segunda-feira, 29 de setembro de 2014

El Jefe

Assim como o cinema, a comida é uma forma de arte apaixonante. E misturar as duas artes parece ser uma receita de sucesso.

Da Festa de Babette a Sem Reservas passando por Ratatouille e chegando ao atual Chef.

Chef é um filme que segue a clássica jornada do herói. De maneira leve, despretensiosa e descompromissada, narra a trajetória do chef Carl Casper que encontra-se em um ambiente onde sua criatividade é completamente podada pelo dono do restaurante e após uma grande confusão com um crítico por culpa do mau uso das redes sociais acaba demitido. Queimado no mercado de trabalho, o talentoso e inspirado chef acaba em um trailer fazendo sanduíches cubanos em uma trajetória que o reaproxima do filho e deixa a mensagem de que o importante é ter paixão pelo que se faz.

Sessão pipoca da melhor qualidade. E claro, como apaixonada por filmes e comida, não poderia deixar de falar de ambos por aqui. Fui atrás de descobrir afinal o que são os sanduíches cubanos que arrebata fãs por onde passa.

Segundo o site da embaixada americana, o Florida Cuban Sandwich (Sanduíche Cubano da Flórida) é feito de pão recheado com presunto, carne de porco assada, queijo suíço, picles, mostarda e às vezes salame. Um sanduíche cubano moderno vem sempre tostado em uma sanduicheira até o queijo derreter. Isso lhe dá a forma característica achatada e uma textura maravilhosamente densa.

Tradicionalmente, pelo que percebi, a carne mais utilizada é o pernil, mas nada é tão rígido assim.

A parte escolhida para esta versão foi o filé mignon suíno. E esta é a etapa mais complexa e demorada da receita.

O filé mignon suíno que escolhi já veio temperado, mas é claro que um reforço de tempero é sempre bem vindo... vinho malbec, algumas gotas de pimenta defumada e cebola em finas fatias... (se a carne não estiver temperada, alho, sal, azeite e pimenta do reino além do vinho e da cebola).

Forno preaquecido a 250° 45 minutos de cozimento e pronto. Carne macia e cebola caramelizada.

Carne preparada, hora de montar o lanche. Pão ciabata partido ao meio, fina camada de mostarda dijon cobrindo a parte de baixo do pão, a carne de porco em pequenos pedaços (desfiada se preferir), as cebolas caramelizadas (a receita de sanduíche cubano leva picles, como não sou de picles... fui de cebola), 1 fatia de presunto cru, 1 generosa camada de queijo gruyere, fecha o pão, sobre o pão manteiga derretida, no grill, manteiga derretida para colocar o lanche em cima, e agora é só prensar e esperar o queijo derreter e o pão ficar bem dourado.

sanduíche cubano... uma explosão de sabores

Gruyére derretido, combinado com a crocância do pão, a maciez e força dos sabores das carnes com a doçura da cebola... é uma verdadeira explosão de sabores que me fez entender o filme um pouquinho mais além.

E me fez reafirmar a máxima de que é melhor preparar um sanduíche com paixão e zelo do que preparar o prato mais rebuscado só porque é o que está definido no cardápio. A gastronomia é uma arte e como toda arte é necessáro liberdade para que se desenvolva.

Paixão que também pode ser notada na ousadia e originalidade da premiada e nacionalíssima Cervejaria Colorado. A harmonização foi feita com a Cerveja Berthô, uma American Brown Ale feita com Bertholletia Excelsa, vulgo, castanha do pará. O sabor combinou muito bem com o lanche por ser uma cerveja inspirada.

berthô com castanha do pará...

Forte presença de lúpulo, como é característico do estilo, o adocicado do malte também é bastante pronunciado, mas confesso que só fui descobrir a castanha quando fui pesquisar a cerveja, fica bem disfarçada.

Com castanha do pará disfarçada ou não, nota-se que é uma cerveja produzida com cuidado e isto é o que faz toda a diferença. Afinal independente da área, seja arte, gastronomia, cinema, engenharia, publicidade, medicina, química, biologia, direito, jornalismo, psicologia... gostar do que se faz é o ingrediente principal para encontrar o prazer que está em qualquer lugar. 


Ingredientes
Sanduíche cubano:

(porção para 2 lanches)
2 Pães ciabata
2 fatias de presunto cru
50g de queijo gruyère
manteiga e mostarda djon a gosto
400 g de filé mignon suíno
1 copo de vinho malbec (ou outro tinto seco de sua preferência)
1 cebola

Se a carne não vier temperada: alho, sal, azeite e pimenta do reino a gosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário