quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dois pastel e um chopps

Como criança em loja de doces. É esta a sensação que eu tenho todas as vezes que resolvo passear pelo Mercado Municipal de São Paulo, Mercadão para os intímos.

É simplesmente o paraíso dos apaixonados por gastronomia. O lugar onde se encontra tudo, até o que nem se imagina.

Lavanda seca, favas de baunilha, extrato de baunilha orgânico, nozes pecan agridoces, frutas secas diversas, castanhas das mais variadas e os queijos. Ah! Os queijos... uma infinidade deles.

Feta, de cabra holandês, grana padano, brie, camembert, gorgonzola, fresco, chanclix e sem esquecer do meu preferido, o queijo rambol com pistache, amêndoas ou damasco.


Há também as frutas exóticas, todas lindas, coloridas e perfumando o ambiente. Qualquer tipo de erva aromática, carnes, azeites, vinhos, cereais, temperos... resumindo: o lugar onde se concentra o maior número de ingredientes de altíssima qualidade por metro quadrado.

Além de exalar a tradição paulistana, com toda sua diversidade e sotaques.

Enfim, depois de percorrer seus corredores, provar muitas coisinhas aqui e ali, nada melhor do que parar para relaxar as pernas e abastecer o estômago.

Pastel de bacalhau para quem é de bacalhau e lanche de mortadela para quem é de mortadela. Sempre acompanhado de um bem tirado chopp black. Dessa vez optei pelo pastel e o chopp (assim mesmo no singular) no lugar que vende os mais famosos. O Hocca Bar que funciona ali desde 1952.


Massa crocante, recheio farto e azeite de primeira qualidade à vontade no balcão, tudo para fazer juz à fama que possui.

Fim do descanso, seguir o caminho para casa com a cabeça tão cheia de idéias quanto as mãos de sacolinhas. 

Chegamos então à melhor parte da visita ao Mercadão. Estar em casa e misturar tudo criando sabores fantásticos e inesquecíveis. Como os canapés de queijo de cabra, damasco e noz pecan agridoce.


Sugestão: faça uma tábua de queijos, frutas e castanhas e deixe cada um montar seu canapé com a combinação que preferir.

Harmonize com uma taça de vinho branco borbulhante, jogue as pernas para o ar, feche os olhos, dê um suspiro profundo, sinta a satisfação percorrer o seu corpo e perceba como a vida é bonita, é bonita e é bonita.

2 comentários: