terça-feira, 24 de maio de 2011

Misturar faz bem

Quando pensamos em chocolate logo imaginamos deliciosos mousses, bolos, cremes e trufas.

Uma sobremesa feita com chocolate já tem 90% de chances de agradar o paladar de todos e ser um grande sucesso. Mas e se misturarmos chocolate à uma receita salgada?

Por mais que nos habituemos com as misturas agridoces tão consagradas na gastronomia ainda temos algumas ressalvas. Misturar chocolate à carne é uma delas.

Ainda mais se essa receita for um boeuf bourguignon, caracterizado por seu cozimento lento no vinho e sabor marcante.

Mas se eu sou fã do Curtis Stones meu cunhado é fã do Claude Troisgros, e se o Claude disse que fica bom, lá vai ele testar a receita. Aliás, mais do que justificada essa confiança no Claude, suas receitas testadas até então provaram-se sensacionais e suas dicas fundamentais. Sem dúvida ele sabe muito bem o que faz.

Enfim, lá foi meu cunhado, pedir pouco mais de 1kg de cupim sem gordura e cortado em cubos grandes para o açougueiro que lhe olhou meio contrariado. Não foi muito simples explicar que era possível tirar a gordura do cupim. Seguiu-se um diálogo mais ou menos assim:

Leo: Você pode por favor tirar a gordura da peça para mim e cortar em cubos grandes?

Açougueiro: Tirar a gordura? Mas é cupim! Não vai sobrar nada.

Leo: Vai sim, eu vi a receita na tv e a carne não tinha gordura nenhuma.

Açougueiro: Tem certeza que era cupim?

Leo: Tenho sim, é para fazer uma espécie de um cozido, só que com vinho.

Açougueiro: Ah tá! Mas não vai sobrar muita coisa.

Leo: Tudo bem, faça o melhor que puder.

Açougueiro: Você devia era fazer na brasa, a gordura deixa um gosto bom e fica bem melhor.

Enfim, depois do longo debate e da troca de receitas, meu cunhado finalmente conseguiu sair do açougue com o cupim limpo e devidamente cortado. Primeiro obstáculo da receita, vencido.

Ingredientes selecionados, hora de preparar a carne.

Tempere a carne com sal e pimenta do reino (uns 6 grãos amassados). Em uma frigideira doure 200g de toucinho em cubos, acrescente o cupim e frite com calma. Agora vem outra mudança na receita, nada de horas na panela em um cozimento lento, utilizar a tecnologia disponível pode ser também um bom negócio, então coloque a carne e o toucinho em uma panela de pressão. Aproveite a frigideira das frituras e coloque 1 cebola picada, 1 cenoura em cubos, 4 dentes de alho, mexa e espere até que comece a soltar líquido. Coloque uns 100ml de saquê e flambe os legumes.

Coloque tudo na panela de pressão, acrescente os 750ml de vinho tinto syrah, 1 colher (sopa) de tomate concentrado, 4 cravinhos da índia, acrescente tomilho, louro e salsa enrolados por um barbante (o bouquet garni) e para finalizar, acrescente 1 colher (sopa) de farinha de trigo (aqui tem um truquezinho: na frigideira coloque azeite e espere esquentar, acrescente a farinha e mexa rapidamente até formar um creminho, só então junte a farinha à panela de pressão). Tampe e cozinhe em fogo baixo por 25 minutos. Sim, só 25 minutos.

Retire da pressão e passe tudo para uma panela de barro. Deixe cozinhar por mais 25 minutos em fogo baixo. Enquanto isso, misture 50ml de creme de leite fresco à 100g de chocolate meio amargo em barra derretido no microondas, vira uma ganache mesmo.


Após a carne estar macia, acrescente o chocolate e corrija o sal e a pimenta se necessário.

Interessante, não? Mas não diga ainda o que achou, pois não acabou. O acompanhamento deste boeuf bourguignon é um delicioso rigatoni.

Cozinhe o rigatoni até que esteja al dente (normalmente não ferve mais do que 8 minutos). Reserve. Em uma frigideira frite mais bacon (dá para imaginar o aroma que esses pratos deixam na cozinha?), cerca de 250g de bacon em cubos. Deixe dourar até que os vizinhos fiquem com inveja e comecem a bater em sua porta para se convidarem para o almoço.


Depois de dispensar os vizinhos ou convidá-los a juntarem-se à mesa (isso depende única e exclusivamente do vizinho e de sua boa vontade), acrescente à frigideira 250g de cebolas pequenas cortadas em 4 partes e 300g de cogumelos paris frescos cortados também em 4 partes e deixe dourar. Coloque 100g de ervilhas congeladas e o rigatoni na frigideira. Refogue e tempere com sal e pimenta. Para finalizar a sempre muito bem bem vinda e fotogênica salsa.


Agora sim, vamos às impressões do prato.

O boeuf bourguignon tradicional (sem o chocolate) fica bastante ácido, pois o vinho lhe confere um sabor forte que cansa rapidamente o paladar, já com o chocolate e o creme de leite o molho fica mais cremoso, sem perder em sabor ganha em suavidade e cremosidade. E não, não há como notar a presença do chocolate, ele realmente serve apenas para quebrar a acidez sem interferir no sabor. Simplesmente incrível e com a vantagem de não cansar o paladar tão rapidamente, o que faz com que se consiga comer muito mais até raspar o prato.

Quanto ao rigatoni... massa, bacon e cogumelos, que se misturam ao delicioso molho da carne fazendo uma fusão totalmente harmoniosa.

Depois dessa mistura sensacional não acho mais nada estranho. Podem me passar receitas até de sobremesas feitas com bacon que estou disposta a testar sem preconceitos.

Aliás... deve ficar bom mesmo, bacon, assim como chocolate, também sempre combina com tudo na minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário