quinta-feira, 16 de setembro de 2010

L'Entrecôte de Paris

Nada como uma folga da cozinha para aproveitar e conhecer novos sabores e encher a cabeça de idéias.

Desde que descobri o L'Entrecôte de Paris estava morrendo de vontade de conhecer.

É um restaurante onde o conceito é ter um único prato. Ao escolher o restaurante o prato já está definido, basta escolher a bebida, o ponto da carne e a sobremesa.

Chegamos ao restaurante por volta das 13h, e estava bem tranquilo. Calmo a ponto de conseguir escolher mesa e poder sentar na varanda com ar condicionado em um ambiente agradabilíssimo. Bem diferente da primeira tentativa que fizemos, quando chegamos tarde e acabamos desistindo por causa da longa espera. Dessa vez estávamos preparados, fizemos reserva e chegamos cedo.

O atendimento foi impecável.

Começaram o serviço com o couvert, alguns tipos de pães e antepastos. O pão de ervas faz valer a pena não dispensar o couvert.

Na sequência chegou a bebida. Uma cerveja Tcheca chamada Czechvar, meio impronunciável, mas muito saborosa. O amargo dela é bem marcante, mas ao mesmo tempo é suave. Não sei descrever, mas sei que vale a pena provar.


Depois nos serviram a salada. Muitas folhas, nozes, tomate e um molho de mostarda dijon com toque picante.


Em seguida o garçom perguntou o ponto da carne e fez uma anotação na mesa que achei bem interessante e evita confusões. Se bem que na nossa mesa não teria briga, todos escolhemos ao ponto, por isso tantos "ps" marcados na toalha.


Enfim o prato. Um suculento entrecôte fatiado, servido com fritas e recoberto com o molho secreto, composto de mais de 21 ingredientes em fina harmonia.

Dava para sentir o sabor de muitos ingredientes e especiarias no molho, mas incrivelmente eles não brigavam entre si, cada um foi muito bem dosado para complementar o outro e criar um sabor único. E deu certo. Concordo com eles, com um prato tão bom assim no cardápio, quem precisa de outros?


E quando tudo caminhava para um almoço agradável e prazeroso onde todos estavam mais do que satisfeitos, chegaram as sobremesas e conseguiram nos encantar e surpreender ainda mais, tanto por suas apresentações delicadas quanto por seus sabores impecáveis.

Uma Torre Eiffel desenhada com canela em cima do mil folhas não encontra-se em qualquer lugar.
Alíás, mil folhas não Mille-Feuilles Eiffel de doce de leite, super crocante e muitíssimo bem recheado. Meu cunhado que o diga...


Eu escolhi o Le Cigar de Café com Baileys. Canudinhos crocantes, recheados de um creme suave de café, com castanhas na ponta e acompanhado de uma dose de Baileys. Incrível, eu sou suspeita para falar porque sou fã desse tipo de doce, mas já provei muitos e nunca um com uma massa tão fina e crocante. Um trabalho muito delicado com lindo resultado.


Minha irmã e minha mãe dividiram um creme brûlée. Confesso que não resisti, e tive que bater com a colher para quebrar um pedaço da casquinha. Creme brûlée dispensa comentários, não?


Fica a sugestão, programe-se, faça reservas, chegue cedo. Isso evita aborrecimentos e espera e o que resta é aproveitar o melhor que um lugar tão charmoso quanto este pode oferecer.

Teria um jeito melhor de terminar um fim de semana?

7 comentários:

  1. Rê! Que espetáculo!!
    Deve ser caríssimo, não?!
    Adoro saladas como essa...
    O molho do prato parece bem apetitoso! E das sobremesas achei a sua a mais bonita e apetitosa, embora a outra tenha o charminho da torre. kk
    Humm delícia!
    Chiques vcs, hein?! haha :)

    ResponderExcluir
  2. Quando tudo que esperávamos do lugar parecia já ter se concretizado chegam as sobremesas! Espetáculo. Adorei = )

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata, agradecemos muiiito pela linda matéria em seu blog. Iremos replicar no facebook e em outros canais sociais! Parabéns e continue sempre dedicada na arte de nosso laboratório pessoal: a cozinha!

    Um abração da equipe do L'Entrecôte de Paris.

    Rodrigo Ferreira
    Sócio/Proprietário

    ResponderExcluir
  4. Parece até que vc fotografou um dia comum na casa de meu amigo Ricardo M...

    Parabéns! Deu água na boca!

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz Rodrigo por ter gostado do post, com certeza vcs conquistaram uma fã e pode ter certeza que estarão na minha lista de indicações ;)

    Aluizio, se esse é um dia comum na casa de seu amigo Ricardo M quero ser convidada a participar.. hehehe

    ResponderExcluir
  6. Hummm, que delícia! Também tenho um blog de dicas gastronômicas e depois de ver essas fotos, com certeza o L'Entrecôte de Paris será um dos próximos restaurantes a visitarmos!

    Abraços,
    Paula

    ResponderExcluir
  7. olá Paula!
    Seja bem vinda, e não deixe de visitar o L'entrecote mesmo, depois vou querer saber as suas impressões.

    Abs

    ResponderExcluir