terça-feira, 21 de junho de 2011

Caldinho de inverno

O céu se fecha, o vento é frio, essa neblina, o inverno acaba de chegar...

O clima hoje não está exatamente assim, mas isso não impede uma bela recepção à minha estação preferida. Muitos amam o verão, alguns são apaixonados pela primavera e outros ficam completamente felizes com o outono, mas eu faço parte daqueles poucos que se inspiram mesmo é com o inverno.

Não é para menos, o tempo frio traz com ele pratos deliciosos, muito aconchego e conforto, roupas elegantes e um melancólico e gélido ar que favorece reflexões profundas e muitos momentos prazerosos entre família e amigos.

Mais do que isso, o dia 21 de junho sempre foi para mim uma data especial. Longe de ser por causa do início da estação, mas por ser o aniversário da minha irmã mais legal. Portanto há muito o que comemorar. Embora ela particularmente, esteja incluída naqueles que aguardam ansiosamente os dias de céu azul e temperaturas elevadas, aliás, como todos aqui de casa.

E enquanto estamos entretidos com os preparativos da festa junina de aniversário, caçando receitas de pamonha, curau, cuscuz e pipocas caramelizadas, deixo aqui a receita de um dos motivos culinários que me fazem amar os dias frios. Caldo verde.


Cozinhe cerca de 1kg de batatas com um gomo de linguiça portuguesa. Depois de cozidas retire a linguiça e bata as batatas no liquidificador com o caldo do cozimento.

Em uma panela grande frite bacon em azeite até ficar bem crocante, acrescente 1 cebola  média picada e um dente de alho também bem picadinho. Frite mais um pouco,

Despeje nessa panela então o caldo de batatas e a linguiça que agora deve estar fatiada. Acrescente sal, uma pimenta vermelha picada e um maço de couve manteiga em tiras finas. Finalize com salsinha. Umas torradinhas acompanham muito bem.

Caldinho simplesmente espetacular. Quentinho, cremoso, sabores fortes que aquecem a alma, o corpo e o coração fazendo os olhinhos piscarem mais rápido e um sorriso aparecer quase involuntariamente no canto dos lábios.

Para mim essa receita está na topo da lista daquelas onde cada colherada é um suspiro.

Bom inverno para todos.

Um comentário:

  1. EEEHHH, eu sou a irmã mais legal = )

    E que venha a festa!!! Os trabalhos foram abertos ontem e há muita comemoração pela frente.

    Tatá

    ResponderExcluir