terça-feira, 31 de agosto de 2010

Vó Ig

Finalmente saiu o encontro culinário com as receitas da vó Ignez.

E sinceramente?

Puro gosto de infância com uma pitada de nostalgia e uma boa dose de saudosismo.

Cardápio:

Entrada: Salada de agrião e tomate
Prato Principal: Polenta e galinha caipira no molho
Sobremesa: Ovos Nevados

A entrada é muito básica. Lavar o agrião e rodelar os tomates. O segredo está em conseguir encontrar aquele agrião bem verdinho e ardido.

De tempero, sal, azeite e vinagre balsâmico.

Como minha irmã sempre diz que os tomates sorriem, eu diria que tivemos uma salada deveras feliz.


A galinha caipira é a parte complicada.
Complicada porque o primeiro passo é ir em uma avícola, e escolher no galinheiro qual "cocoricó" mais lhe agrada. E então levá-la para casa depenada e limpinha.

Morar na cidade tem dessas coisas. Perdemos o elo de fatos simples. As galinhas que botam ovos e cacarejam costumam estar muito distantes daquele franguinho congelado que compramos no mercado. Mas é só uma questão de costume, eu acho...

Apesar do pesar devo confessar que o sabor de uma galinha caipira é sensacional. Incomparável com as compradas em açougues e mercados.

A carne é mais escura, mais firme e com sabor muito mais intenso, similar talvez a carnes de caça.

Enfim, depois de comprar uma autêntica galinha caipira precisamos prepará-la a altura.

A galinha estava cortada em pedaços e temperamos com sal, alho, pimenta do reino, pimenta vermelha, azeite e vinho branco seco. Deixamos marinando durante a noite.

No dia seguinte... em uma panela de pressão colocar azeite e fritar bem até que fique dourada. Com aquele aspecto que dá vontade de comer do jeito que está.


Nesse ponto acrescentar 1 cebola picada e cobrir com água fervente e 1kg de tomate sem pele batido no liquidificador.

Fechar a panela e esperar que ela faça seu trabalho. Isso demora cerca de 1 hora, ou até a carne ficar macia, esse tempo pode variar.

Depois de tudo bem cozido acrescentar salsa e cebolinha (lógico que elas não ficariam de fora) e corrigir o sal se necessário.

Deixamos no fogo para dar mais uma apurada no molho enquanto preparamos a polenta.

Minha vó era descendente de italianos, e fazia uma polenta sem igual, e pasmem, em 10 minutos e na panela de pressão, sem sofrimento.

Em uma panela coloque 6 xícaras de caldo de galinha e 1 colher de manteiga. Assim que levantar fervura acrescente 2 xícaras de fubá diluídas em 3 xícaras de água fria. Mexa bem até começar a engrossar, tampe a panela e espere pegar pressão. Quando começar marque no relógio 10 minutos.

Tire do fogo e acrescente 2 colheres de parmesão ralado e mexa. Cuidado, no fundo às vezes fica uma crosta que é um pouco amarga, então na hora de mexer, faça de maneira delicada para não misturá-la à polenta e estragar a receita.

Tudo pronto, basta servir. E aí na hora de servir a polenta existem várias opções, colocar calabresa, mais queijo, carnes variadas, agrião, enfim... o que mais lhe apetecer.

No caso acompanhamos,obviamente, da nossa galinha caipira.











Assim que provei fui imediatamente teleportada para 20 anos atrás, onde eu estava em pleno domingo sentada no carpete da sala da casa da minha vó com o prato apoiado na mesa de centro provando aquele tempero que era uma verdadeira explosão de sabores.

Tudo muito bom, até que chegamos aos ovos nevados.

Lembra que eu comentei que sobremesa não era o forte da minha vó?
Pois é... das duas uma, ou nós aqui em casa também não mandamos muito bem nos doces, ou esses ovos nevados são assim algo um tanto quanto esquisito mesmo.

Primeiro tem que fazer um creme de ovos.

Coloque 4 gemas em uma travessa junto com 1 xícara de açúcar e bata bem até que fique bem claro e cremoso.

Em uma panela coloque 1/2 litro de leite e algumas gotas de essência de baunilha. Leve ao fogo até ferver. Apague o fogo e tampe a panela.

Em banho-maria cozinhe a mistura de gemas e açúcar e aos poucos acrescente o leite fervido mexendo sempre.

Cuidado, se passar do ponto ele pode talhar, aliás, foi o que aconteceu no domingo.

Para saber o ponto mergulhe uma colher no creme e passe o dedo nas costas da colher, se o risco que você fez com o dedo permanecer bem delineado é porque ele já está consistente o suficiente.

Deixe o creme esfriar e enquanto isso prepare as "neves".

Bata 4 claras em neve com uma pitada de sal até que elas fiquem bem firmes e então acrescente o açúcar bem devagar. Para saber o ponto basta colocar um pouco das claras entre os dedos, quando não der mais para sentir o granulado do açúcar já está pronto. Bate bastante mesmo e fica bem cremoso.

Ferva bastante água em uma panela e então modele, com o auxílio de duas colheres, as claras como se fosse um bolinho e coloque na água fervente.

Depois de ferver um minuto, retire com uma escumadeira e coloque no creme frio.


Assim... muito gosto de ovo, a textura das neves não agradou, nosso creme estava talhado, o que também não ajudou nada a sobremesa. Digamos que com certeza esta sobremesa nem irá concorrer ao melhores do ano.

Ficou bem característico.
Almoço sensacional e sobremesa meio frustrante.

Valeu para comer bem e matar a saudade.

Agora começam os preparativos para o próximo encontro. Sem data ainda, nem tema definido.

Talvez façamos um almoço vegano após uma manhã de yoga no quintal, passar um domingo zen para começar uma boa semana... quem sabe?

Como sempre, basta achar boas receitas para testar.

2 comentários:

  1. Polenta com frango sensacional. Alguém vai ter que se dispor a uma aproximação com as coisas da roça e comprar mais vezes essa galinha autêntica e não o genérico, né mãe - kkkk. Impressionante a diferença!

    ResponderExcluir
  2. Esse vega vai ser interessante, Rê...
    Ai ai, aqui no estacionamento do Pão de Açucar, acho que as 7 da matina, tem um grupo de terceira idade que fica aí fazendo alongamento... auhaua
    lembrei deles, agora! hauhaua
    Bjo

    ResponderExcluir