Às vezes simplesmente não dá vontade de pensar em um mega cardápio, com direito a entrada, prato principal e sobremesa e tudo regado a um bom vinho. Nessas horas a vontade é só de ter algo gostoso para beliscar entre amigos enquanto tomamos uma cerveja geladinha para combinar com todo esse calor.
Quando isso acontece, aqui em casa costumamos dizer que não vamos cozinhar, apenas fazer uma "gostosura".
A última gostosura que fizemos foi uma receita de esfihas de massa bem fofinha.
Para a massa comece dissolvendo 2 tabletes de fermento biológico em 1 colher (sopa) de açúcar. Acrescente então uma xícara de farinha e meio copo de leite morno. Misture tudo muito bem, cubra com um pano e deixe descansar por uns 20 minutos.
Passado este tempo acrescente meio copo de óleo, 1 ovo, 1 colher (café) de sal, cerca de mais 500gr de farinha e misture bem, colocando mais leite morno até que a massa fique bem homogênea (a quantidade não é muito exata, depende da qualidade da farinha, do tamanho do ovo e etc, mas aproximadamente vai mais meio copo de leite nessa hora). Sove a massa sem dó.
Cubra com papel filme e deixe descansar por meia hora. Sove de novo (essa receita é boa para se fazer nos dias de fúria). Mais meia hora de descanso.
Agora está pronta para o recheio.
O recheio vai da criatividade e do que estiver disponível na geladeira de cada um. Para fugir das tradicionais esfihas de carne, fizemos o recheio de escarola com requeijão.
Primeiro frite algumas fatias bem finas de linguiça calabresa. Um pouco de azeite, alho picado, um maço de escarola lavada e cortada em fatias não muito grossas, sal e pimenta do reino.
Deixar a escarola reduzir bem. Espere esfriar, escorra bem a água e o recheio está pronto para a montagem.
Faça pequenas bolinhas com a massa, coloque o recheio no centro (foi nessa hora que acrescentamos requeijão ao nosso recheio) feche as esfihas formando um triângulo e pincele uma gema de ovo.
Disponibilize em uma forma untada com óleo e leve ao forno por cerca de 35 minutos (até estarem bem douradas).
Massa macia, sem gosto de fermento porque foi feita com calma, todo esse sovar e deixar a massa descansar é o que a deixa leve e a faz crescer como deve. Recheio saboroso, que pode ser feito de acordo com a preferência de quem fizer.
Resumindo, uma gostosura digna deste título.
OBS: A votação do melhores do ano acabou.
O cardápio ficou definido assim:
Entrada: salada caprese
Prato Principal: Nhoque com molho de cogumelos
Acompanhamento: Galinha caipira ao molho vermelho
Sobremesa: Peras ao vinho
A Sheyna será nossa convidada especial, e a Aline estará aqui de coração que eu sei. Obrigada pela participação meninas.
Essa esfihinha tem sabor de infância pra mim, ai, ai...
ResponderExcluir