segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Em dia de pão de linguiça, não se pode ter preguiça, daí!

Às vezes a gente acorda de mal com a vida. Sem vontade de ver ninguém, de falar com ninguém e, principalmente, sem vontade de ouvir ninguém.

Para esses dias recomendo uma receita que lhe prenda na cozinha por horas a fio. Nada melhor do que brigar com a farinha para descontar as frustrações da vida.

Melhor ainda, se essa receita tiver uma inspiração bem humorada. Por isso recorri a uma receita lá de Pato Branco, daí!

Uma receita feita pela personagem Bozena do saudoso (mas nem tanto) Toma lá da cá. Muitas ressalvas ao programa em questão, mas a Bozena era impagável.

Bora para a cozinha dedicar o dia a um pão com linguiça. E em dia de pão de linguiça, não se pode ter preguiça, daí!

Primeira etapa, preparar o recheio. O recheio precisa ser batido no processador, e por isto deve ser a primeira coisa a ser feita, depois a massa precisará de descanso e de precioso silêncio e não será permitido o ruído do processador. Em Pato Branco, em dia de pão de linguiça nem carro na rua atravessa por causa do descanso do pão.

Bom, no processador 500 g de linguiça fresca, 1 colher (sopa) de erva doce e 1 colher (sopa) de azeite. Tudo bem batido e reserva, daí!

Hora de partir para a massa. Em uma travessa coloque 2 tabletes de fermento fresco (30 g), 1 colher (sopa) de açúcar, 1 xícara de farinha de trigo e 2 xícaras de água morna. Misture tudo rapidamente, sem a preocupação de manter a uniformidade. Cubra com papel filme e deixe descansar por aproximadamente 30 minutos.

30 minutos depois... 

Acrescente 2 colheres (sopa) de manteiga, 4 xícaras de farinha de trigo e 2 colheres (chá) de sal. Agora é só começar o toma lá da cá, sovar o pão com vontade, vontade mesmo, até obter uma massa homogênea e que não grude na mão (polvilhe mais farinha conforme a necessidade).

Depois de sovar o pão até suar, coloque em uma travessa polvilhada com farinha e cubra com papel filme para que a massa descanse novamente. Mais 30 minutos (ou o tempo suficiente para que a massa dobre de tamanho) em silêncio e devidamente coberta com um pano limpo para que fique quentinha e confortável.

30 minutos depois...

Acorde a massa com carinho, coloque em uma bancada e mais uma sessão de sova, daí! Para sovar, estique a massa usando a palma da mão e depois recolha com os dedos e faça esse movimento repetidas vezes. Quando todos os problemas desaparecerem da sua mente pare de bater na coitada da massa e misture a linguiça. Misture bem a linguiça na massa para que todas as camadas possuam recheio.

Modele o pão e coloque em uma forma untada com um pouco de azeite. Cubra com um pano e deixe descansar novamente até que dobre de tamanho.

Dobrou de tamanho, hora de pincelar uma gema e levar ao forno, daí! Forno preaquecido a 180° por aproximadamente 30 minutos, ou até que esteja dourado.

Esta é a hora do carinho. Não há mau humor que resista ao aroma de um pão de linguiça perfumando a casa, daí!

pão de linguiça, daí!

Fofinho, saboroso, uma verdadeira delícia!

Delicioso e inspirador, tanto que até dá vontade de brincar de Bozena...

Lá em Pato Branco dizem que pão de linguiça bom tem que ser cheirosinho e dourado, bem como este daí, daí!

Quem diz eu não sei direito, porque eu nunca ouvi, mas que dizem que dizem, isso dizem sim, daí!


Ingredientes

Pão de linguiça:
500 g de linguiça fresca
1 colher (sopa) de erva doce
1 colher (sopa) de azeite
2 tabletes de fermento fresco (30 g)
1 colher (sopa) de açúcar
5 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de água morna
2 colheres de manteiga
2 colheres (chá) de sal

2 comentários: