quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Gastronomia Doméstica's Show

Queridos leitores, queridas leitoras, estamos aqui hoje para mais uma receitinha que irá deixar a sua vida mais gostosa.

Sabe aquela visita inesperada? Aquele fim de tarde com as crianças, ou no começo de mais um maravilhoso dia cheio de possibilidades?
 
Pois então meus caros, minhas caras, algo doce e simples que você poderá fazer rapidamente e com isto conquistar merecidos elogios e um ambiente familiar leve e descontraído.
 
Faremos hoje um bolo de cerveja com canela.
 
 
Você irá precisar dos seguintes ingredientes para a massa do bolo:
 
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de cerveja
1/2 xícara de água
1/4 de xícara de óleo (canola ou milho)
4 ovos
e 1 colher (sopa) de fermento em pó
 
 
Para o mesclado de canela precisaremos de:
 
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó
1/2 colher (chá) de noz moscada
 
 
Não esqueça da farinha e da manteiga para untar a forma.
 
 
Olha só como esta receita não dá trabalho nenhum, sujaremos apenas uma forma de bolo inglês, uma travessa, o liquidificador e uma peneira.
 
 
Agora não há desculpas amiguinho, amiguinha, mãos à obra começando com o preparo da massa do bolo.
 
Em um liquidificador coloque o óleo, o açúcar peneirado, os ovos e a água. Uma dica importantíssima, é sempre retirar a pele que envolve a gema do ovo. É isso mesmo meus queridos, minhas queridas, retire essa película em torno da gema e diga adeus às receitas com cheiro forte de ovo.
 
Cara feia para o aroma de seus bolos, nunca mais.
 
 
De volta à nossa receita do dia, deixe tudo bater no liquidificador muito bem, cerca de 3 minutos. Delicadamente acrescente esta mistura a uma travessa onde a farinha e o fermento devem estar já peneirados.
 
 
Misture com calma em movimentos circulares, somente quando estiver completamente uniforme junte a cerveja e mexa mais uma vez.
 
A cerveja ajudará na fermentação do bolo e o deixará mais leve sem afetar em nada o sabor.
 
Reserve a massa e prepare então o mesclado.
 
Para o mesclado, basta misturar todos os ingredientes e reservar.
 
Unte a forma e pré-aqueça o forno à 180º.
 
Despeje metade da massa na forma, polvilhe com todo o mesclado de canela e cubra com o restante da massa. Agora é só levar ao forno e esperar cerca de 40 minutos para ter um bolo lindo, macio, aromático e muito saboroso.
 
 
Para acompanhar uma deliciosa xícara de café passado na hora, fresquinho, fresquinho.
 
 
Outra sugestão minha colega, meu colega é sempre deixar umas raspinhas de limão para quem quiser colocá-las no café. Eu a-do-ro, mais do que isso, gosto também de colocar umas gotinhas de essência de baunilha no pó de café.
 
 
Meu amigo, minha amiga, não adianta admirar a foto, corra para a cozinha agora mesmo e comece os preparativos. E claro, não deixe de nos relatar como foi sua experiência e de acompanhar as peripécias culinárias do Gastronomia Doméstica aqui no meu, no seu, no nosso blog que é feito com todo carinho e dedicação sempre na intenção de deixar todo sabor ainda mais especial.
 
 
Até breve com novas histórias gastronômicas.
 
OBS: A receita do bolo foi tirada da revista Ana Maria, mas como sempre, foi feita contando com algumas liberdades poéticas.

Um comentário:

  1. HAHAHA,

    Acho que esse post foi escrito pela PALMIRINHA, né coleguinha?

    Adorei.

    ResponderExcluir