segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Show de horror

Sim, este texto é sobre um show de horror, mas não, não estou falando das eleições.

Nada de falar sobre candidatos que tentam demonizar o adversário, de eleitores enfurecidos ou das travessuras políticas... 

Aqui só vou falar de múmias, bruxas e travessuras com as panelas. Afinal o Halloween é esta semana e toda festa é sempre uma boa desculpa para comer bem e fazer uma graça com os amigos.

Vou começar pelas graças: múmias de salsicha. Não requer prática, nem tão pouco habilidade, até porque aqui cabe a máxima de quanto pior, melhor.

Ferva salsichas. Massa folhada, comprada no mercado, prontinha e fácil de usar, cortada em tiras. Enrole a massa em volta das salsichas. Disponha sobre uma forma e leve ao forno alto para dourar. Faça olhos e boca com mostarda.

direto do egito, algumas múmias de salsicha

Pode não ser um espetáculo de sabor, mas orna com o tema e é um petisquinho crocante e divertido para esperar os convidados.

Mais uma graça? Que tal lambuzar-se com dedinhos de bruxa? Sem fugir do tema, que tal usar esta receita dos monstrengos de Natal e transformá-la nos dedinhos? Basta dosar o cacau para determinar o tom da pele dos dedinhos da bruxa.

Modele os dedos, coloque uma amêndoa na ponta de cada biscoito e com uma faca faça pequenos riscos para dar a impressão dos nós dos dedos. Quando sair do fogo lambuze com um pouco de sangue... ops... quer dizer, geleia de morango.

dedinhos de bruxa...

Chega de graça, é hora de pensar em comida, mas comida de verdade, daquela feita no caldeirão enquanto mexemos sem parar...

Risoto de abóbora, porque abóbora não poderia faltar já que é um dos grandes símbolos da data.

E risoto é sempre aquela mesma história, depende de ter um bom caldo de legumes para começar. Faça o caldo a partir de cenoura, salsão, salsinha, cebolinha, talo de alho poró, uma folha de louro, cebola e alguns dentes de alho. Cubra com água e deixe tudo isso cozinhar com um pouco de sal e azeite. Cozinhou até que o caldo esteja bem saboroso, peneire e use para o risoto.

Panela aquecida, um pouco de azeite, 1 cebola picada, refogue até murchar. Acrescente 1 xícara de arroz arbóreo, frite rapidamente, adicione 1 dose de vinho branco, espere evaporar, acrescente 1 xícara de abóbora picada em pequenos cubos. Um pouco de caldo, mexe, mais caldo, mexe mais, até que o arroz esteja cozido, aproximadamente 20 minutos. Para finalizar, 1 colher de manteiga, 1 generosa porção de queijo parmesão ralado e salsinha para dar uma cor. 

e começa a festa da abóbora... risoto de abóbora

 Delicado, suave, quase não combina com o tema... diria que é uma fadinha no meio das bruxas...

Ainda sem mudar de assunto, outra receita de abóbora, agora doce e cheia de especiarias: torta de abóbora.

A torta de abóbora tem bastante gosto de, adivinhe do que? De abóbora, por isso ela é ótima, para quem gosta de abóbora...

Descasque e pique 1 abóbora cabotia. Coloque em uma forma untada com um pouco de óleo ou manteiga. Sobre a abóbora polvilhe gengibre em pó, canela e noz-moscada, acrescente também alguns cravos e cubra com papel alumínio. Leve ao forno médio até que esteja bem macia, aproximadamente 1 hora. Mexa de vez em quando, se for necessário.

Abóbora assada, faça um purê no processador. Retire do processador, transfira para uma travessa e deixe coberto por mais alguns minutos.

Misture ao purê 1 xícara de creme de leite fresco, 4 ovos, 1/2 xícara de açúcar mascavo e 1/2 xícara de açúcar refinado. Bata bem e reserve.

De volta ao processador, agora para o preparo da massa... 1 xícara de farinha de trigo, 1 colher (sobremesa) de açúcar, 1 pitada de sal, 50 g de manteiga, 1 gema e 1 colher (sopa) de água gelada, quem gostar, pode colocar uma pitada de canela na massa também.

Bata rapidamente usando a função pulsar, apenas para misturar os ingredientes de maneira não uniforme mesmo. Retire do processador, faça uma bola com a massa, enrole em papel filme e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.

Depois de 30 minutos... desenrole a massa e estique entre dois plásticos para que não se quebre. Forre o fundo e as laterais de uma forma de 25 cm de diâmetro com a massa. Asse em forno brando por 15 minutos.

Retire do forno, espere esfriar e despeje sobre a massa fria o recheio também frio. Volte ao forno a 180° por aproximadamente 1 hora. A massa deve ficar dourada e o recheio firme.

Na hora de servir acompanhe de chantily e nozes pecã torradas.

torta de abóbora, boa pra quem gosta de abóbora...

Como eu gosto de abóbora, eu gostei muito da cremosidade e sabor. Repetiria em todas as festas, independente de ter abóbora incluída no tema.

Quitutes preparados, mesa posta, hora de colocar a fantasia e armar algumas traquinagens para os convidados.

Que cheguem preparados e cheios de fome, porque ao contrário da festa da democracia, neste Halloween não é preciso ter estômago forte para participar...


Ingredientes

Múmias de salsicha:
Massa folhada
Salsicha
Mostarda para enfeitar

Risoto de abóbora
Para o caldo:
1 cenoura

1 talo de salsão
1/4 maço de salsinha
1/4 maço de cebolinha
1 talo de alho poró
1 folha de louro
1 cebola
2 dentes de alho
sal e azeite a gosto

Para o risoto:
1 cebola picada
1 xícara de arroz arbóreo
1 dose de vinho branco
1 xícara de abóbora picada em pequenos cubos
1 colher de manteiga
1 generosa porção de queijo parmesão ralado
salsinha e azeite a gosto

Torta de abóbora:
1 abóbora cabotia.
1 colher (sobremesa) de gengibre em pó (medida aproximada)
1 colher (sobremesa) de canela (medida aproximada)
1 colher (sobremesa) de noz-moscada (medida aproximada)
5 cravos da índia
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 pitada de sal
50 g de manteiga
1 gema
1 colher (sopa) de água gelada
chantily e nozes pecã torradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário