quinta-feira, 28 de outubro de 2010

No tabuleiro da baiana tem

by Erika
 
No último feriado resolvemos acertar, queríamos sol e mar. Conhecendo São Paulo muito bem apostamos em Salvador e, acertamos!!!
 
Aqui choveu e fez muito frio e eu passei esses dias de biquíni, bebendo cerveja geladíssima e saboreando vááárias iguarias.

O foco foram as moquecas, mas teve também um tipo de ostra chamada “lambreta”, vermelho assado (é um tipo de peixe), tapioquinha, muito camarão, e o que não podia faltar, quitutes do tabuleiro da baiana.


Nosso anfitrião indicou a Barraca da Cira como o mais autêntico e saboroso tabuleiro, segundo ele, freqüentado por soteropolitanos mesmo, nada de coisa pra turista.

Pudemos comprovar, experimentamos várias delícias: acarajé, abará, bolinho de estudante (feito de tapioca e passado no açúcar com canela) e cocada.

Eleito por nós o melhor prato da viagem foi o Dandá do restaurante Paraíso Tropical.

O local é muito interessante, fica fora do circuito gastronômico de Salvador, mas atrai gente de todas as partes, inclusive famosos. O ambiente é bem descontraído, tem muitas árvores frutíferas – nos deliciamos com a jaboticabeira carregadíssima enquanto esperávamos, a proposta do restaurante é servir a típica comida bahiana com horti-frutis de produção própria, do sítio com horta, jardim e pomar com 6.000 pés de frutas.

Há também diversas opções de frozens e ‘roskas’ (caipirinha de vodka) com as frutas da região. Provei uma roska de sapoti – acho que não curto sapoti, mas meu marido adorou.


Vamos ao Dandá: leva purê de mandioca, dendê, camarões, olicuri, maturi, tiras de coco verde e pitangas pra decorar.

Tecla SAP: olicuri é um coquinho e maturi é a castanha verde do caju. Delicioso. E o prato acompanha arroz, farofa na manteiga de garrafa, frutas grelhadas e mandioca cozida.


Provamos também a moqueca de peixe e a moqueca de camarão. Divinas!!!


Ao contrário do que eu estava esperando, em todos os lugares fomos atendidos em tempo razoável, bem parecido com São Paulo.

Ah, conheci também a famosa Perini. Provei um pão integral com passas maravilhoso.

De volta a São Paulo não tivemos nem tempo de uma transição, fazia 13ºC. Brrrrr...

E a vida segue...

2 comentários:

  1. Nooossa!!água na boca é pouco...pior é achar ingredientes parecidos por aqui no sul, vou ter que ir para a Bahia, ou chegar em Sampa em um dia inspirado das irmãs . Parabéns gurias o blog é demais!!!!

    ResponderExcluir
  2. Gente! Cada prato lindo!!
    E Monteiro Lobato gostaria muito desta jaboticabeira! Eu e minha mãe tb! hauahuaha
    Pratos coloridos que dão água na boca, hein?!!
    #Ficaadica
    :D

    ResponderExcluir