quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Atelier Gourmand

Desde que decidi assumir minha paixão por gastronomia venho me aprofundando no assunto. Buscando aprender técnicas, conhecer novos ingredientes, temperos e sabores, fazer muitos testes e lugares e claro, relatando cada experiência aqui no blog.


E já que estou aprendendo o b a ba da gastronomia achei que seria interessante assistir uma aula de culinária para conhecer a didática e pegar muitas dicas.

Me inscrevi na aula-almoço do Atelier Gourmand. Para quem nunca fez aulas é um excelente começo, por ter um perfil bem de escola mesmo, onde a professora-chef faz demonstrações e dá dicas e explanações sobre o modo de fazer, os alunos fazem anotações, analisam resultados e depois vão para casa estudar a matéria fazendo suas próprias experiências, com a vantagem de não ter a prova final. Rápido e indolor, não requer prática nem tão pouco habilidade e ainda pode-se vivenciar um clima agradável e uma refeição completa preparada com cuidado.

Escolhi o cardápio, liguei, confirmei presença e fui com minha mãe atrás dessa nova experiência.

O Atelier Gourmand é uma casinha discreta na Bela Cintra. Chegamos cedo, quase uma hora antes, graças a uma pequena confusão que fiz com o horário da aula. Tenho que prestar mais atenção a horários e caminhos, essas pequenas confusões andam muito recorrentes.

No horário certo, sem atrasos, a chef Camila Taquari veio nos chamar. Havia um total de 12 pessoas para a aula.

Quando entramos na cozinha a mesa estava posta e a entrada servida. Nos serviram o vinho e já podíamos provar enquanto a chef explicava com muita simpatia todos os pormenores e dava muitas dicas para o preparo do prato.

Era uma deliciosa salada de folhas de rúcula, com brusqueta de pão italiano coberta por berinjela, bresaola e mussarela de búfala, tudo regado com um delicioso molho feito de vinagre balsâmico de framboesa reduzido com caramelo de açúcar mascavo.


Logo na entrada já duas coisas me impressionaram, a bresaola e o molho.

A bresaola é um presunto de carne bovina seca muito magra, tipicamente italiana, suave e saborosa. E o molho da salada feito com caramelo de açúcar mascavo ficou extraordinário. O doce do caramelo quebra a acidez do vinagre que quebra o doce do caramelo, ou seja, sabores complementares que deixam uma simples salada com um toque sofisticado e surpreendente.

Na sequência, e sem perder tempo, a chef começou a demonstrar e explicar o prato principal. Assim como a salada era bastante simples, mas com várias sugestões de como tornar uma refeição comum em uma grande celebração à gastronomia.

Consistia em peito de frango recheado com espinafre acompanhado de abóbora.


A chef ensinou desde a melhor maneira para fazer o corte e facilitar o momento de rechear o frango até algumas dicas sobre o uso do estragão e da noz moscada.

O que me impressionou dessa vez foram as abóboras. Da mesma maneira que costumo fazer batatinhas aqui em casa, em uma grande forma com uma dose generosa de azeite e um pouco de sal grosso. Muito melhor do que batata, porque a abóbora é muito mais saborosa e com textura mais aveludada, além de seu leve adocicado que presenteia o paladar com várias nuances em um mesmo prato.

Quanto ao frango achei um pouco seco, talvez fosse necessário um pouco mais da mistura de conhaque e manteiga sobre ele, mas adorei a maneira de amarrar o barbante. Além de prender o recheio a chef enrolou de uma maneira que eles ficavam com o aspecto de uma "trouxinha" de frango depois de prontos, o que deixou a apresentação mais delicada.

O toque de noz moscada ao recheio também foi fundamental para agregar mais uma nuance ao todo.

Para finalizar, brownie de chocolate branco com maracujá.

Brownie de chocolate branco é algo bastante inusitado e em um primeiro momento a impressão de todos é que deve ficar com um sabor muito doce e talvez até um pouco enjoado, mas é aí que entra o maracujá. O azedinho do maracujá quebra o excesso de doce do chocolate branco e o resultado é um brownie com gostinho de bolo da casa da vovó.


Ele fica menos úmido do que o brownie tradicional, o sabor não é tão marcante e dispensa o sorvete de acompanhamento. Tudo bem que tudo com sorvete fica mais gostoso, mas neste caso ele fica com o gosto de bolo caseiro recém saído do forno tão intenso que com um café para acompanhar faz a chave de ouro da refeição.

O segredo é não compará-lo com o brownie de chocolate amargo e apreciá-lo sem preconceitos para perceber a delicadeza de seu sabor e colocá-lo na lista de doces preferidos.

Saimos de lá satisfeitas, tanto pela refeição, quanto pela aula. E o principal, com a cabeça recheada de novas idéias.

Tem coisa melhor do que experiências e sabores novos compartilhados com pessoas especiais?

3 comentários:

  1. Experiência incrível... mas posso perguntar sobre o uso da noz moscada? Que dica foram dadas? Quando e como usar?bjs

    ResponderExcluir
  2. olá Eliza

    O uso da noz moscada.

    As dicas foram para usar sempre que quiser dar um toque especial no prato, tanto salgado, qto doce ou bebidas...

    ralar só na hora de usar para não perder o sabor e por ter um sabor bem marcante nunca usar muito.

    mas onde usar é muito amplo...

    combina muito bem com

    Queijos
    Abóbora
    Sopas
    Espinafre
    Massas
    Guisados , caldos, salsishas
    Pratos com curry

    e também vai bem em pratos doces como pão de mel por exemplo, ou sobre bebidas como capuccino...

    como pode ver é bem amplo mesmo...

    espero ter ajudado ;)

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ólha só, Rê, quando te perguntei sobre a aula naõ me pareceu tão empolgada quanto no post, que até me deu vontade de fazer.
    Fiquei feliz pq eu mesma já fiz esse frango,a ssim, recheado, mas a amarração sem dúvida ficou melhor que a minha!
    Deu vontade de fazer, viu? Mas acho que pegaria um prato como arroz/risoto mesmo hauahuaa
    Ai ai
    E o brownie? Diferente né?! A aparência não é lá tão atraente, mas acredito no contraste entre o maracujá e choco branco. :) E achei mto legal sua dica de provar sem querer comparar.
    É isso aí, Rê!
    Hoje recomendei seu blog a um carinha no facebook. Não conheço, mas vi um prato montado todo sofistiquê kkk Link: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=1648854991997&set=a.1553546289339.2072620.1555633325&ref=nf
    bjos
    Shey

    ResponderExcluir