quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ainda sinto teu perfume pela casa...

Dizem que a gente come primeiro com os olhos, isso é uma grande mentira. Na verdade a gente come primeiro é com o olfato. Sim, ele mesmo, nosso nariz se antecipa aos olhos e à boca.

No caminho do prato até a mesa nosso olfato já está trabalhando para aguçar nosso paladar. Aliás, antes disso, começa a trabalhar durante o preparo das receitas.

O aroma de um pão caseiro ainda no forno perfuma toda a cozinha e nos faz salivar enquanto esperamos seu cozimento já com a manteiga na mão.

Mas nada ganha do cheiro de bolo que se espalha não só pela cozinha, mas pela casa inteira. Abrir a porta de casa e ser guiada pela fragrância que nos leva direto à frente do forno onde o bolo cresce calmamente, é uma das melhores formas de ser recebida.

Só então nossa pupila se dilata para admirar aquele monte de ingredientes misturados que se transformam em uma deliciosa iguaria. Aguardamos ali, parados, ansiosamente até tirá-lo do forno e comê-lo ainda quente. Quem aguenta esperar?

Se a intenção é preparar algo que nos faça salivar, produzindo toda essa escala de sensações que teem início com o aroma, nenhuma receita é melhor do que bolo de tangerina.


A receita é bem simples, em menos de 10 minutos a massa está pronta para ir ao forno e deixar a casa toda mais aconchegante.

Bata no liquidificador 4 ovos, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 xicaras de açúcar, 3 xicaras de farinha de trigo, suco de 1 tangerina (mixirica para os íntimos), 1 tangerina (afinal de contas, porque a mixirica virou tangerina?) sem as sementes e o miolo branco (com casca) e 1 colher (sopa) de fermento.

O tempo de bater os ingredientes é o tempo de ligar o forno e untar a forma. Enquanto estiver no forno aproveite para preparar uma calda com suco de tangerina e algumas colheres de açúcar. Cubra o bolo ainda quente para que ele absorva a calda e fique ainda mais úmido e delicioso.

Fofo e saboroso essa receita faz jus ao perfume que exala.
Se uma mulher sem perfume é uma mulher sem identidade, então uma casa sem cheiro de bolo é uma casa fria e sem vida...

2 comentários:

  1. Concordo, eu tb começo a comer pelo "cheiro"... adoro! e que bolo delícia heim... baba escorreu aqui! heheheh Bjoca!

    ResponderExcluir
  2. Lá em casa os bolos de fubá cremoso do Marido dão a maior vida. Essa é uma boa história, só ele descobriu como tornar o bolo de fubá cremoso realmente CREMOSO.
    TATÁ

    ResponderExcluir