quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Caçada gastronômica



Todo final de ano é assim, muitos cardápios a serem decididos, muitos pratos para preparar, pensar na melhor maneira de acomodar a todos, e todas essas coisas que cansamos de saber e repetir por aí.

Para relaxar um pouco, entre o Natal e o ano novo resolvemos acender a churrasqueira e nos refugiarmos no conforto de nosso quintal. Nada de mega eventos, apenas uma carne queimando na brasa, algumas cervejas e muito sossego em família.

Churrasco é churrasco, todo mundo tem as suas dicas e técnicas e não estou aqui para discutí-las, até porque se fosse esse o objetivo do post deixaria nas mãos do meu cunhado, o grande mestre churrasqueiro por aqui.

A graça deste churrasco foi a tal picanha suína. Ano passado procurando alguma carne diferente para um jantar especial, achei quase sem querer alguns cortes suínos no mercado. Maturados e já temperados. E depois de provar a picanha suína no forno não pude deixar de imaginá-la na brasa.

Aproveitamos a oportunidade e não precisamos fazer absolutamente nada além de acender a churrasqueira e colocar a carne no espeto. Depois disso foi apenas esperar o seu tempo de preparo.


O final da história não poderia ser outro. A gordura derreteu, a carne ficou macia e suculenta (bem como deve ser mesmo) e muito, muito saborosa.

Eu e minha mãe que já havíamos provado a picanha não tínhamos dúvidas de que ficaria excepcional na churrasqueira, e minha irmã e meu cunhado ficaram surpreendidos com o resultado.

Cansamos de ouvir sobre o espetáculo que é esse corte e como daqui por diante ele estará sempre presente na lista de compras para os futuros churrascos ao lado da picanha tradicional e da linguiça.

Mas não vamos parar por aí, afinal estamos sempre atrás de novidades e dispostos a fazer experiências gastronômicas das mais diversas.

Então continuaremos com nossa caça pelos sabores desconhecidos, a começar pelos outros cortes suínos e maturados que disputam espaço com essa maravilhosa picanha na geladeira do supermecado mais próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário