sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

“Batuque na cozinha, Sinhá num qué, por causa do batuque eu quebrei meu pé”

by Erika

Há muito tempo os programas de culinária permeiam a programação televisiva. Lembro quando criança de achar engraçado o alvoroço da minha avó tentando conciliar o preparo do almoço com o programa da Ofélia. Sobrava pro Vovô anotar os ingredientes e prestar bastante atenção no modo de preparo para depois explicar para a Vovó – imagina o resultado – rsrsrs. 

A Ofélia como culinarista experiente, passava altas dicas pras donas de casa, além de trazer novidades e ajudar na difícil tarefa de escolher cardápios pro dia-a-dia.

Hoje a coisa mudou, o que temos na TV é uma infinidade de Chefs ultra habilidosos, que lançam mão de todo o tipo de pirotecnia e fazem uso dos mais exóticos ingredientes para produzir pratos sofisticados.

Os programas de culinária têm outro foco, nada de donas de casa querendo uma receita prática de torta de liquidificador ou uma gelatina colorida para agradar os pimpolhos em férias, mas homens e mulheres jovens que buscam na culinária um hobbie e querem, com seus pratos inusitados, impressionar os amigos e os amados.

Vá lá, na contramão de tudo isso que escrevi temos a Palmirinha, mas o CQC já cuidou de transformá-la em cult.

Bem, o marido não é daqueles que viam a Ofélia quando criança, mas hoje acompanha os Olivers, Anquies e Toisgros com bastante interesse. Sorte a minha, porque além de assistir aos programas ele costuma encafifar com algumas receitas e reproduzi-las com muito esmero.

Taí o atum em crosta de gergelim que não me deixa mentir. Resultado de um sábado chuvoso na frente da TV vendo o "Que Marravilha".


Atum em crosta de gergelim com salada de couve-flor.

Envolva o lombo de atum em um preparo de gergelim preto e branco, clara de ovo e sal para temperar. Utilize papel alumínio para pressionar bem a crosta no peixe. Grelhe ligeiramente em frigideira com azeite, mantendo o centro do lombo cru. Corte em postas altas.


Para a salada corte a couve flor em pequenos pedaços frite ligeiramente na mesma frigideira que fritou o peixe. Para o molho misture um pouco de alho, molho de soja, suco de limão, óleo de gergelim, mel e gengibre ralado (cuidado com o gengibre que fica bem forte).


Loosho só!!!

O óleo de gergelim dá um sabor bem oriental pro prato. E me surpreendi com a crocância da couve flor bem al dente.


Acompanhamos com um vinho branco espetacular Alma Negra da uva Viognier, recomendo.


Um brinde aos novos tempos em que homens na cozinha dão um show!!

Ah, o título do post era a música tema do programa da Ofélia.

Monte o prato com as postas de peixe e a salada no meio.

2 comentários:

  1. Mais um da sessão deixar a irmã/cunhada com água na boca.

    Já entrou para a lista de débitos... ;)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu não estou tãaaaao acostumada assim com peixe, sabem?! Mas ficou TÃO bonito, que penso em tentar fazer aqui, numa porção beeem reduzida, mais pra eu provar, junto da Livinha.
    Aliás! Ela adora essa musiquinha kkk
    A última foto ficou digna de revista, viu?!
    Mto bom! O texto tb! ;)
    É isso aí, Érika! Fica lá sentadona, anotando vc os ingredientes! kkkkkkk :P bjinhos

    ResponderExcluir