segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Cheesecake de doce de leite

Ontem foi o primeiro turno das eleições. Já temos os resultados e bem... tudo o que posso dizer é que às vezes para digerir algumas notícias só mesmo com a ajuda de algo doce, muito doce...

E se estamos falando em doce, nada melhor do que se inspirar naquele que na minha opinião está no topo da lista dos melhores chefs: Claude Troisgros. Melhor ainda, em um Que Marravilha! sobre risotos e sobremesas... mas vamos deixar o risoto para um outro dia.

Para a massa do cheesecake bata no processador 150g de bolacha maisena, 1 colher (chá) de gengibre em pó, 1 colher (chá) de canela em pó e 40g de manteiga. 

Coloque no fundo de uma forma de 25 cm de diâmetro e leve à geladeira por 1 hora.

Na batedeira coloque 300 g de cream cheese com 300 g de doce de leite, 30 g de açúcar, 110 ml de creme de leite fresco e 2 ovos.

O doce de leite que utilizei é aquele velho leite condensado cozido na panela de pressão. Mas é preciso lembrar que alguns cuidados são necessários. Coloque a lata deitada na panela, água até a marca de 4 dedos acima da lata. Leve ao fogo alto e deixe ferver. Para um doce de leite bem firme deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos. Retire do fogo, espere sair a pressão, abra a panela, escorra a água e deixe a lata esfriar, só abra a lata quando estiver completamente fria.

Voltando à receita, coloque o creme de doce de leite e cream cheese já batido sobre a massa e asse em forno brando (110º) por aproximadamente 1h30.

Espere esfriar e deixe na geladeira por 12 horas.

Sobre o cheesecake sirva uma calda de morango e amora.

Para fazer a calda coloque no liquidificador meia xícara de açúcar, meia xícara de água, 1 caixa de morangos lavados e meio maço de hortelã. Coloque em uma panela e deixe ferver até reduzir bem (aproximadamente 20 minutos mexendo sempre).

Acrescente mais uma caixa de morangos lavados e picados e 1 pequena caixinha de amoras inteiras. Ferva por 5 minutos, retire do fogo e deixe esfriar. 

cheesecake de doce de leite para recuperar a fé na vida...

Delícia! Simplesmente perfeito, cremoso, doce, contrabalanceado com o leve azedinho e frescor da calda de morangos... 

Melhor cheesecake da vida! Tinha mesmo que ser uma receita do Claude ♥.

Daquelas sobremesas realmente capazes de fazer com que independente de qualquer resultado a gente recupere a fé na vida, cante forte, cante alto: que a vida vai melhorar... que a vida vai melhorar...


Ingredientes

Massa:
150g de bolacha maisena
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela em pó
40g de manteiga. 

Recheio:
300 g de cream cheese
300 g de doce de leite
30 g de açúcar
110 ml de creme de leite fresco
2 ovos.

Calda de morango e amora:
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
2 caixas de morangos
1 pequena caixinha de amoras
1/2 maço de hortelã

2 comentários:

  1. Simplesmente divino!!!

    Melhor ainda no dia seguinte, quando a barriga não está tão cheia de risoto - hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Nem de risoto, nem de massa e muito menos de feijoada... rs

    ResponderExcluir