segunda-feira, 7 de março de 2011

Le Castellet

Nada mais encantador do que chegar a um local que lhe traga boas lembranças. Foi exatamente esta a sensação que tive ao entrar no Le Castellet em Pinheiros.

Este charmoso bistrô já era bastante conhecido por sua longa existência na cidade de Paraty, onde era carinhosamente conhecido como a "creperia do francês". Justamente por serem os crepes o carro chefe da casa. E desde dezembro do ano passado mudou-se para a Vila Madalena (Rua Delfina 38/42).

Comandado pelo chef Yves Lepide, o bistrô tem todo um ar nostálgico, com uma decoração que junta diversos elementos da cultura e tradição francesas da região de Provence, como as cigarras (que estão representadas por todos os cantos) e é simbolo de sorte para eles.

Com atendimento acolhedor e super atencioso, com certeza quem for a primeira vez voltará muitas outras. Claro, isso sem falar das opções gastronômicas, que são de fato o ponto mais forte da casa.

Tudo é produzido pelo chef, desde os variados pães super frescos e servidos com o sensacional queijo de cabra temperado, e um saboroso paté de azeitonas pretas.


Até os azeites saborizados, que são um capítulo a parte. De lavanda, nozes, alecrim. Dão um toque todo especial aos pratos.


Lá existe a opção de buffet, e a la carte, mas como não poderia deixar de ser, quisemos matar a saudade dos crepes de Paraty. Aliás, o cardápio ainda é o mesmo de lá.


Todos os crepes são acompanhados de tomate com molho pesto e uma pequena tartelete de batatas. O crepe que pedi era com ingredientes dos mais simples, presunto, queijo e um ovo estalado bem no meio.


Um grande diferencial da casa é que os crepes são servidos abertos, o que deixa a apresentação dos pratos de despertar ainda mais o apetite.

O sabor da foto de cima era de camarão ao molho de vinho branco. E na foto de baixo o de queijo de cabra com nozes e mel.


Todos aprovadíssimos. Saímos de lá extremamente satisfeitas.

Outro detalhe importante, é que o chef circula pelas mesas e conversa com seus clientes. Hábito já conhecido dos clientes de Paraty. O que me faz crer que é o que garante a qualidade, sem falar de sua simpatia que é ainda mais um fator que faz ficar difícil ir embora de lá.

Tudo bem que a chuva torrencial que caía lá fora também contou para que prolongássemos nossa estadia.

Para finalizar o almoço o chef nos serviu um tipo de licor de uvas. Também produzido por ele e também de qualidade inquestionável. 


Como a chuva não parava, decidimos enfrentá-la. O que nem foi tão doloroso, já que fomos acompanhadas de guarda-chuva até o carro pelo próprio Yves, comprovando em mais esta atitude sua simpatia e preocupação com seus clientes.

Definitivamente um lugar para se sentir em casa.

4 comentários:

  1. conheço bem o yves e o restaurante dele em paraty
    e isso mesmo
    parabens estou anxioso de conhecer o novo restaurante na vila madalena

    eric ( pousada la cigale paraty)

    ResponderExcluir
  2. crepes me lembram Rennes/França (crepes e galetes)
    hummmmmmm licor de uva!! :)))
    delícia! Aqui do lado!
    Boa dica. Mas melhor ainda seria provar em Paraty. kkk

    ResponderExcluir
  3. Conhecemos Yves em Paraty, uma pessoa encantadora, e hoje somos clientes do restaurante em São Paulo. Não só os crepes, mas os outros pratos do cardápio são maravilhosos. Sem falar no ambiente, extremamente agradável e inspirador.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Lisa, preciso voltar lá ainda para provar os outros pratos, é que confesso que não resisto aos crepes... hehe

    ResponderExcluir