema. Na inútil tentativa de que ele ficasse parecido com uma bolinha. Depois de 5 minutos tirei da água com a espátula e servi junto com a salada.


Não sei se ficou exatamente como deveria ficar. Mas gostei. Afinal por não ser frito ele ficou bem mais leve. A gema ficou bem molinha e a clara ficou fofinha.

A gema ficou molinha mesmo.


Bucatini é um macarrão que parece um espaquete grosso, mas é furadinho no meio. Como um tubo.

Cozinhei um peito de frango na panela de pressão com uma cebola inteira, um alho partido na metade, sal, azeite e uma xícara de vinho branco. Além de água suficiente para cobrir o frango.

Quando estava pronto tirei o peito de frango, desfiei e coei a água.

Piquei a cebola e o alho que já estavam cozidos na água do frango e refoguei com azeite. Coloquei o frango desfiado. Fritei bem. Coloquei um pouco da água do cozimento, esperei secar um pouco e coloquei um pouquinho de requeijão.

Em outra panela fiz o molho bechamel. Cebola refogada na manteiga, um pouco de leite e uma colher de farinha de trigo. Quando estava bem lisinho coloquei o frango desfiado no molho. Para finalizar, salsa e cebolinha.


Tudo acompanhado do Pinotage Abikwa. Um vinho da África do Sul que experimentei com minha irmã e adorei.


Tudo pronto, resta chamar a crítica. Que nesse caso era minha mãe.

Mas aí opinião de mãe não vale, né?
Lógico que ela disse que tudo estava fantástico.
Eu gostei, mas também sou suspeita.

Sugiro que testem a receita e tirem suas próprias conclusões.

2 comentários: