Todo mês de dezembro é igual, resumidamente uma grande correria entre encerrar atividades, rever os amigos, fazer listas de presentes e encarar lojas superlotadas para ticar todos os itens e, é claro, encontrar um tempo para escolher o cardápio das festas.
Por mais corrido que seja, ou talvez justo por isto, é o meu mês preferido. Seja pelo clima que inspira a demonstrar o afeto a todos que amamos, seja pela renovação da esperança que surge com o fim de um ciclo e início de outro, ou simplesmente porque a comida das festas é boa demais!
|
um feliz natal!!! |
E para comemorar não só a chegada desta época, mas todos os bons ventos de 2014 (que não foram poucos) faremos um especial de fim de ano. Quatro posts com dicas para as ceias de Natal e Ano Novo com direito às sobremesas e muitas boas vibrações.
Começaremos pelo cardápio natalino, escolhido para ser uma singela homenagem ao meu avô que, assim como eu, também se sentia inspirado nesta época e sua presença deixava o Natal muito mais mágico e feliz.
Bom, segundo ele castanhas portuguesas e Natal eram sinônimos, um não existia sem o outro. E é por isto que as castanhas portuguesas obrigatoriamente estarão presentes na receita embrulhadas para presente.
Presentinhos de castanha portuguesa e corações de alcachofra em conserva cobertos com um delicioso molho branco e acompanhados de chester, que é basicamente o franguinho de todo dia com sabor de festa.
Não sei se eu que não tinha observado nos outros anos (o que é muito provável) mas desta vez encontrei no mercado a opção de comprar apenas o peito do chester já desossado. É uma boa ideia para famílias pequenas ou mesmo para as grandes que costumam fazer diversos tipos de assados para agradar todos os paladares.
Uma boa maneira de começar o preparo de qualquer assado é começar pela marinada. Espalhe por todo o peito o suco de 1/2 limão, 1 cebola fatiada em meia lua, 1 cenoura cortada em palitos, finas rodelas da outra metade do limão, 2 dentes de alho bem picados, 1 folha de louro, sal, pimenta do reino e azeite a gosto, 3 ramos de tomilho (2 deles colocados estrategicamente entre a pele e a carne da ave) e para finalizar 750 ml de vinho tinto seco de boa qualidade (optamos por um cabernet sauvignon). Deixe a carne bem envolvida por todos os temperos, cubra e deixe na geladeira de um dia para o outro.
Precisaremos de 2 horas para assá-lo em forno a 180°. Coloque em uma forma e não dispense a marinada, é ela que irá garantir que a carne fique macia e suculenta. De tempos em tempos, utilize o próprio caldo do fundo da forma para regar a pele do chester. Ficará bem dourado e a casa terá um autêntico aroma natalino no ar.
Chegou a hora dos presentes! Cozinhe 500 g de castanhas portuguesas na panela de pressão, cobertas por água, por aproximadamente 30 minutos. É importante fazer um talho na casca das castanhas antes de cozinhá-las para depois ficar mais fácil para descascar. Após os 30 minutos abra a panela, veja se as castanhas estão macias ou se precisarão de mais tempo na pressão, quanto mais novas e de melhor qualidade, mais rápido cozinham.
Castanhas cozidas, descasque e coloque em uma travessa, amasse com um amassador de batatas, deixe bem rústico, com pedacinhos maires e menores, isso dará um charme para o recheio. Reserve.
Abra a lata de corações de alcachofra em conserva, escorra, lave e deixe de molho em uma travessa com água e umas gotas de limão, isso ajuda a tirar o gosto da conserva. Depois de alguns minutos escorra novamente e corte os corações em cubos pequenos. Reserve.
Em uma panela aqueça azeite e frite 1/2 xícara de bacon em pequenos cubos. Deixe fritar bem, e só então acrescente 2 dentes de alho finamente picados. Refogue em fogo baixo mexendo sempre para que o alho doure levemente sem queimar. Assim que começar a dourar acrescente as alcachofras, um pouco de sal, as castanhas portuguesas e mexa bem. Deixe cozinhar mexendo de maneira vigorosa por aproximadamente 5 minutos. Corrija o sal ao fim se necessário. Retire do fogo e deixe esfriar.
Hora de preparar a massa, no processador bata 200 g de farinha de trigo, 200 g de semolina de grano duro, 3 ovos inteiros, 4 gemas, sal, azeite e noz moscada a gosto. Deixe descansar por uns 15 minutos, então abra a massa com a ajuda de um cilindro, ou rolo de macarrão, até que esteja bem fina, corte pequenas circunferências, coloque o recheio já frio no centro, aperte o meio do recheio com a ponta do dedo para fazer um "buraquinho" para colocar pequenos cubinhos de mozzarella de búfala. Para fechar dobre ao meio e junte apenas a parte superior da massa, então puxe as extremidades para o centro juntando a massa sempre na parte superior, a junção da massa formará um "x" e ficará com o aspecto de uma trouxinha, ou um embrulhinho de presente, se preferir...
Pode-se preparar a massa com antecedência também, mas não a deixe na geladeira. Na geladeira a massa ficará úmida e irá grudar, o melhor é deixar sobre um pano polvilhado de farinha de trigo em lugar arejado, assim a massa seca e fica até mais fácil de ser manipulada.
Tudo pronto para o cozimento. Água fervente, um pouco de sal e azeite na água, coloque os embrulhinhos aos poucos para cozinhar, precisão de aproximadamente 4 minutos para ficar al dente. Depois de cozidos coloque em uma travessa com azeite também.
O molho é bem simples, bechamel clássico, 2 colheres (sopa) de manteiga em uma panela até derreter, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e mexer até formar uma pasta. Acrescente 750 ml de leite, mas coloque aos poucos, é interessante colocar primeiro apenas 1 xícara, mexer com um batedor para que não empelote, acrescentar os temperos (noz moscada, 50 g de parmesão ralado e sal) e só depois terminar de acrescentar o leite.
Para finalizar 200 g de tomatinhos cereja partidos ao meio. Coloque apenas no fim do cozimento, a ideia é que se mantenham firmes conferindo um pouco de frescor ao molho.
Sirva sobre os embrulhinhos com bastante queijo ralado.
|
presentinhos de natal de castanha portuguesa e alcachofra e peito de chester com cabernet |
Pena que entra ano e sai ano e eu não aprendo a tirar fotos.
Sabor incrível. O chester estava no ponto, sabor bem marcante por causa do vinho e dos demais temperos. Macio, suculento, mas o gosto de Natal ficou mesmo por conta dos embrulhinhos de castanha portuguesa e alcachofra. Recheio cremoso, mozzarella derretida e sabor delicado e ao mesmo tempo reconfortante. Tudo o que se espera de uma ceia de Natal.
Acredito que preparar uma boa ceia é uma forma de declarar seu afeto a todos os presentes. Também pode ser uma maneira de trazer à mesa, em forma de lembranças e boas histórias, aqueles que infelizmente não podem mais compartilhar seu amado sorriso com a gente.
Que o Natal de todos seja inspirado, com mesa farta e muitos sorrisos.
Ho Ho Ho!
Ingredientes
Peito de chester ao vinho tinto:
1 peito de chester desossado de 1kg
1 limão
1 cebola
1 cenoura
2 dentes de alho bem picados
1 folha de louro
3 ramos de tomilho
750 ml de vinho tinto seco de boa qualidade (optamos por um cabernet sauvignon)
sal, pimenta do reino e azeite a gosto
Embrulhinhos de Natal (medidas para 4 porções)
Para o recheio:
500 g de castanhas portuguesas
1 lata de corações de alcachofra em conserva (peso drenado aproximado: 200 g)
1/2 xícara de bacon em pequenos cubos
2 dentes de alho
sal, azeite e gotas de limão
Massa:
200 g de farinha de trigo
200 g de semolina de grano duro
3 ovos inteiros
4 gemas
sal, azeite e noz moscada a gosto
Molho:
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
750 ml de leite
200 g de tomate cereja
noz moscada, 50 g de parmesão ralado e sal