domingo, 28 de novembro de 2010

Expresso

Nem só de cozimento lento vivem as carnes deste blog. Quando vamos para a cozinha já com fome, vale escolher um prato de preparo rápido e simples. Mas sem com isso perder o sabor e diminuir o prazer de apreciar um bom jantar.

A primeira coisa que fiz, foi colocar o vinho no freezer para ter tempo de ficar na temperatura ideal. Panela com água, sal e óleo no fogo.

Na sequência, fatiei o filé mignon em postas e temperei com sal, azeite e um dente de alho bem picado.

No liquidificador bati uma xícara de vinho Syrah com uma maçã sem casca. E coloquei uma panela no fogo com um pouquinho de azeite para esquentar.

Coloquei os filés para fritar, e enquanto isso coei a mistura de vinho e maçã. 

A água que estava na outra panela começou a ferver, então coloquei o macarrão para cozinhar. Escolhi o macarrão castellane, ele enrola durante o cozimento e fica bem interessante.

Virei os filés e ainda fazendo tudo ao mesmo tempo agora, piquei queijo minas e tomate, e lavei algumas folhinhas de manjericão.

Coloquei a carne em um prato e na mesma panela que fritei os filés, coloquei o vinho com a maçã e mais uma xícara do mesmo vinho, uma colher de cravo da índia em pó, uma pitada de sal e duas colheres de chá de amido de milho, esse é o molho que servi sobre a carne. Deixei lá para reduzir.

Passados 8 minutos, já é hora de tirar o macarrão do fogo e escorrer a água. Em uma panela um pouco de azeite, uma colher de manteiga, o tomate e o queijo picados, coloquei o macarrão cozido, mexi tudo muito bem, desliguei o fogo, acrescentei o manjericão e desliguei o fogo do macarrão e do molho.

Pronto. 


Em meia hora tudo estava pronto. O molho ficou bem forte e saboroso, o que era mesmo a intenção, já que por falta de tempo a carne não foi temperada com antecedência e poderia ficar meio sem graça. O filé ficou rosado no meio e bastante suculento. O macarrão ficou bem simples, mas no ponto exato e vamos combinar que tomate, queijo e manjericão fazem uma combinação leve e perfeita, com sabor de confort food.

Tudo regado ao vinho Malbec Latitud 33, argentino.

Depois que experimentamos esse vinho já repetimos a compra várias vezes. Ele é encorpado, agrada bastante o nosso paladar e combina muito bem com carnes.

Para finalizar a noite uma sobremesa gelada que harmoniza muito bem com todo o calor que fez neste fim de semana. Gelatina de abacaxi.

Essa foi preparada com bastante tempo de antecedência para ter tempo de ficar no ponto, mas não tem o preparo demorado ou complicado.

Comece colocando dois copos de açúcar e seis copos de água junto com um abacaxi picado em uma panela. Deixe ferver por uns 10 minutos.

Coloque nessa mistura 3 pacotes de gelatina de abacaxi, e mexa bem. Desligue o fogo e acrescente uma lata de creme de leite sem soro (para tirar o soro basta deixar no freezer enquanto ferve o abacaxi, aí basta fazer um furinho na lata e escorrer o soro antes de usar).

Tudo misturado, despeje em uma travessa (de preferência de vidro) e leve a geladeira por algumas horas até que fique firme.


Na hora de servir decorei com um morango.

Sobremesa leve e gelada, daquelas de comer de montão. Sendo fácil de fazer é bem legal de ter na geladeira para beliscar depois das refeições, até porque rende bastante.

Sentir-se satisfeito sem perder tempo e ter sobremesa na geladeira pela semana inteira, não dava para ser um jantar mais produtivo.

3 comentários:

  1. Agora vi que o molho ficou ralo. Por que será ehn? Esse molho ficou tão top top da outra vez. Macarrãozinho interessante, esse povo anda tão criativo ; ) E desses "molhos" pá-pum eu sou fã!

    ResponderExcluir
  2. Então, o molho ficou ralinho mesmo, e deixei ferver por uns 10 minutos, reduziu bastante... Não sei mesmo o que houve... mas ficou gostoso...

    Esse macarrão deve ficar bom com um molho mais denso, deve misturar bem...

    ResponderExcluir
  3. No Pâo de Açucar agora eles estão trazendo uns macarrões tão diferentes, em formatos, cores e etc, tb, vcs já viram?

    Meu, sobremesa gelada de abacaxi é, na maioria das vezes, mto bom e, ao mesmo tempo, refrescante!

    bjs

    ResponderExcluir