quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Harmonização

By Erika

Sábado recebi uma grande amiga em casa para um jantar de harmonização de vinhos. A história começou numa viagem de ecoturismo que fizemos no último feriado. Ela comentou que começara a se interessar por vinhos, fez um curso e já até virou membro da Associação Campineira de Sommeliers - chic né? Enfim, combinei que montaria um cardápio e ela traria os vinhos.

Tudo certo, começamos nosso jantar com uma salada caprese de entrada. Quem acompanha o blog já deve ter visto essa salada por aqui. Confesso: eu estou na fase pesto. Se bem que esse de sábado não foi dos melhores. O alho picadinho na hora e um bom parmesão fazem diferença, viu. O mixer também alterou a consistência, fica melhor no processador. Sempre bato esse molho com uma pedrinha de gelo, ajuda no processamento e acentua o sabor do manjericão.


O prato principal foi o carro chefe lá de casa (entenda-se carro chefe como o prato que tenho feito para todos os amigos) - risoto de funghi secci chileno. Nem preciso passar receita, né. Tem um mooonte de receitinhas de risotos no blog. Só dou a dica fundamental, faça o risoto com a água que hidratou o funghi. Os 'bichinhos' devem ferver por uns 30 minutos. Retiro os cogumelos da água, corto em pedacinhos e puxo na manteiga com um pouco de vinho branco, reservo e acrescento na finalização do risoto. A água que sobrou, que fica beeeemmm escura, incremento com um pouco de caldo de carne e uso para o preparo do arroz.


O vinho foi muito bem escolhido e acompanhou lindamente os sabores da caprese e do risoto. A amiga trouxe um Tempranilho Argentino de Mendoza, escolhido a dedo pra agradar o anfitrião, no caso o Marido, que é chará do vinho.


Falando no Marido, a divina sobremesa ficou sob sua responsabilidade. Arrasou!!! Receita de Mamã:

Massa

- 150 grs de biscoito maisena triturado
- 100 grs de manteiga sem sal gelada

Miture bem, forre uma forma de fundo falso e leve para pré assar por uns 5 minutos. Deixe esfriar.

Recheio

- 400 grs de ricota
- 1 lata de leite condensado
- 2 ovos inteiros
- 2 gemas
- 200 grs de cream cheese
- 1 lata de creme de leite sem soro
- raspas da casca de 1 limão

Bata tudo no liquidificador, despeje sobre a massa pré-assada, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 40 minutos.

Cobertura

- 500 grs de goiabada derretida com 100 ml de água e suco de 1 limão


O cheese cake foi harmonizado com o Porto Ruby Comenda. Sou suspeita com portos, ao menos dessa vez fui comedida e tomei apenas 2 cálices. Não recomendo servir Porto em copo de requeijão até a boca, ui ui = )


Tudo delicioso. O papo rolou solto e no Domingo todos estavam inteiraços para a 'grande festa da democracia'

3 comentários:

  1. Olha! Se fosse votação eu escolheria esse post como um dos mais bonitos e apetitosos, por completo.
    Os pratos e fotos ficaram lindos!
    E a gracinha com o vinho tb é de tirar o chapéu! kk
    Eu não saberia escolher bem um vinho!
    Gosto muito de cor e embalagem, o que de nada representa na hora de escolher! hauahuahua
    Ah! Esse funghi aí... fico na dúvida se gostaria, viu?!
    Pq aaqui no Quitanda, uma vez estavam dando pra provar e eu peguei... aparência estava péssima, e o gosto confirmou o que os olhos suspeitavam. No entanto, em janeiro ganhei 1 dia num Spa relaxante e lá tomei uma sopa com o mesmo ingrediente. À princípio eu não queria nem provar, mas como fui ensinada a primeiro provar, depois rejeitar (se for o caso)... provei. E estava uma delícia. Embora a sopa fosse preta preta preta, e esquisita, claro! hauahuaha
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Sheyna,
    Agradeço pelos elogios, fico feliz que acompanhe nosso blog e participe sempre. Quanto ao cogumelo esse funghi sechi chileno tem sabor bastante pronunciado e o aspecto é bem estranho mesmo. Mas, acho que sempre vale a pena se aventurar na experimentação dos sabores. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que tudo!!!!! Adorei o lirismo deste post! Vc é demais! Boa cozinheira, boa anfitriã, boa escritora e uma ótima amiga!!!! bjs

    ResponderExcluir