quinta-feira, 8 de julho de 2010

La Fúria Espanhola

O mote se mantém. Agora é a vez de voltar à Europa: Espanha.

Mas enfrentamos um pequeno dilema.

Na verdade eu tenho um grande problema.

Eu não como frutos do mar. Um ou outro peixe eu gosto, mas camarão, lula, moluscos e afins eu prefiro que continuem nadando ao invés de pararem no meu prato.

Não gosto, não consigo comer.

Então o prato mais tradicional espanhol foi vetado, para tristeza da minha irmã, mãe e cunhado, nada de paella.

Afinal toda história tem um veto.

Então segue o cardápio após algumas pesquisas, alguns vetos e muita liberdade poética.

Cardápio:

Entrada: Gaspacho e farofa
Prato principal: Arroz com açafrão, salada e caçarola de cação
Sobremesa: pudim de amêndoas

Como era esperado, a receita do pudim pedia para que fosse feita de um dia para o outro, para ficar na consistência certa. Então hoje vou começar pela sobremesa.

Sábado a noite, eu na cozinha, empenhada nas amêndoas.

Segui a receita à risca dessa vez, sem releituras, invencionices e etc. Adivinha o que aconteceu?

Não acertei a receita. Não ficou ruim, só não era pudim e não tinha muito gosto. Ficou um creme de amêndoas bem sem graça.

Fazer o que? Não se pode acertar sempre. Ainda mais na primeira vez que se faz uma receita, sem saber qual o ponto, como deveria ficar, qual a consistência e todas essas coisas. Mas enfeitei, ficou bonitinho e deixamos assim mesmo.

Bom, eu não acertei a receita, mas deixo registrada para quem quiser tentar. Caso dê certo me avise para eu tentar de novo. E Também para quem quiser saber qual é a receita para nem se sentir tentado a testar caso a encontre por aí vagando na internet.
Ingredientes: 2 copos de leite, 1 xícara (chá) de café forte, 100g de açúcar, 2 ovos, 1 cálice de vinho do porto, 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 250g de creme de leite, 100g de amêndoas, 3 ou 4 gotas de essência de baunilha.

Bater as gemas com o açúcar e colocar no leite com a baunilha, a farinha, o café, as amêndoas sem pele e moídas. Levar ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Deixar esfriar. Acrescentar o vinho do porto. Bater as claras em neve firme, adicionando 4 colheres de açúcar. Misturar o creme de leite e juntar ao creme de café e amêndoas. Incorporar as claras em neve. Servir em tacinhas polvilhado com amêndoas.
  

Agora vamos a parte que deu certo na história.

O Gaspacho.

Muito, muito legal esse prato. Para quem não sabe do que se trata, é uma sopa fria de vegetais muito consumida na Espanha.

Fácil de fazer e extremamente saborosa por causa dos temperos.

Ingredientes: 3 pãezinhos, 4 xícaras de caldo de carne ou frango, 3 tomates, 2 dentes de alho, 1 cebola picada, 2 colheres de azeite, 1 pepino, 1 pimentão, pimenta, 4 cubos de gelo e jamais esquecer de salsa e cebolinha, claro.

Umedeça o pão no caldo de carne ou frango. Coloque no liquidificador junto com todos os outros ingredientes picados. Bata bem e leve a geladeira.

Fácil né?
Algumas dicas.
Quando for usar o alho, principalmente se for consumi-lo cru, descasque e parta ao meio para tirar o filete do miolinho dele. Isso facilita a digestão e quanto ao sabor só tempera sem deixar tudo só com gosto de alho. A casca do pimentão é a mesma coisa. É a parte mais indigesta, portanto é bom tirar também.

A farofa foi o acompanhamento do Gaspacho. Bem fácil de fazer.

4 colheres de manteiga , 1 xícara de farinha de milho, 1 cebola pequena ralada (ou picar bem miudinho), 2 ovos cozidos picados, sal, pimenta.

Aqueça a manteiga, doure a farinha de milho, junte a cebola e o ovo cozido, mxa e coloque sal e pimenta a gosto.


Fomos comendo usando a farofa no gaspacho como queijo ralado em uma sopa quente. E o que parecia meio esquisito no preparo e escolha de receitas provou ser uma entrada muito boa. Fora que é uma receita que dá para inventar bastante, coisa que quase não gostamos.

A caçarola de peixe não tem mistério e não requer prática nem tão pouco habilidade.

Uma forma, muitos ingredientes e forno.

Caçarola

Ingredientes:  400g de cação. Usamos cação porque ele faz parte da lista dos que o meu paladar chatinho aceita, mas pode ser feito com o peixe de sua preferência.
1/2 limão, azeite, 2 cebolas rodeladas, alho poró, 1 colher de manteiga, 1/2 xícara de vinho branco, 2 colheres de extrato de tomate, 2 folhas de louro, 3 batatas rodeladas e sem casca, 2 tomates picados, orégano, endro (descobrimos endro nessa receita e é uma erva bem interessante que combina bastante com peixe) e claro, salsinha.

Tempere o peixe com sal e limão e doure ele na manteiga, 3 minutos de cada lado.
Coloque todos os outros ingredientes (menos as ervas, orégano, endro e salsinha) na forma e leve ao forno. Deixe lá até ferver e cozinhar as batatas. Mexa de vez em quando para não grudar na forma. Quando estiver tudo bem cozido coloque os peixes na forma junto com os outros ingredientes e salpique com as ervas.


De acompanhamento fizemos arroz. Mas não um arroz qualquer. Arroz com açafrão e raspas de limão. Modo de preparo como o arroz de todo dia, colocar as raspas e o açafrão na hora de fritar o arroz antes de colocar a água.

Dica: nunca use a parte branca da casca do limão, pode amargar sua receita.

Fizemos também uma saladinha, mas nada de mais, alface tomate e oregáno.


Bebida

Bebemos vinho.
Mas infelizmente não lembro qual, afinal esse almoço aconteceu há exato um ano.

Depois de tudo isso chegou a hora de provar a sobremesa. Sempre acompanhada de café.

O café acho que estava melhor do que a sobremesa.

Um almoço bom, mas com pontos a melhorar. Sou suspeita já que não sou fã de peixe, então, melhor testar e chegar a sua própria conclusão.

O importante é não se deixar abater. O que não falta nessa vida são receitas para testar.

E com essa sobremesa tive certeza que é sempre bom confiar no próprio feeling ao invés de seguir receitas cegamente.

4 comentários:

  1. hauhauaua ai Rê, já vi que esse blog será mais engraçado que o outro, viu?!
    Li todos e ri em todos, tb.
    "O importante é não se deixar abater. O que não falta nessa vida são receitas para testar." by Rê Bastos, para a revista Chef! hauhauaua :P
    É, eu tb não sou lá mto fão de peixe não...
    Mas como... camarão, bacalhau... um filezinho sem espinhos... enfim :)
    Bjinho

    ResponderExcluir
  2. ai cacao!!!!! eu amo cacao! pena que aqui eh quase impossivel encontrar e mesmo assim o gosto eh muuuuuuuuuuuuuuuito diferente!!! A, Re, quando eu for para ai, vc faz pra mim??? pleeeeeeeeeeeease! by liloca

    ResponderExcluir
  3. Adorei.

    Mas ainda voto na paella... rs

    ResponderExcluir
  4. Próximo Espanhol - Paella, Paella, Paella!!!
    Fala também que essa medida de receita de Gaspacho dá pra pessoa comer por uma semana, rende que é uma beleza, eu que o diga - kkkk.

    ResponderExcluir