domingo, 19 de junho de 2011

Quem bate?

Mantendo a temática dos últimos posts, vou continuar falando de pratos que combinam com mantas e cachecóis.

Um clássico dos dias frios: o fondue.

Pode ser de queijo, carne, chocolate... não importa. O importante é fazer um molho cremoso para molhar pequenos petiscos e se deliciar sem pressa.

Optamos pelo fondue de queijo pela simplicidade com que é feito.


Comece passando um dente de alho por todo o interior de uma panela levemente aquecida. Duas colheres de azeite, 150g de queijo gruyére e 150g de queijo emmental, ambos ralados grosseiramente.

Lembre-se de manter o fogo sempre bem baixo. À parte, misture meio cálice de  conhaque, 1/4 xícara de vinho branco seco e uma colher (chá) de amido de milho. Acrescente esta mistura ao queijo, um toque de pimenta do reino, uma pitada de noz moscada e pouco sal.

Depois que estiver bem uniforme finalize com duas colheres (sopa) de creme de leite. Estas medidas servem duas pessoas.

Molho pronto, despeje no rechaud ou dentro de um pão italiano sem miolo, daqueles redondos onde servem sopas.

Tradicionalmente este fondue é acompanhado apenas de pedaços de pão. Como aqui em casa sempre gostamos de dar um toque criativo, além do pão minha irmã sugeriu que tivéssemos como opção pequenos cogumelos Paris puxados no azeite e brócolis cortados do tamanho de uma bocada.

Para o preparo do brócolis apenas cozinhamos em água fervente por cerca de 5 minutos.


Mesa posta, hora de instalar-se confortavelmente ao redor e brincar de banhar as pequenas porções no queijo derretido e bem puxa-puxa, controlando a chama do rechaud, que hora queima o queijo, hora  deixa o molho muito frio... e parte da graça está justamente aí.

Afinal, fondue transforma qualquer ocasião em um verdadeiro evento. Onde um perde seu pedaço de pão dentro do molho, o outro rouba, alguém suja a camisa e principalmente todos ficam satisfeitos, felizes e descontraídos.


Claro que um bom vinho sempre ajuda na descontração.

O escolhido da noite foi o alentejano Monte Velho. Um vinho maduro e profundo, para ser apreciado com calma, combinou muito bem com a socialização proporcionada pelo fondue. Definitivamente um vinho impressionante que merece respeito.


Encerrando a noite o sempre muito bem vindo chocolate.

Dessa vez em forma de bolo. Não um bolo qualquer, mas simplesmente o mais sensacional bolo de chocolate que eu já comi na minha vida. Feito com cerveja stout (sim, você leu direito, CERVEJA) e cacau em pó.

Para ficar ainda melhor, coberto de ganache com um leve toque de stout e physalis que decoram e impressionam pela combinação do azedinho da fruta com o doce da cobertura.


Mas se o assunto é cerveja, mesmo que misturada com outros ingredientes, já vira assunto do outro blog em que escrevo. O mulheres e cerveja, e é lá que a receita estará descrita no post Castigo em seus mínimos detalhes para quem quiser confirmar que este é o melhor bolo da vida.

Bom, se quem bate é o frio, nem adianta bater que eu não deixo entrar. Afinal, a gastronomia sempre ajuda a aquecer os lares às vezes de maneira ainda mais eficiente que flanelas, lãs e cobertores...

Um comentário:

  1. Fantástico!!! E eu só estava presente na dica do brócoli :(

    Trata de fazer de novo esse bolo, viu?

    Tatá

    ResponderExcluir