quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dia de verão

Eu e o verão não vivemos exatamente um caso de amor. Quanto mais calor, menos vontade eu tenho de me mover por qualquer motivo, até os que incluem forno e fogão.

O corpo parece pesado e fico sem vontade de nada, inclusive de comer. Mas como vovó já dizia, saco vazio não pára em pé, então busco alternativas de comidinhas leves para degustar.

Falar em coisas leves automaticamente remete às saladas e grelhados, mas uma refeição completa precisa também de uma boa dose de carboidratos. Afinal eles ajudam a recarregar as energias e, quem sabe, podem me fazer inclusive conseguir sair debaixo do ventilador.

A solução encontrada foi fazer uma salada de macarrão. Onde pude acrescentar o máximo de ingredientes que encontrei e achei que poderiam combinar entre si e servir tudo fresquinho. 

Comecei cozinhando um pouco de farfalle (o macarrão gravatinha), depois de cozido, escorri, passei no azeite e reservei.

Puxei cogumelos paris fresco no azeite, com bastante limão. Reservei também. Piquei tomates, fatiei escarola bem fininho e piquei azeitonas pretas. Quando o macarrão e o cogumelo não estavam mais quentes, misturei tudo.

Grelhei filés de frango e depois de bem fritinhos fatiei em tiras largas que coloquei sobre a salada.

Para temperar preparei um molho com folhas de manjericão amassadas, bastante queijo ralado, suco de limão, sal e azeite. Vi esse molho no "show de cozinha do Jamie Oliver" e estava com vontade de experimentar.


A montagem do prato também foi inspirada nele, ou seja, um grande amontoado de ingredientes.

Ficou muito bom. Além de leve, tinha a mistura de sabores e texturas, fazendo deste prato uma refeição completa. O limão junto com as folhas de manjericão deram um aroma incrível e não havia como não perceber o frescor que exalavam.

Ideal para os dias quentes. Capaz de deixar até alguém como eu, que não se entende com o calor, muito feliz.

Agora, sobremesa de dia de verão, nem precisa pensar muito, né?

Sorvete, claro. Com direito a cereja e farofa doce.


Após tudo isso,  foi inevitável, voltei para debaixo do ventilador e continuei reclamando da intensidade do verão, mas pelo menos agora muito mais satisfeita e cheia de idéias para receitinhas leves que combinem com os dias mais quentes do ano.

2 comentários:

  1. A cereja tá parecendo o Come-Come (Pacman)kkk
    E eu adoro salada de macarrão frio, não de self service, que mtas vezes ficam com cheiro (qdo não, gosto) de comida passada... kkk e mosquinhas em cima kkkkkkk
    É um prato ótimo qdo vc vai viajar em turma, pra praia, sítio e etc... :)

    ResponderExcluir
  2. Sempre me sinto 'trapaceando' a proposta saudável da salada quando coloco macarrão, queijo e muitos molhos.
    Mas que fica bom, ah isso fica.
    E, se a intenção é fugir do calor, então PERFEITO! : )

    ResponderExcluir