Minestrone
|
Não tem jeito. Às vezes nosso organismo pede um breque. Aquele momento em que não podemos nem olhar para fritura, massas ou qualquer coisa mais pesada.
Onde o que nos apetece realmente são verduras, legumes e tudo aquilo que ouvimos desde sempre as mães dizendo que são importantes e cheios de vitaminas.
Mas não é porque optamos de vez em quando por um prato mais levezinho que iremos abrir mão de sabor. Nana nina não. É simplesmente a ocasião ideal para um delicioso minestrone.
Traduzindo, "minestra" quer dizer sopa e "one" é em italiano um sufixo aumentativo. Sim, minestrone nada mais é que um sopão.
Sua maior característica é ser em pedaços. Não há receita, ou melhor, não há apenas uma receita. Cabe nesta sopa qualquer legume, qualquer verdura, macarrão pra quem é de macarrão, arroz pra quem é de arroz, qualquer tipo de carne para o caldo ou mesmo sem carne nenhuma, qualquer tempero... ou seja, tudo depende de gosto pessoal e do que encontrar na geladeira.
Aqui em casa começamos nosso minestrone com um pouco de azeite e um pedaço pequeno de baby beef que estava perdido no congelador temperado apenas com sal. Depois de selar bem a carne acrescentamos 1 cebola grande em pétalas.
Quando a cebola estava transparente juntamos couve-flor, brócolis, acelga, cenoura e mandioquinha. Tudo já lavado, descascado e cortado em pedaços irregulares. Outras sugestões são repolho, aipo, alho poró, batata, tomates... enfim, os legumes e verduras da estação são sempre os mais recomendados. Uma leve fritura, cobrir de água e temperar com sal e pimenta do reino.
Algumas ervas podem dar um toque interessante ao caldo, salsinha para mim é indispensável na finalização, mas pode-se colocar uma pitada de tomilho ou manjericão para deixar este sopão ainda mais intrigante.
Depois que tudo estiver cozido, corrija o sal e é hora de deliciar-se. No prato mais um fio de azeite e um pouco de queijo ralado porque ninguém é de ferro.
O paladar e organismo agradecem. Agora sim, prontos para a próxima orgia gastronômica.
Que mais posso dizer...
ResponderExcluirEsses almoços dominicais e esse blog vieram para nos alegrar ainda mais.
Parabéns pra festa, pra vida e pra família!!