sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Verão + Chuva = Cupcakes + Arco-íris

É verão, sol, parques, e piqueniques. Certo?
Não parece funcionar bem assim, já que o verão também é a época das chuvas diárias e abundantes.

E até que cheguem as águas de março para encerrá-lo, uma boa parcela do tempo dos fins-de-semana, ficamos presos em casa, sem ter muito o que fazer.

Nessas horas tem coisa melhor do que bolo quente com café?

O problema é o tempo que o preparo de um bolo leva, o trabalho que ele despende e depois o que fazer com o restante do bolo. Pelo menos aqui em casa é assim, tiramos o bolo do forno, cada um come o seu pedaço e depois o bolo fica ali, pairando sobre a mesa por tempo indeterminado.

Foi então que em pesquisas pela internet minha irmã descobriu os bolos de caneca. Sim, os cupcakes que estão tão em alta nos últimos tempos.

Mas não os cupcakes em forminhas enfeitadas e cheios de confeito, os bolinhos de caneca mesmo, onde os ingredientes podem ser misturados ali na própria canequinha e assados no microondas. E então em 5 minutos temos um bolinho quentinho e gostoso para acompanhar o café enquanto a chuva nos faz de reféns.

Confesso que me peguei cercada de preconceitos quando li a receita e vi a palavra microondas, mas nada melhor do que experimentar para libertar-se disso.

A primeira receita que testamos foi o do bolo de laranja.

Coloque um ovo na caneca (para fazer direto na caneca, ela deve ser de 300ml, nós preferimos fazer em uma travessa e depois dividir em xícaras pequenas, de menos de 100ml) bata bem com o garfo, acrescente três colheres (sopa) de óleo,  4 colheres (sopa) de açúcar, 4 colheres (sopa) de suco de laranja e misture bem, agora coloque 5 colheres (sopa) rasas de farinho de trigo e 1 colher (café) de fermento em pó.

Quando estiver bem homogêneo leve ao microondas por 3 minutos se você fez na caneca grande, nas nossas micro canequinhas cada bolinho demorou 1 minuto e 15 segundos.

Inventamos umas coberturazinhas, doce de leite e o que mais encontramos pelo armário.



Podem não ser os bolos mais fantásticos do mundo, mas ficam muito gracinha, fofinhos, gostosinhos e formam o par perfeito para as tardes chuvosas.

Mas claro que ninguém passa uma tarde dessas sem chocolate, então é lógico que na sequência, mais bolinhos, agora com o derivado mais gostoso do cacau.

O esquema do tamanho das canecas e de tempo de microondas é o mesmo.

Comece batendo um ovo com o garfo, acrescente 3 colheres (sopa) de óleo, 4 colheres (sopa) de leite, 4 colheres (sopa) rasas de açúcar,  e 2 colheres (sopa) de chocolate em pó (se você for usar alguma marca que já vem adoçada, pode diminuir a quantidade de açúcar de acordo com a preferência). Misture tudo, por último coloque 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo e 1 colheres (café) de fermento em pó.

Fizemos ganache para cobrir.


É bolo, é de chocolate, coberto com mais chocolate, preciso mesmo falar que ficou bom?

Depois de passar a tarde na casa da minha irmã, brincando de chá de bonecas, fazendo mini bolinhos, em mini canequinhas, e esperando a mega chuva passar, segui meu caminho para casa.

E eis que me deparei com mais uma boa surpresa trazida pela chuva: um arco-íris. Não muito grande e meio apagado, mas do jeito que o céu paulistano ainda nos permite ver em raras ocasiões.


Não pude deixar de tentar registrar o momento, mesmo com o carro em movimento, embora mal dê para ver a faixa de cores no céu, não é nada que um pouquinho de imaginação não permita enxergar.

OBS: Não esqueçam, a votação continua rolando até dia 26 de janeiro, e quem votar poderá ganhar um almoço aqui em casa com as melhores receitas testadas por nós em 2010. Para participar da eleição do melhores do ano 2010 clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário