quarta-feira, 7 de julho de 2010

Arriba muchachos!

E lá vem história...

Na sequência do nosso almoço Italiano, optamos por manter o tema nacionalidades e pesquisar pratos típicos.

Dessa vez foi o México.

Cardápio:

Prato: Chili, Tortillas, Guacamole, Doritos (não, não fizemos os Nachos, ainda estávamos no começo, merecemos um desconto...)
Sobremesa : Flan de Canela

O gostoso desse almoço era o clima, ficar em volta da mesa, beliscar as gostosuras.

A bebida:
Bom, eu acho que deveríamos ter acompanhado os pratos com Tequila, óbvio. Afinal o que pode ser mais tradicionalmente mexicano do que a tequila?

Mas, fui vetada.

Pensei então na cerveja com limão e sal, que pela pesquisa feita também é a maneira mexicana de beber cerveja.

Mas, fui vetada mais uma vez.

Optaram em senso quase comum por Smirnoff Ice. O que isso tem de mexicano? Nada. Foi apenas mais uma liberdade poética.

Vamos lá.

Começamos pelas Tortillas:
Muito fácil. 2 xícaras de farinha de trigo 1 e 1/2 xícara de água morna e sal.

Misturar os ingredientes, uma dica é ter por perto uma bacia com água para umedecer as mãos e trabalhar mais facilmente a massa. Misture até formar uma bola bem homogênea. Cubra e deixe descansar de 5 a 10 minutos. Então faça pequenas bolinhas e estique a massa. Coloque a massa entre dois plásticos (eu peguei um saquinho plástico desses de congelar alimentos e coloquei a bolinha de massa no meio. Aí abre com o rolo de macarrão. Evite quebrar o rolo. Agora é só fritar numa chapa de ferro bem quente.


Elas também podem ser feitas com farinha de milho, ou fazer metade de farinha de trigo e metade de fubá e assim ficarem mais amarelinhas.

Os Nachos:
Esses foram os mais fáceis. Fui até a padaria ao lado de casa, comprei um pacote de Doritos queijo nacho, abri o pacote e servi em uma travessa.

A Guacamole

1 abacate médio, 2 tomates, 1 cebola, pimenta (usamos aquela pimenta tabasco, algumas gotinhas a gosto, mas pode colocar também uma pimenta dedo de moça sem sementes e bem picadinha), o suco de 1 limão, azeite e sal a gosto, e salsa e cebolinha a gosto também.
O modo de preparo é só amassar bem o abacate, e misturar todos os ingredientes picados em cubinhos bem miudinhos. O legal é acabar de fazer a guacamole e comer, porque depois de um tempo os ingredientes vão soltando água e ela perde o frescor e principalmente o sabor.

Bem simples. Olha que legal, comprar doritos, fazer guacamoles, bebida e amigos, não parece perfeito?

De verdade? Adoro comida mexicana e já experimentei guacamole de uns 3 ou 4 restaurantes por aí, e nenhuma chegou perto de ser tão sensacional quanto esta. Acho que foi o toque de chef, porque seguimos a receita que achamos na internet.

Taí uma das coisas que adoro em cozinhar. Pegue uma mesma receita e peça para 10 pessoas diferentes prepará-la e você terá 10 pratos diferentes. Parece que a comida absorve um pouco da personalidade de quem a prepara.


Chili

Esse ficou realmente incrível. E confesso que não seguimos nenhuma receita, infelizmente também não anotamos a receita. Vou colocar como lembro só para dar uma idéia.

Feijão jalo, carne moída, pimenta, tomate picado, uma colher de extrato de tomate para dar cor, cebola, pimenta, sal, azeite, salsa e cebolinha em tudo sempre (dica da minha mãe).
Cozinhar o feijão até deixá-lo al dente. Reserva. Em uma panela frita a carne com os temperos, coloca o feijão e um pouco da água em que cozinhou o feijão para formar o caldo.

O chili não tem muito uma regra definida pelo que percebi ao pegar as receitas na internet. Algumas receitas colocavam bacon, carne de porco, outras só carne moída, outra misturava tipos de feijões. O básico, que foi o que me pareceu ter em todas as receitas, era carne, feijão, tomate e pimenta.

Já deu para perceber né? O lema aqui de casa é: Pegue quantas receitas for possível na internet, pesquise, pegue os livros de culinária da avó e no fim não faça nada do que eles mandarem. Fizemos assim, meio de olho, metade de uma receita, metade de outra. De forma a agradar o nosso paladar, já que era para nós que estávamos cozinhando, e principalmente personalizar o prato.

Olha só que mesa bonita. Foi um almoço bastante animado, só não foi mais animado por falta de tequila. Ok, até agora não superei esse veto muito bem...


A sobremesa:

Essa deu trabalho de achar. Procurei receitas tradicionais mexicanas a semana toda. E não via nada realmente característico. Agora vejo um programa do Discovery Travel & Living chamado Histórias com Sabor. A apresentadora é mexicana e passa várias receitas. Pena nesse dia do almoço ainda não conhecê-lo.

Enfim.

Depois de muito pesquisar achei uma receita de Flan de canela. Super leve e saboroso. Já repetimos esse prato algumas vezes lá em casa. Ótima para um dia de verão.

A receita do flan eu achei (no meio da bagunça de livros e cadernos de cozinha).
Vamos lá: 1/2 litro de leite, 10 colheres (sopa) de açúcar, 6 ovos, 1 colher (sopa) de cravo-da-índia, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 8 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 1 colher (chá) de canela em pó 

Coloque em uma panela o açúcar e 2 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo, mexendo até o açúcar dissolver, durante 2 minutos. Em seguida, deixe ferver por mais 5 minutos, sem mexer, ou até obter uma calda encorpada e dourada. Espalhe a calda em uma assadeira de 20 cm de diâmetro e reserve. Bata por 5 minutos no liquidificador, os ovos, o leite, o açúcar mascavo, a essência de baunilha, o cravo e a canela e despeje na assadeira.

Asse em banho-maria, com água fervente suficiente para cobrir até a metade da altura da assadeira, em forno médio, preaquecido, por 35 minutos, ou até o creme ficar cozido e firme. Retire, deixe o flan amornar e leve para gelar. De preferência deixe de um dia para o outro. Desenforme no momento de servir. Se preferir, sirva com chantilly, polvilhado com canela em pó.

Peguei essa receita no site do Terra e a fonte dela pelo que estava lá é a Revista Água na Boca. (Melhor mencionar, né?)


Nada muito sofisticado ainda, mas bastante animado, e principalmente, saboroso.

Me parece que só faltou ter Mariachis.
(Ah! e a tequila... Arriba muchachos)

5 comentários:

  1. Nossa Rê!
    Tá bem legal o post, hein?!
    Dei risada em vários momentos, acho que o primeiro deles foi quando vc adverte: evite quebrar o rolo. A pessoa está lendo seriamente e concentrada e vc quebra, o gelo. kkkk Legal.
    Adoreiiiiiiii pq adoro comida mexicana.
    A receita de guaca que faço em casa é essa mesma, mas a olho, como vc disse mais aqui para o final, de pesquisar várias e pegar um pouco daqui, dali...
    Qto a tequila...pow, sacanagem..vão pagar terapia pra vc?? kk Devia
    Meu! Mais ou menos no meio, eu pensei, pow, ía ser tão legal se tivesse a Rê narrando... pq eu conheço bem a sua voz, e imaginei vc falando em vários momentos, incluindo a entonação, de acordo com o momento.
    Vou tentar fazer o chilli, que uma vez já tentei... não lembro se deu certo ou não...
    Nesse ponto nossas mães têm as mesmas instruções, com relação à salsa e cebolinha kkk
    Oh Rê, vc cita:
    "Cozinhar o feijão até deixá-lo al dente. Reserva. Em uma panela frita a carne com os temperos, coloca o feijão e um pouco da água em que cozinhou o feijão para formar o caldo."
    E o restante, o tomate e o molho, coloca no final, é isso? Quero seguir certinho pra não desperdiçar.
    Já a sobremesa fiquei curiosa tb, mas minha mãe deteeesta canela. É uma boa dica pra eu fazer qdo tiver de levar algo no Fabião, pq a Chris ama canela. :)
    Ah! Tem essa tb, tem uma hora que vc falar de infelizmente não ter anotado a receita, que vc nem colocou uma carinha :(, mas eu jurei ter visto hauahua, ou o teu semblante da expressão, ou a carinha mesmo huahauauahauah

    Adorei, de vdde!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Quero fazer uma defesa. Tequila + Contreu para as Margueritas iriam estourar nosso orçamento na época. Hj podemos repetir o mexicano com tudo que temos direito, que tal?

    ResponderExcluir
  3. a da para casar!!! by Liloca

    ResponderExcluir
  4. muito boa essa postagem!ri e muito,para ser sincero faço o mesmo...uma dica da proxima vez acescenta sour cream fica legal e harmoniza bem!

    ResponderExcluir
  5. Adoooorooo sour cream, e a melhor receita que encontrei, fiz e aprovei, até hoje é:
    1 Lata de creme de leite
    Sal e limão à gosto
    Mexe e vai provando até ficar ao seu gosto!
    :) hummmmmmmmmmm

    ResponderExcluir