Às vezes a gente acorda e sente que alguma coisa está fora do lugar. Com esta sensação comecei a navegar pelo blog meio sem rumo, e eis que navegando percebo perplexa que a clássica berinjela recheada ainda não constava do índice do Gastronomia Doméstica.
Berinjela é unanimidade aqui em casa por sua versatilidade e sabor. Sabor este tão marcante que raras vezes aceita o papel de coadjuvante nas receitas. É sempre a protagonista, mesmo quando misturada com carne, bacon, molho e muito queijo.
E sendo fã de berinjela de carteirinha seria de se esperar que o blog tivesse uma infindável lista de receitas com esta estrela. Mas não, a berinjela recheada não estava lá! (música dramática ao fundo)
A princípio não quis acreditar. Percorri aqui e ali por entre todas as páginas do blog até que tive que assumir esta gafe. Definitivamente algo a ser corrigido sem demora.
Assim, corri para a cozinha buscando redimir este ato falho rapidamente. Abri a geladeira e elas estavam lá, na gaveta de legumes me olhando com ar de reprovação. Me ajoelhei para pegá-las e após muitas desculpas vamos finalmente à receita.
Corte duas berinjelas grandes ao meio, um pouco de sal, bastante azeite um raminho de tomilho sobre cada metade e forno brando por aproximadamente 40 minutos (ou até que estejam macias).
Berinjelas macias, retire o miolo com uma colher e reserver. Pique na ponta da faca 500 gr de filé mignon (a carne moída é uma alternativa para quem tem pressa).
Aqueça uma panela com um pouco de azeite, frite bem o filé mignon, acrescente 1 cebola cortada em finas fatias em meia lua e 2 dentes de alho finamente picados, um pouco de sal e pimenta do reino, refogue bem. Faça o deglacê com 1 xícara de vinho tinto seco, acrescente 3 fatias de presunto cru bem picadas (pode ser substituído por um pouco de bacon, é apenas para saborizar). Adicione 1 tomate cortado em cubos, assim como o miolo retirado das berinjelas também picado. Mexa bem, deixe ferver por uns 10 ou 15 minutos, até que o tomate se integre com o restante dos ingredientes. Finalize corrigindo o sal (se necessário), salsa e tomilho para alegrar o prato.
Espere esfriar e então recheie as berinjelas com a carne. Cubra com uma generosa camada de parmesão ralado e leve ao forno bem alto para gratinar.
berinjela recehada com mignon e bem gratinadinha |
De comer de joelhos. Realmente não dá para entender porque esta receita demorou tanto tempo para integrar estas páginas.
Agora sim, com a receita publicada sinto-me leve. Cada coisa agora está novamente em seu devido lugar.
Ingredientes
Berinjelas recheadas:
2 berinjelas grandes
500 gr de filé mignon
1 cebola
2 dentes de alho
1 xícara de vinho tinto seco
3 fatias de presunto cru
1 tomate cortado em cubos
queijo parmesão ralado para gratinar
sal, pimenta do reino, azeite, salsa e tomilho a gosto
Nenhum comentário:
Postar um comentário