Prato típico do Peru, o ceviche é um belo exemplo de receita simples que impressiona.
Mas o que é ceviche? Nada mais do que pequenos pedaços de peixe temperados e cozidos em suco cítrico. Bastante fresco e delicado cai muito bem como entrada e já começa a impressionar pela apresentação que pode ser feita em taças ou mesmo em uma xícara de porcelana.
Tradicionalmente este suco cítrico é chamado de leite de tigre (leite devido a sua cor esbranquiçada e tigre porque dizem que cura a ressaca e dá força a quem o prova). O leite de tigre é feito com caldo de peixe, salsão, gengibre, pimenta, alho, coentro, lima ou limão e cebola roxa (com algumas variações). Na minha versão optei por misturar todos os temperos sem o caldo de peixe (na intenção de suavizar o sabor) e troquei o coentro pela salsa porque salsa é unanimidade aqui em casa.
Comece picando 1 e 1/2 cebola roxa em pequenos pedaços. Coloque em uma travessa com água gelada e deixe na geladeira por cerca de 30 minutos (este processo serve para diminuir o ardor). Escorra bem e comece a preparação do ceviche propriamente dito.
Pique 3 filés de linguado em pequenos cubos, misture com 15 castanhas do pará também picadas, a cebola, salsa, cebolinha, sal, pimenta calabresa moída e azeite a gosto. Por fim, o suco de 3 limões (se encontrar lima ou limão siciliano, prefira). Tudo misturado, hora de servir.
ceviche de linguado com castanha do pará |
Confesso que não sou adepta de peixe cru (a textura me incomoda um pouco) então é com propriedade que posso dizer que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. No ceviche a textura do peixe é diferente, é como a de um peixe cozido mesmo. Além disto, há outros elementos que complementam o sabor trazendo complexidade ao prato.
O toque da castanha do pará ficou muito bom, acrescentou mais uma textura e manteve o perfeito equilíbrio de componentes.
Claro que a receita pode ser complementada de acordo com o paladar de cada um, no meu caso excluí camarões, lula ou polvo, mas são opções tradicionais que deixam o prato mais robusto e pronto para ocupar o local de destaque do jantar ao invés da entrada.
Importante na cozinha é a adaptação, adaptar o paladar à receita e a receita ao paladar. Desta forma, mesmo dosando os ingrediente com moderação, a receita já ficou impressionante. Capaz de surpreender até os paladares mais chatos como o meu, que ainda acreditam que o que é do mar poderia continuar a nadar...
Ingredientes
Ceviche:
1 e 1/2 cebola roxa
3 filés de linguado fresco (pode ser substituído por outro peixe branco)
15 castanhas do pará
3 limões (podem ser substituídos por lima ou limão siciliano)
salsa, cebolinha, sal, pimenta calabresa moída e azeite a gosto
Nenhum comentário:
Postar um comentário