Quando viajo, não me contento em conhecer os lugares, ver belas paisagens e curtir o clima, preciso também me familiarizar com sua típica culinária.
Fim de semana passado, fugi um pouquinho do calor, e corri para Campos do Jordão. Onde estava deliciosa e inacreditavelmente frio a ponto de me permitir dormir de cobertor e edredon e usar blusa de lã para conseguir permanecer no agradável bar da Baden Baden enquanto provava suas saborosas cervejas.
Mas, cervejas e detalhes da viagem podem ser conferidos no Mulheres e Cerveja. Aqui estamos para falar de gastronomia, e o tema deste post são as trutas. Um delicioso e suave peixe de rio, de carne bem branca e sabor delicado.
Em todos os restaurantes que paramos por lá havia várias opções, é realmente um prato típico da região que merece ser apreciado.
A primeira versão que provei foi com hortelã, acompanhada de brócolis e arroz. Sugestão do chef do Bar Mercearia Campos.
Achei surpreendente a combinação da hortelã com o peixe e a manteiga. Fiquei com muita vontade de testar essa mistura em outras receitas com peixes de sabor leve. Talvez uma pescada branca no forno em papelote com hortelã e manteiga, com algumas gotinhas de limão.
Foi sem dúvida uma combinação muito feliz que merece ser explorada.
Mas, se é um prato típico e já aprovado, não poderia provar apenas uma receita, certo?
Essa segunda experiência gastronômica da viagem foi no próprio bar Baden Baden, onde pudemos testar algumas harmonizações sugeridas com as cervejas. Já que a Baden Baden é considerada a 1ª cerveja gourmet do Brasil.
Foi acompanhada de legumes e batata sauté e servida com molho de amêndoas e alcaparra.
Mais uma vez uma feliz mistura de sabores. As amêndoas além de conferirem um leve adocicado, ainda trouxeram mais vida por sua crocância, e as alcaparras tornaram o sabor bem marcante, sem esconder o peixe e claro, tudo regado por muito azeite.
Pena que o fim-de-semana tem apenas dois dias e por isso só pude provar essas duas receitas, mas por lá existem tantas opções que seria possível comer truta todos os dias por meses sem ter que repetir um prato.
Tudo bem, com apenas dois deles já deu para voltar para casa cheia de idéias para criar as minhas próprias versões.
Afinal, criar as próprias receitas para dividir com os amigos é sempre a parte que realmente nos interessa.
hum... tá com uma cara ótima esse peixinho!
ResponderExcluirMenina, não só a cara, estavam realmente muito bem preparados e deliciosos... ;)
ResponderExcluir