segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Imaginário infantil


Lembro de um dia, quando criança, entrar em uma casa toda feita dos melhores doces e comidas...

Era um dia de festa e sobre a mesa principal estavam as massas, as travessas de arroz, assados, refogados, farofas, saladas e tudo assim no plural... era comida até onde as vistas podiam alcançar...

A mesa de doces não era diferente, sobremesas de todas as cores e sabores e bem no centro, o manjar branco de coco com calda de ameixas.

Depois de um tempo, achei que havia sonhado com este lugar... fiquei feliz ao descobrir que não, que este dia realmente aconteceu em alguma data longínqua... mas certamente algumas lembranças tornaram-se um tanto quanto exageradas devido ao rico imaginário infantil que gosta de dar um colorido especial às recordações.

O caso é que uma das coisas que não inventei é que realmente havia uma festa, muita comida e o delicioso e cremoso manjar de coco.

Talvez ainda por culpa de um toque de imaginação, sempre achei que uma sobremesa tão gostosa fosse muito complicada e por isto nunca me arrisquei a procurar alguma receita deste doce que tanto me encanta.

Eis que um belo dia, resolvi perguntar do que é feito o manjar e descobri que não poderia ser mais simples de preparar.

Simples mesmo! Basta arregaçar as mangas e começar a misturar 1 lata de leite condensado, 2 vezes a mesma medida da lata de leite, 1 vidro de leite de coco, 1/2 xícara de amido de milho e 1/2 xícara de coco ralado, tudo em temperatura ambiente para não correr o risco de empelotar.

Agora levar ao fogo médio mexendo sempre até que engrosse. Colocar em uma forma untada com um pouco de óleo e geladeira por 2 horas.

Pronto!

manjar de coco, na próxima versão a foto será mais caprichada

Para ser um clássico, sirva com calda de ameixas. Recomendo hidratar as ameixas previamente para que fiquem mais macias na calda, 30 minutos são suficientes.

Em uma panela coloque 2 xícaras de açúcar e 1/ xícara de água, misture e deixe derreter sem encostar a colher (parece superstição, mas isso evita que a calda endureça) quando estiver derretido e com cor de caramelo acrescente água fervente (aproximadamente 1 xícara). Cuidado nessa hora, sobe bastante vapor e pode assustar ou até queimar algum desavisado.

Espere o açúcar dissolver completamente, agora pode mexer e acrescentar 1 xícara das ameixas já hidratadas. Sirva fria.

Cremoso é pouco para descrever esta delícia!

Como foi minha primeira tentativa acho que posso aprimorá-la, coloquei em uma forma grande demais (30 cm de diâmetro com furo no meio) e a sobremesa ficou baixinha, uma forma menor e mais trabalhada daria um aspecto mais imponente à sobremesa.

Assim como poderia fugir do clássico, dispensar a forma e servir em taças sem calda de açúcar, mas com variadas caldas de frutas vermelhas, maracujá ou chocolate...

Decidido, quando precisar de um doce o manjar será o eleito em muitas versões.

Fazer tantas vezes e de tantas maneiras diferentes que me pergunto, será que um dia as crianças aqui de casa terão alguma história onde o manjar será o protagonista? Ou será que irão cansar a ponto de dizer para a tia: manjar? de novo?

Daqui há alguns anos eu descubro...


Ingredientes

Manjar de coco:
1 lata de leite condensado
2 vezes a mesma medida da lata de leite
1 vidro de leite de coco
1/2 xícara de amido de milho
1/2 xícara de coco ralado

2 comentários:

  1. O manjar tranquilão estava divino.

    E essa festa que citou foi mágica mesmo. Vc não lembra mas haviam uns coelhinhos e os donos da casa eram simpatissíssimos.

    ResponderExcluir