quarta-feira, 21 de julho de 2010

Arraiá gastronômico

Agora com a benção da Rainha, continuamos as histórias.

Todos os anos, com a chegada do mês de junho, nos animamos para fazer um arraiarzinho.

Mas desde o ano passado tentamos fugir do básico. Inventar é sempre divertido.

Em 2009 nos contentamos só com os doces. Fazer paçoca de amêndoas com ou sem cobertura de chocolate e pés de moleque de avelã, deliciosos.


Mas esse ano resolvemos fazer um almoço junino. Muitas releituras e, sem dúvida, ficou entre os melhores encontros que tivemos.

Comece comprando folhas de papel coloridas, prepare a tesoura, cola e barbante e então seu almoço, assim como o nosso, terá além do sabor, o clima junino.


Cardápio:

Entrada: Cuscuz
Prato Principal: Batata doce com alecrim e filé mignon ao molho de pinhão
Sobremesa: Curau

Como o cuscuz seria a entrada decidimos fazê-lo bem leve, sem sardinha, ou coisas do gênero.

Em uma frigideira refogamos cebola em azeite, colocamos azeitonas pretas picadas, um vidro de palmito e tomates sem pele picados, acredito que foram 4 tomates. O importante é refogar bem para que fique um molho mesmo.

Quando os tomates já estavam bem cozidos colocamos a farinha de milho. o suficiente para absorver esse molho. Mexemos bem, colocamos sal e tiramos do fogo. Falei que também vai salsa e cebolinha?

Cozinhamos alguns ovinhos de codorna para enfeitar o cuscuz.

Compramos umas formas mini, de buraco no centro. Untamos com óleo. No fundo e nas laterais de cada uma dessas forminhas, colocamos algumas rodelas de palmito e os ovinhos de codorna partidos ao meio. Então colocamos toda aquela massaroca de farinha dentro da forminha, bem apertada. Depois de frio só desenformar no prato. Acompanhamos de uma saladinha singela de alface picada e morango.


As batatas.

Como batata doce é bem dura, primeiro cozinhamos na pressão. Depois partimos cada uma em 4 partes. Espalhamos em uma forma, regamos com bastante azeite, um pouco de sal grosso e alecrim. Levamos ao forno e deixamos até que estivessem bem douradas. Só abrimos o forno uma vez para virá-las e colocar um pouco mais de azeite.


Muito fácil e incrivelmente saborosas.

O filé mignon foi só grelhado. Sal, alho e azeite e fritar em frigideira bem quente.

Agora o molho.
O molho foi o grande astro do cardápio.

Primeiro Cozinhe o pinhão. Para cozinhá-los é preciso fazer um corte na parte de cima de cada um. Deixa cozinhar bastante na pressão, cerca de 1 hora e meia.

Quando tirar da pressão, não espere esfriar muito para descascar, quanto mais frio mais difícil fica. Pinhão dá um trabalhão, machuca o dedo, mas o sabor desse molho compensa qualquer sacrifício.

Em uma panela coloque meia xícara de azeite, meia xícara de suco de maçã (batemos uma maçã no liquidificador com pouca água e peneiramos), meia xícara de cerveja escura, 1 colher (chá) de cravo em pó (não se assuste, ficará um cheiro forte de cravo e se você experimentar o molho nessa hora pode achar que errou a mão, mas é assim mesmo, na carne fica perfeito), 1 colher (chá) de amido de milho e umas 150g de pinhões partidos ao meio.

Deixa engrossar bem e pronto. Uma explosão de sabor em cima de postas de filé mignon.

Tudo sempre feito à muitas mãos aqui em casa.


Es'trem ficô bão dimais da conta, Sô. Di comê di joeio.

Acompanhamos do Carmenere, Casillero del Diablo, mais uma vez... e apesar de ser festa junina, deixamos o vinho frio mesmo.


A sobremesa.

Bom, na sobremesa não inventamos muito não. Um curau bem feito já é delicioso por si só.

No liquidificador bata duas latas de milho (sim, milho em lata, na receita pede que seja a espiga, mas ralar a espiga faz uma sujeira onde você será capaz de achar milho na cozinha por uma semana, minha irmã fez com o de lata e nem teve diferença perceptível ao paladar).

Continuando, as duas latas de milho no liquidificador junto com um copo de leite. E deixa bater por uns 5 minutos. Tem que ficar bem batido mesmo.

Depois peneire em uma panela essa mistura, aperte bem na peneira para aproveitar todo o líquido.

Leve ao fogo com uma lata de leite condensado e comece a mexer. Quando começar a engrossar acrescente um vidro de leite de coco.

Agora sim, mexe até engrossar bem e ficar bem lisinho. Levar a geladeira e servir com canela polvilhada.

O curau teve direito a acompanhamento.  O vinho Salton Intenso, um Chardonnay. É um vinho branco licoroso e doce, bem doce, próprio para sobremesas.

Para servir o curau fizemos, com canela, uma decoração nos pratos. Para fazer usamos papéis recortados nos formatos desejados. Aí vai da criatividade de cada um. 


Depois desse almoço, nada de pular fogueira Iaiá, nem de soltar balão, bom mesmo foi ter uma rede preguiçosa para deitar.

Um comentário:

  1. Nossa, capricharam, hein??!
    O molho do filet... nossa, promete!
    E vcs têm rede? :)
    Bjo

    ResponderExcluir