terça-feira, 25 de janeiro de 2011

457 anos da cidade de São Paulo

Quando falamos da cidade de São Paulo, a primeira coisa que veem às nossas cabeças,  é seu intenso movimento e agito.

Mas hoje no aniversário da capital não vou falar sobre algum restaurante onde encontra-se uma iguaria única, nem do melhor restaurante japonês fora do japão ou da melhor cantina italiana fora da Itália. Também não vou falar de suas peculiaridades. Muito menos reclamar de seu trânsito, ou da falta de lugares para estacionar, ou sobre esperas e filas. Nada que remeta ao fato de São Paulo não parar (até porque em dias de chuva, pára).

Vou falar é de um refúgio, no coração da cidade.

Ali, bem no centro, no Pateo do Collegio. Escrito assim mesmo com "E" e dois "Ls". Este que é o local que marca historicamente o nascimento da cidade.

E lá dentro, não tem apenas o Museu Anchieta, a Biblioteca Padre Antonio Vieira ou os eventos da igreja. Tem também um pequeno e charmoso restaurante.

Mais do que isso, um cantinho para fugir de qualquer tumulto, barulho e movimento da cidade.


Onde pode-se tomar um delicioso cafezinho, autenticamente paulista, sem pressa, admirando o lugar com toda a calma do mundo. Como se de repente por alguns instantes você fosse transportado para uma São Paulo mais antiga, onde o ritmo era bem diferente.

Um ótimo lugar para relaxar após uma tarde frenética de compras na 25 de março, ou dar uma pausa do trabalho naqueles dias mais estressantes.

Mas vá com paciência. Tudo lá tem o mesmo ritmo tranquilo, inclusive o atendimento.


Provei o café e uma deliciosa tortinha de amoras com chocolate.


Massa saborosa e crocante, com uma calda de amoras de sabor intenso e muitos pedaços de fruta, e chocolate. Bom, chocolate é chocolate.

O café foi muito bem tirado também.

E após respirar, adoçar a alma e beber um pouquinho de energia, basta atravessar a porta para voltar ao mundo real e a todo movimento desta cidade alucinante.

Parabéns São Paulo, e obrigada por ter opções para todos os gostos.

5 comentários:

  1. Parece boa a tortinha, mas imagino o preço...
    O preço do sabor de história... kkkk

    ResponderExcluir
  2. Surpreendente!!!! Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  3. Agora você tem que voltar neste lugar para almoçar e provar o delicioso capelletti de carne. Fiz um post no meu blog sobre lá. Se quiser dar uma olhada, segue o link: http://temperourbano.wordpress.com/2011/09/20/cafe-do-pateo/

    Abraços,
    Paula

    ResponderExcluir