Primeiro sábado do ano, e lá vamos nós começar as invencionices. Nada melhor do que uma carne que nunca antes havíamos provado. Coelho.
Tá eu sei, coelho é fofinho, saltitante e entrega ovos de Páscoa, mas puxa vida, o frango e a vaquinha são tão feios assim?
Enfim, mais uma vez rompendo nossos paradigmas, nos aventuramos no preparo de uma nova iguaria.
Embora nunca tívessemos provado, sabemos que toda carne merece uma boa marinada. Começamos por aí então.
Cortamos o coelho em pedaços, e temperamos com sal, alho, pimenta do reino, o suco de uma laranja, as raspas dessa laranja, um cálice de vinho do porto, salsinha e bastante azeite.
Deixamos assim cerca de 6 horas. Agora na panela de ferro, aquecemos um pouco de azeite, fritamos os pedaços de carne até que ficassem bem dourados.
Acrescentamos água fervente até cobrir a carne e deixamos cozinhar até que ficasse macia (aproximadamente 2 horas).
Quando já estava no ponto adicionamos uma colher (sopa) de mel e os gomos de uma laranja. Uma última fervura e está pronto para servir.
Claro que não nos esqueceríamos de fazer um acompanhamento para ornar com a carne. Lavamos algumas folhinhas de endívia e recheamos.
O recheio era uma mistura de cream cheese, fatias bem finas de repolho roxo, uma cenoura ralada, uma cebola bem picada, um pouco de ricota, muito azeite, sal, maionese para dar a consistência de um paté e salsa e cebolinha para colorir ainda mais. Alguns tomatinhos sweet também resolveram aparecer por aqui.
As endívias ficaram muito boas, fresquinhas, crocantes, bem temperadas, sem falar que ficam muito delicadas. Pequenas canoinhas saudáveis e repletas de um recheio com várias texturas. Tudo para tornar-se uma constante por aqui.
Ainda assim, achei que faltava um pouco de carboidrato para completar o prato. Fatiei um pãozinho amanhecido, reguei com azeite e coloquei no forno. Infelizmente, esqueci no forno. Fui lembrar quando me sentei para aproveitar o jantar. Já era tarde demais.
Segundo a minha mãe, queimadinho é mais gostoso, mas sinceramente, não sou muito a favor dessa filosofia não. Prestar atenção ao que se faz é sempre a melhor dica. Fazer o que? Falhas acontecem até nas melhores cozinhas.
Tcham tcham tcham tcham. Hora de provar o coelho. O tempero ficou sensacional, os gomos de laranja deram um toque incrível e a carne é bem suave e de sabor bastante delicado.
Confesso que esperava um pouco mais. Afinal para levar ao prato um bichinho tão fofinho, saltitante e que entrega ovos de chocolate, só justifica-se quando esse sabor é realmente incomparável e espetacular. O que eu não considerei (na minha humilde opinião) que fosse o caso. Lembra carne de frango, aquele gosto característico de carnes de caça fica muito suave e quase imperceptível dependendo do pedaço que pegar.
Entendam, é bom, vale a pena provar, para surpreender em um jantar é uma ótima opção. Mas não é algo que eu tenha a intenção de repetir a qualquer oportunidade.
No que depender de mim, os coelhinhos continuarão sendo fofinhos e saltitando por aí ao entregar ovos de Páscoa para todo mundo.
Quanto às nossas taças, além de novas (presente de Natal do meu cunhado mais legal) também estavam cheias de um vinho que até então não havíamos provado (presente de Natal do meu cunhado mais legal).
O vinho é o Montes Cherub, um Rosé of Syrah, que pode ser identificado facilmente porque no rótulo tem um querubim, gordinho, rosado e levemente alcoolizado.
Vinho muito bom. O primeiro gole foi antes do jantar e o vinho me pareceu bem leve e de sabor bem suave, mas ao acompanhar o jantar eu não sei explicar o porque (sim, eu preciso de um curso de enologia) tanto o vinho como o prato pareciam ter seus sabores realçados por causa da harmonização.
Com certeza dá para combinar facilmente muitos jantares com esse vinho, isso sem falar que ele tem uma cor muito bonita e um tanto quanto cristalino. Adorei.
De sobremesa, crepes.
Minha mãe faz uma massa de crepe fantástica, e já fazia tempo que nessa busca por coisas novas, não repetíamos essa receita já tão consagrada por aqui.
Bata no liquidificador 1 xícara e meia de farinha de trigo, uma pitada de sal, meia lata de leite condensado, as raspas de uma laranja ou limão, 1 colher (sopa) de óleo, 3 ovos, 2 colheres de conhaque e 2 xícaras de leite.
Depois é só fritar em uma frigideira pequenas porções.
Para o recheio pode inventar a vontade, ganaches, geléias, queijo e goiabada, frutas caramelizadas, brigadeiro, doce de leite. Só depende da imaginação e dos ingredientes disponíveis.
No caso da nossa sobremesa, minha mãe colocou em uma panela um pouco de açúcar, morangos picados e o suco de meio limão. Deixou cozinhar até que os morangos já tivessem soltado bastante água. Bateu no liquidificador para que ficasse em pedaços menores. A parte, ela derreteu chocolate branco e misturou com creme de leite e conhaque.
Para finalizar misturou tudo, a geléia com a ganache, formando um creme meio opaco e bem cor-de-rosa.
Cada uma montou a sua em seu prato, com uma ou duas dobras, com uma ou muitas massas e muito creme. Foi ótimo relembrar porque gostamos tanto dessa receita.
Muitos acertos, poucos erros e novidades à vontade harmonizados com boas recordações. Uma excelente forma de aproveitar o fim-de-semana.
OBS: Claro que a votação ainda está aberta, todas as informações sobre como votar clique aqui. Tá esperando o que? Clica rápido e vai votar que é só até dia 26, ou quer perder a oportunidade de participar de um desses jantares que aparecem aqui no blog?
OBS: Claro que a votação ainda está aberta, todas as informações sobre como votar clique aqui. Tá esperando o que? Clica rápido e vai votar que é só até dia 26, ou quer perder a oportunidade de participar de um desses jantares que aparecem aqui no blog?
Nossa que receita maravilhosa!!! Vo fazer no próximo final de semana, meu marido vai adorar. Vou dar uma dica e talvez seja util a alguem porque eu já não aguentava mais procurar, tava querendo comprar uma panela de ferro e não tava achando de jeito nenhum aí encontrei uma loja na internet que tem uns preços bons e entregaram rapidinho, o endereço é www.apaneladeferro.com.br . Bjos e feliz 2011
ResponderExcluirOlá Antonia, seja bem vinda ao blog. Depois volta aqui para contar se a receita fez sucesso ;)
ResponderExcluirAdorei a dica.
bjs