terça-feira, 21 de setembro de 2010

Miscelânia Cultural

Lembra aquela história de digitar as mais de 900 receitas até o fim do mês?

Pois é, a meta foi suspensa por tempo indeterminado.

Explico.

Semana passada prendi o dedo na porta do carro, e portanto a digitação está bem comprometida. Mas, só foi suspensa, não desisti do projeto não.

Deixando essa história de lado, vamos a algumas receitinhas.

Outro dia estava aqui em casa pensando em um cardápio para o jantar e fui dar uma espiada no freezer para ver se achava uma luz.

Foi aí que encontrei um pouco daquele hambúrguer de lombo que fizemos no almoço do post junk food. Ele não estava no formato de hambúrguer, isso facilitou também para que eu pudesse incrementar as coisas.

Comecei o jantar com uma salada leve, de alface crespa, morangos e tiras de palmito. Para dar uma crocância coloquei algumas castanhas de caju. Temperinhos básicos, azeite e vinagre balsâmico.


Para o prato principal comecei descongelando a massa do hambúrguer de lombo. Então peguei algumas porções dessa carne e recheei com fatias de mussarela de búfala e azeitonas pretas picadas, um pouquinho de orégano e pronto.

Deixei porções grandes, mais ou menos do tamanho de dois hambúrgueres, como um polpetone. Passei esses polpetones no ovo e na farinha de rosca, e levei ao forno com um pouquinho de azeite.

Enquanto isso, aproveitei para fazer um arroz branco de acompanhamento e o molho dos polpetones.

Em uma panela fritei alho e cebola no azeite e depois acrescentei cogumelos paris frescos fatiados e 4 tomates sem pele picados.

Coloquei um pouquinho de água fervente para formar o molho e claro, sal, orégano, um pouquinho de manjericão, pimenta do reino, uma pimenta dedo de moça e um pouquinho de pimenta calabresa.

Confesso que carreguei na pimenta, propositadamente.

Tirei os polpetones do forno e os coloquei na mesma frigideira onde estava o molho, até a hora de servir.


O título do post entra aí,  chamei esse prato de polpetone au poivre, por causa obviamente da pimenta. Uma miscelânia cultural entre França e Itália que deu muito certo.

Para completar a miscelânia, o prato foi regado ao vinho argentino Malbec Latitud 33, bastante frutado e de sabor marcante que combinou muito bem com o sabor picante do prato.

E claro que para servi-lo usamos um dos nossos brinquedinhos novos. O corta gotas funcionou perfeitamente, e a foto ficou um charme não? Dá para ver a cor e o brilho desse vinho.


O corgumelo ficou um pouquinho escuro, só depois de fazer o molho é que fiquei sabendo que usar suco de limão evita que isso aconteça, mas é uma questão de aparência, não de sabor.

Para quem estava sem idéia de cardápio, olhar o freezer foi uma verdadeira fonte de inspiração. Vou fazer isso com mais frequência.

Evita desperdícios e faz surgir muitas boas idéias.

2 comentários:

  1. hummm deu vontade de tomar o vinho!
    Rê, dá uma olhada na internet e procura: Expo São Roque 2010. Lá tem uma expo anual, não lembro o nome ao certo, mas o tema e alcachofra e vinho. Lá, tem a pisa da uva, barracas de comidas diversas, 2 restaurantes que fazem pratos à base de alcachofra (risoto, lasanha, empanado, etc etc), além de quiejos e vinhos para vender no local, com descontos de acordo com as quantidades adquiridas (vinhos).
    Vale à pena para vcs que têm consumido mais vinhos!
    Fui ano passado e quero ir novamente!
    Acaba sendo uma viagem curta, um passeio em família gostosinho e um dia bem diferente.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. É, esse eu também fiquei na vontade : (

    Estão ficando profissionais, ehn? Arroz na forma pra apresentação e outros trics trics. Uau!!!

    ResponderExcluir