sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Confraria de Mulheres

Mês passado, na revista Gula, li uma matéria sobre uma degustação de vinhos só para mulheres. Como a jornalista descreveu: "uma verdadeira peruagem enogastronômica".

Me interessei na hora, conhecer um pouco mais de vinhos, justo agora que acabei de ler um livro sobre enologia, e aproveitar um jantar de alta gastronomia, só poderia ser uma excelente idéia.

Convidei minha irmã, que assim como eu também demonstrou interesse imediato e pronto. 

Liguei para a Ville du Vin, que é o local onde ocorre a degustação, e falei com a Ana Carla, que de maneira muito atenciosa me passou todas as informações necessárias e mostrou-se super receptiva e empolgada para nos receber. Contou que além do jantar e da degustação dos vinhos, sempre há um tema feminino a ser abordado na noite e me enviou o convite por e-mail, onde dizia que teríamos uma noite espanhola.

Para apresentar e contar um pouco da história dos vinhos que seriam servidos, Juan Rodriguez, proprietário da importadora Península, e sim, o irmão da Pepita Rodriguez.

A noite começou de forma bastante descontraída, e o Juan começou a contar a história da vinicultura espanhola e sua importância. De como a Espanha foi o primeiro país a exportar vinho e basicamente falou bastante sobre a superioridade dos vinhos espanhóis em relação aos franceses e italianos.

Fica na sugestão para as próximas degustações uma noite francesa e uma italiana, para podermos conhecer todas as versões antes de tomar uma posição. Afinal, é importante conhecer todos os lados de cada história, não?

De qualquer forma, no primeiro gole do primeiro vinho, me senti tentada a comprar a idéia e levantar a bandeira dos vinhos espanhóis.

Esse primeiro vinho foi o Castaño Monastrell. 100% uvas Monastrell, de clima mediterrâneo, bastante intenso, com aroma frutado e extremamente saboroso.


Para acompanhar o vinho, uma autêntica tortilla. Feita de forma primorosa com ovos e batata.


O segundo prato da noite foi uma deliciosa polenta com ragu de cordeiro. O ragu estava perfeito, mas me impressionei com a polenta, e o chef Duh Cabral gentilmente deu algumas dicas revelando parte de seu segredo.

No preparo, além do caldo de legumes ou frango ele adiciona leite ao invés de água, e acrescenta também algumas ervas aromáticas.

Cremosa, saborosa e na minha opinião mais suave do que a polenta tradicional. Com certeza essa dica testaremos aqui em casa na próxima vez que fizermos polenta. 


E claro, acompanhamos a polenta com o segundo vinho da noite, o Sierra Cantabria Cosecha. Mais suave do que o primeiro, mas também muito aromático e saboroso, vermelho intenso e brilhante e muito bem harmonizado com o prato.


O terceiro prato da noite foi o bacalhau a Pil Pil. Segundo o Juan esse prato de origem basca é o responsável pelo maior número de estrelas Michelins do mundo estar concentrado entre os restaurantes desta região. Confesso que não conferi a informação, então a Michelin eu não sei, mas que eu na minha humilde opinião, dei muitas estrelas para o prato, isso sem dúvida.

Basicamente bacalhau e azeite, mas para o preparo é necessário mexer o tempo inteiro e isso faz com que o azeite forme um molho cremoso.

O bacalhau estava no ponto perfeito, e tão apetitoso que não aguentei esperar para tirar a foto, tive que roubar uma lasquinha dele antes.

O vinho que acompanhou o prato estrelado foi o Viña Sastre Roble, um vinho envelhecido, onde pode-se sentir o aroma de baunilha e madeira, e tem cor cereja muito intensa além de ser quase opaco.

Mas o bacalhau tinha um sabor tão intenso que se sobrepôs a ele, então não consegui perceber muito deste, que na opinião do Juan era o melhor vinho da noite. Acho que serei obrigada a prová-lo novamente, e só parar de prová-lo depois que conseguir perceber a baunilha e a madeira.


Para encerrar a noite um vinho de sobremesa, branco, muito frutado e extremamente doce, o Moscatel de La Marina que inclusive foi utilizado no preparo da salada de frutas.

Lembra que além do jantar e dos vinhos a proposta desta confraria também inclui temas femininos?

Pois é, nessa noite estavam lá algumas representantes da Oligoflora, um centro de estética e bem estar próximo a Ville du Vin.

Elas falaram um pouco sobre a Oligoflora e seus tratamentos diferenciados e sortearam para as presentes peelings de diamante e cristal além de oferecerem descontos.

Adivinha quem ganhou o peeling de cristal?
Claro, a pessoa que vos escreve.

Saí de lá inebriada com tantos aromas e sabores e ainda mais, com este presente super especial.


Agora preciso ligar para lá e agendar o peeling.

E pensar que tudo isso foi apenas uma terça-feira a noite...

2 comentários:

  1. Olha só!!
    Meu, peguei o costume de primeiro ler tudo, lá no e-mail, e depois vir e conferir as fotos... Dá um toque de surpresa, sabe?! kk
    Meu, dos vinhos fiquei com vontade de provar o Moscatel, claro.
    E tinha esquecido de comentar, no e-mail, putz Rê, que master o peeling, hein?! Se for bom depois vc me fala!
    A HMC, aquela agência que fiquei 2 semanas só, lá na Berrini, sabe? Eles atendiam a Oligoflora... mera observação! hauahua
    bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Dividir os pequenos grandes prazeres da vida com pessoas queridas e especiais não tem preço. Ambiente agradável, pratos impecáveis, simpatia de todos os lados, vinhos surpreendentes e, o melhor: a liberdade de quebrar a rotina e se presentear em plena terça-feira. AMEI =)

    ResponderExcluir