domingo, 5 de fevereiro de 2012

Expectativa

As viagens começam muito antes da partida. Culpa da expectativa, aquela ansiedade básica diante da novidade.

Além é claro de todos os preparativos. Conferir horário mil vezes, mentalizar todas as informações necessárias, arrumar as malas, separar roupas... Ah! Aquele delicioso frio na barriga que domina as emoções de marinheiras com pouca experiência na bagagem.

Entre todos esses preparativos decidi fazer um jantar para nos ajudar a entrar no clima. E se o destino é o litoral, nada melhor do que peixe.

Mas peixe só não basta, legumes e uma fruta com identidade nacional foram imprescindíveis neste cardápio.

O mais demorado deles é o acompanhamento. Simples assim: pique grosseiramente 2 abobrinhas, 1 cenoura e 2 cebolas. Misture tudo dentro de uma forma e regue com bastante azeite. Folhinhas de manjericão e nozes quebradas finalizam os ingredientes.

Tempere com sal, algumas gotinhas de pimenta tabasco e um pouco de vinagre balsâmico (bem pouquinho). Agora basta deixar em forno médio.

De tempos em tempos é bom dar uma olhada, mexer os legumes e, caso ache necessário, acrescentar mais azeite para ajudar a soltar da forma.


Legumes no forno cheios de texturas e sabores mesclados aromatizando a cozinha. Enquanto isso, é hora de iniciarmos o prato principal.

Tempere filés de tilápia Saint Peter com limão, azeite, alecrim, sal e pimenta do reino. Rodele fatias de banana da terra e deixe em água fria com limão.

Frite os filés em manteiga com um pouco de azeite. Aqueles 3 minutos básicos de cada lado.

Retire o peixe e na mesma frigideira frite a banana. Salpique sal sobre elas, tampe e deixe por uns 7 minutos para que a banana absorva o tempero do peixe no fundo da frigideira e fique macia. Lembre-se de virá-las para que fiquem douradas dos dois lados.

Sirva as rodelas de banana sobre os filés.


Prato simples, mas cheio de personalidade. Mais do que nos preparar para a aventura dos dias seguintes, nos ajudou a relaxar. Quebrou aquela ansiedade totalmente justificada.

Afinal, a primeira viagem de avião é sempre acompanhada de um pouco de tensão. Situação que não nos permitiria abrir mão de uma boa garrafa de vinho. Elegemos o Relax.


Nome sugestivo, branco, frisante, com ares de comemoração. Depois disso estávamos prontas. Prontas para embarcarmos rumo às moquecas, peroás, gurjões e kiéberes que nos aguardavam nas praias capixabas.

Um comentário:

  1. "Mentalizar as informações necessárias" acho que sei do que vc está falando - hahaha.

    Espero que tenham sido úteis.

    Peixe com banana espetacular!!!

    ResponderExcluir