domingo, 12 de setembro de 2010

Redondas

 

Sábado é dia de pizza.

Então fizemos muitos discos, separamos lavamos, picamos e preparamos muitos ingredientes e um bom molho de tomate e chamamos os amigos para compartilhar tudo isso.

Para a massa dissolva 30g de fermento biológico e 1 colher de chá de açúcar em uma xícara de água morna. Junte uma xícara de farinha e 3/4 de uma xícara de óleo. Misture bem, acrescente 1 colher de chá de sal, 1 colher de sopa de cachaça (a cachaça deixa a massa sequinha e crocante) e alternadamente acrescente mais ou menos 6 xícaras de farinha e duas de água morna, quanto seja necessário para que a massa desgrude das mãos.

Deixe descansar por 30 minutos. Abra discos no tamanho desejado coloque em uma forma adequada e fure a massa com um garfo. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos.

Cada receita é o equivalente a 6 discos grandes aproxidamente.

Depois disso fica fácil, molho de tomate, muitos recheios de sua preferência e forno até ficar torradinha e o queijo bem derretido.

Um bom azeite por cima e algumas taças de vinho e o resultado são muitas pessoas felizes e satisfeitas.


Preparamos as massas no dia anterior e no sábado deixamos para fazer os recheios na hora, assim todos podiam dar palpites e fazer pizzas pela preferência dos convidados. Na verdade meu cunhado montou as pizzas na hora e eu dei muitos palpites com alguma ajuda.

Nossa primeira pizza era de abobrinha e berinjela.


Fatiamos as abobrinhas e as berinjelas e colocamos no grill. Depois colocadas sobre o molho e cobertas de queijo para uma pizza leve e saudável.

Também tivemos entre os ingredientes, bacon torrado, mussarela, presunto, mussarela, tomates fatiados, mussarela, calabresa fatiada, mussarela, peperoni, cebola fatiada, azeitonas picadas, já citei a mussarela? Continuando, ovos cozidos, catupiry, gorgonzola, manjericão, orégano e cogumelos que fritamos com shoyu e azeite antes de colocar nas pizzas e claro, muita mussarela. 


Fizemos diversas combinações, fica difícil saber qual estava melhor.


Como não podemos ficar sem sobremesa alguns ingredientes doces. Maçãs cozidas com açúcar e suco de limão, canela em pó, goiabada, morangos, chocolate meio amargo e ao leite picados.

Para substituir o molho, fizemos um creme com leite condensado e chocolate branco.

Para fazer esse creme leve ao fogo uma lata de leite condensado, a mesma medida de leite com uma colher bem cheia de maizena diluída, uma colher rasa de manteiga e uma colher de chá de essência de baunilha e umas 50g de chocolate branco ralado. estará pronto assim que engrossar.


As pizzas doces fizemos meia maçã com canela, meia romeu e julieta, com a goiabada e o catupiry e uma inteirinha de morangos com chocolate.

Eventos tradicionais, como pizzas em um sábado a noite, pedem gestos tradicionais para acompanhar e portanto, não poderíamos deixar de servir as pizzas nos pratos de feijoada. Tradição exclusiva daqui de casa.


Não tem um motivo especial para isto, mas tradição é assim, a gente faz sem discutir.

Falando em tradição, há algo mais tradicional do que a preguiça profunda depois de comer bem?

7 comentários:

  1. Foi uma ótima oportunidade para alguns seguidores do blog participarem do momento gastronômico ao vivo e a cores.
    Foi muito divertido.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. O legal destas fotos é a foto da pizza no prato escrito feijoada

    ResponderExcluir
  3. Longa história Sheynita. Qualquer dia conto de onde veio essa tradição familiar... hehe

    ResponderExcluir
  4. Alguns seguidores do blog? Ao vivo? Pq não fui convidada, adoro redondas caseiras! Humpf! rsrsrs. Fiquei com água na boca. Há muito tempo não fazemos pizzas por aqui. Bjos pra vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nivia... nossa... isso faz tempo... rs

      sábado é o dia oficial da pizza, bora animar-se e preparar umas redondas ;)

      Excluir
    2. Verdade, não tinha atentado pra data rsrs. Ainda assim, sou seguidora do blog. Humpf! rsrsrs.

      Excluir
    3. Justo, fica registrado que estamos devendo um convite... pagaremos em breve... pode cobrar... rs ;)

      Excluir