terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ratatouille by Leo

Poucas, muito poucas receitas digitadas. Mas se eu estou desanimada na digitação, pelo menos meu cunhado continua empenhado na atualização do blog.

Nada como trabalho em equipe. ;)

Ratatouille


2010 tem sido um ano bastante cansativo. Muita pressão no trabalho; muitos trabalhos para a faculdade. Neste feriado prolongado de sete de setembro ficarei mergulhado em meu Trabalho de Conclusão de Curso. Por isso, qual foi o combinado? Eu estudo, ela viaja...

Antes disso, porém, porque não uma comidinha leve para curtir um pouquinho antes do feriado? Portanto, resolvi, na última quinta-feira, preparar um ratatouille, que é um prato clássico francês (e muito simples) de vegetais assados.

Tirei a receita do site ( http://www.heavenskitchen.com.br/ ). É um prato muito conveniente, pois pode ser servido tanto quente quanto morno. No meu preparo, substituí os aspargos frescos, muito difíceis de serem encontrados nesta época do ano, por cogumelos paris.

Cortei uma berinjela, uma abobrinha e três tomates em rodelas finas. Fatiei uma porção (dez unidades) de cogumelos paris e embebi em molho shoyo. Reservei.

A seguir, dourei um alho fatiado finamente e uma cebola cortada em meia lua em um pouco de azeite. Depois acrescentei uma lata de tomate pelatti (tomates inteiros sem pele e sementes) e um cubo de caldo de carne (esfarelado manualmente). Deixei reduzir por cerca de dez minutos.

Coloquei o molho em uma travessa e fui deitando as rodelas de vegetais (tomates, abobrinhas e berinjelas) alternadamente, por cor, para dar um visual bem colorido. Depois de cobrir por inteiro o molho, temperei com uma pitada de pimenta calabresa (cuidado para não exagerar!) e sal. Então, espalhei os cogumelos por cima de tudo e reguei generosamente com azeite de oliva. Por fim, cobri a travessa com papel alumínio e levei ao forno médio por 40 minutos.


Enquanto esperava o ratatouille ficar pronto, como entrada, minha esposa fatiou um pouco de queijo brie (após retirar sua capa branca) e serviu com mel, algumas amêndoas torradas e fatias de pão italiano integral. E claro que começamos a degustar um delicioso e muito aromático vinho branco nacional (Salton Volpi) de uva gewustraminer que nos acompanhou até o final da noite!

Um comentário:

  1. Simples e fantástico, mas já estou ficando com ciúmes dessa Heaven, unpf :(

    ResponderExcluir