segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Igual, mas diferente

Continuando nosso especial de fim de ano vamos falar novamente de tudo o que é igual nesta época, mas ainda assim, meio diferente.

Igual porque estamos diante das mesmas superstições e tradições de sempre. Diferente porque o ânimo é renovado e o início de um novo ano é um bom ponto de partida para iniciar planos que até então só estavam no papel. E se o hábito de fazer planos e promessas na virada do ano é sempre igual, os planos e as promessas pelo menos devem ser diferentes.

Assim também é com o cardápio. Os mesmos ingredientes, até a mesma receita, mas um pouco diferente.

Na virada de 2011 para 2012 (faz tempo, né?) o cardápio por aqui foi polenta com bacalhau. Agora, na virada de 2014 para 2015, o cardápio é novamente polenta com bacalhau. Igual, mas diferente.

Para começar qualquer polenta é importante ter um bom caldo. Azeite, sal, ossos de frango na panela (desossar o peito e usar a carcaça é uma ótima opção para fazer caldos), 1 cebola, 2 dentes de alho, alguns grãos de pimenta do reino levemente amassados, salsa, cebolinha, 1 folha de louro, tomilho e 1 tomate. Tudo meio inteiro, coberto de água fervente. Deixe ferver por aproximadamente 30 minutos.

Passe o caldo por uma peneira e reserve.

A proporção para o preparo da polenta é de 2 xícaras de caldo para cada xícara de fubá (só 2, nesta receita precisaremos que esteja bem firme). Para calcular, cada 2 xícaras servem 3 pessoas. Misture o caldo e o fubá com a ajuda de um batedor para que não empelote. Adicione 1 colher (sopa) de manteiga e leve ao fogo até ferver. Ferveu, tampe a panela de pressão e espere ouvir o barulhinho. Começou o barulhinho, cronometre 10 minutos e desligue.

Tire a pressão da panela, mexa a polenta para dar uniformidade (cuidado para não misturar a casca que irá se formar ao fundo da panela). Despeje a polenta em uma forma alta e deixe esfriar.  

Enquanto isso... prepare o recheio de bacalhau. Em uma panela ferva 1 litro de leite aromatizado com alguns ramos de tomilho, azeite e 2 dentes de alho. Assim que ferver desligue o fogo, coloque as postas de bacalhau dessalgado (500 g), tampe a panela e deixe descansar por 30 minutos.

Depois desse tempo, retire o bacalhau do leite, limpe, tirando a pele e as espinhas e deixe lascas grandes. Reserve o leite onde o bacalhau foi fervido.

Panela aquecida, azeite, 1 cebola cortada em finas fatias meia lua. Deixe dourar, acrescente 1 dente de alho finamente picado, refogue rapidamente, acrescente 1 tomate em cubos e deixe fritar. Depois que o tomate murchar bem, utilize um pouco do leite em que o bacalhau foi fervido para fazer o deglacê. Azeitonas pretas picadas (umas 7 são suficientes), acrescente finalmente as lascas de bacalhau. Misture até que todos os elementos estejam bem envolvidos e então adicione 1 ovo cozido picado grosseiramente. Lembre de deixar o recheio úmido adicionando o quanto julgar necessário do leite. Finalize com salsa e cebolinha à vontade. Deixe esfriar.

De volta à polenta. Com um cortador redondo de 10 cm (aproximadamente) de diâmetro corte a polenta em "tubos" altos. Essa receita de polenta mais firme é ótima para fritar, uma excelente maneira de não desperdiçar nenhum pedacinho dessa delícia de fubá.

"Cavoque" o centro desses tubos de polenta para abrir espaço para o recheio. Preencha com o bacalhau, cubra com queijo parmesão ralado e leve ao forno bem alto até que gratine. 

polenta gratinada recheada com bacalhau

Prontinho! Pode ser servido acompanhado de salada de folhas verdes com o molho de sua preferência (o prato pede algo leve para contrabalancear).

Polenta e bacalhau dispensam comentários. Saboroso, delicado, substancioso, com gostinho de quero mais.

Quero mais é que 2015 seja exatamente como este cardápio. Igual a 2014, que foi bem movimentado cheio de eventos, novidades e inesperadas oportunidades, mas que seja bem diferente, porque todo ano tem que reservar suas próprias surpresas e um pouquinho de tranquilidade não faria mal a ninguém.

Feliz 2015 a todos.


Ingredientes

Polenta gratinada recheada com bacalhau (medidas para 3 pessoas)

Caldo de frango:
carcaça de 1 peito de frango
1 tomate
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite, sal, pimenta do reino em grãos, salsa, cebolinha, tomilho

Polenta:
2 xícaras de fubá
4 xícaras de caldo de frango
1 colher (sopa) de manteiga

Recheio de bacalhau:
500 g de bacalhau dessalgado
1 litro de leite
3 dentes de alho
1 cebola
1 tomate
7 azeitonas pretas
1 ovo cozido
ramos de tomilho, azeite, salsa, cebolinha e sal

queijo parmesão ralado para gratinar

3 comentários: