sexta-feira, 22 de outubro de 2010

É primavera

É primavera, e portanto época de flores, como uma das mais exóticas, saudáveis e populares flores da gastronomia: a alcachofra.

Além de muito saborosa a alcachofra também é riquíssima em propriedades nutritivas e medicinais. A cada 100g comestíveis, encontramos boas doses de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio e magnésio além de estimular as secreções digestivas, diuréticas e estimulante da vesícula biliar. Também ajuda a emagrecer e auxilia no tratamento de anemia e raquitismo pela grande quantidade de ferro e vitamina C que contém.

Aproveitei a época, me incentivei pelas propriedades e peguei um monte de receitas na internet de alcachofra recheada que estava há tempos com vontade de testar. Misturei todas e fiz um recheio a minha moda.

O jantar começou com uma saladinha leve de alface picada, tomate, finas fatias de maçãs e castanhas de caju picadas. De temperto azeite, vinagre balsâmico e sal.



O vinho escolhido para acompanhar a refeição foi o vinho verde Casal Garcia branco.

Vinho verde é o nome dado ao vinho produzido exclusivamente em uma determinada região de Portugal (ao noroeste do país), por isso no rótulo encontra-se D.O.C. que é denominação de origem controlada. São vinhos para ser consumidos quando novos e podem ser brancos, rosés ou tintos.


Fiz o arroz vermelho de acompanhamento. Ele é um intermediário entre o arroz integral e o arroz preto. Eu sinceramente prefiro o preto, é bem mais aromático e saboroso. Tudo bem que se eu tivesse acertado a quantidade de sal, talvez desse para sentir um pouco melhor o gosto do arroz vermelho.

O modo de preparo é o mesmo do arroz preto, refoga cebola e alho, frita o arroz, coloca 2 xícaras e meia de água para cada uma de arroz, sal a gosto e 25 minutos de pressão em fogo baixo.

Mas a estrela da noite era a alcachofra.

Comecei colocando na panela de pressão um pouco de azeite, sal, dois dentes de alho inteiros (com casca e tudo) e água suficiente para cobrí-las e cozinhei por 10 minutos depois de pegar pressão.

Em uma travessa coloquei uma xícara de leite, umas 3 colheres cheias de creme de leite, um ovo e um pão e meio picado. Deixei de molho por uns 15 minutos e depois bati tudo no processador.

Em uma frigideira coloquei bastante azeite, pouco mais de uma cebola bem picada, espremi os dois dentes de alho que cozinharam junto com as alcachofras, fritei bem.

Acrescentei dois filés de frango bem picadinhos também e já temperados, deixei fritar, agora dois tomates sem pele e sem sementes bem picados também. Refoguei e acrescentei aquela pasta de pão que fiz no processador, deixei secar um pouco mexendo sempre, para não grudar no fundo da panela.

Quando já estava bem consistente tirei do fogo e acrescentei umas três fatias apenas de mussarela, manjericão, salsa e cebolinha.

Com uma colher de chá fui tirando todo o miolo das alcachofras até que ficassem bem limpinhas e preenchi com o recheio, coloquei por cima azeitona picada, cobri com queijo ralado e levei ao forno para gratinar.


Ficou sensacional, o recheio ficou bem cremoso e os sabores bem intensos. Difícil conseguir explicar, mas sabe quando você acaba de comer e procura mais mesmo sabendo que já comeu mais do que devia?

Pois é, comi mais do que devia, mas consegui matar a vontade. 

Gostei tanto que acho que não irei esperar a vontade surgir de novo para repetir a receita.

Afinal, tenho que aproveitar, senão só na primavera que vem.

4 comentários:

  1. Você ía mesmo gostar da Expo São Roque Alcachofras e Vinhos.
    Olha Rê, achei que já tivesse acabado, mas não:
    http://www.exposaoroque.com.br
    22,23,24 | 29,30,31 OUT | 1 e 2 NOV
    Fui na do ano passado, e foi lá que compramos os vinhos que tínhamos em casa por esses tempos. Tb queijos, licores, suco de uva, além de restaurantes à base de alcachofra (tudo com alcachofra), outras comidas tb, artesanato, a casa do chef (que fica ensinando receitas... com o quê, mesmo? kk E a pisa da uva coletiva!
    Bem legal... se quiser podemos combinar!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. O que mais me impressionou foi a cara desse arroz. Hummm, tenho um pacotinho lá em casa vou inventar alguma coisa! Depois te conto ;) Beijusss

    ResponderExcluir
  3. Ah, esqueci: "E vejo flores em vc, lá, lálá, lálá" - hahaha

    ResponderExcluir
  4. Cara, eu estou no trabalho e entrei aqui logo cedo porque lembrei do Gente Miúda e ía mostrar pro meu chefe... coisas de trabalho. Mas cara, que vontade de comer esse arroz... e essa alcachofra!!! hummmm

    ResponderExcluir