terça-feira, 10 de maio de 2011

Chef a domicílio

Imagine-se caminhando pelo mercado calmamente, escolhendo os produtos que colocorá no carrinho enquanto idealiza o jantar que realizará mais tarde. De repente, não mais que de repente você se depara com um lindo chef australiano de olhos verdes e largo sorriso, que tem como objetivo te ajudar nesta missão e surpreender seus convidados.

Assim é o programa Chef a Domicilio estrelado por ninguém menos que Curtis Stone. Infelizmente nunca o encontrei pelos corredores de mercado algum (embora sempre que eu vá às compras, me prepare para este momento).

Cansada de esperar e de usar minhas melhores produções entre as frutas da estação e a sessão de vinhos, resolvi tomar uma atitude e ter enfim, o chef sempre à minha disposição para realizar muitos jantares, almoços, e sobremesas e surpreender meus convidados ou mesmo me deliciar com pequenos quitutes em uma tarde preguiçosa no sofá.

Não, não sequestrei o Curtis, apenas comprei o livro "As preferidas do chef Curtis Stone". Assim pude começar minha semana com um jantar leve preparado em sua companhia seguindo suas receitas e dicas e depois fazer um brinde de agradecimento ao chef


O livro tem lindas fotos (não só do chef, claro) e receitas fantásticas (que pode não parecer, mas para mim é realmente o mais importante) entre as quais selecionei o cardápio desta segunda-feira mantendo em mente que é justo o dia de compensar os exageros gastronômicos (principalmente após um domingo de churrasco comemorativo do dia das mães junto com o aniversário do meu cunhado e mestre-churrasqueiro aqui de casa). Portanto nada de cortes exóticos, muita manteiga ou massas, mas não por isso ausência de sabor e pratos que proporcionem aquela doce sensação de aconchego.

O Curtis foi muito compreensivo com as liberdades poéticas que tomei em relação a seus pratos e me ajudou no passo a passo tirando todas as dúvidas. Ainda me entreteve com algumas histórias durante o jantar, onde pude perceber muitas coisas em comum, desde a paixão por gastronomia, adorar reunir pessoas estimadas em torno da comida, até os dias em que não há melhor lugar do que o sofá da casa da gente.

Delírios e rasgação de seda à parte, vamos às receitas.

O cardápio escolhido foi o ratatouille provençal com pargo ao molho de pesto de rúcula e para sobremesa o espresso bruleé.

O ratatouille provençal é muito simples. Para começar é bom ter todos os ingredientes picados em pedaços de mais ou menos 1cm, isto vale para a meia berinjela sem casca, 2 abobrinhas, 2 cebolas grandes, 5 tomates, meio pimentão amarelo e meio pimentão vermelho. Já o dente de alho e o manjericão devem ser finamente picados.

Em uma panela grande aqueça azeite e frite o alho e a cebola. Depois que a cebola já estiver bem murcha acrescente a berinjela, a abobrinha e os pimentões. Após uns 5 minutos a berinjela já deverá estar macia, então junte o tomate e mexa de vez em quando por cerca de 10 minutos, ou até que o tomate comece a desmanchar. Tire do fogo, tempere com sal e pimenta do reino e finalize com o manjericão.

Simples assim. Saudável e saboroso, fica ainda melhor no dia seguinte (dica do Curtis). Prato que combina bem com o início da semana e não compromete o regime.

O ratatouille foi o acompanhamento do pargo com pesto de rúcula que inventamos (olha aí a liberdade poética). Havia uma receita que continha o pesto e em outra página uma receita de pargo, pegamos o peixe de uma, o molho da outra e criamos uma terceira receita, pois nessa vida nada se cria, tudo se transforma.

Faça o pesto batendo no processador 2 xícaras de rúcula, 1/2 xícara de azeite, 1/2 xícara de castanhas de caju, 1/2 xícara de queijo parmesão ralado e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Servimos o pesto sobre o pargo.

O pargo é um peixe de mar de carne branca e sabor suave. Fizemos filés e temperamos apenas com sal, pimenta do reino e azeite. Para seu preparo bastaram poucos minutos de cada lado em uma frigideira previamente aquecida com azeite.


A receita do Curtis dispensa o alho no pesto de rúcula, o que deixa o sabor da folha sobressair, dando aquele toque levemente ardido. O pesto tradicional (de manjericão) é bem mais marcante, mas o de rúcula não perde em sabor mesmo ganhando em leveza.

Cardápio fácil e rápido de preparar, que proporcionou aquela satisfação que só um bom jantar consegue.

Acompanhamos este jantar com uma indicação do meu cunhado, o vinho verde Muralhas de Monção. Indicação testada e aprovada. Excelente vinho que harmonizou perfeitamente com os pratos.


Tudo isto deixou a segunda-feira tão leve que acreditei que era sexta e não dispensei a sobremesa.

Para fazer o espresso bruleé misture em uma panela 2 colheres de açúcar demerara (aquele açúcar cristal mais escuro), com pouco mais de 1/2 lata de creme de leite, 60ml de café bem forte, 1/4 xícara de leite integral e um toque de conhaque (olha a liberdade poética presente mais uma vez). No fogo médio, mexa até o açúcar se dissolver.

Reserve. Em uma travessa bata 3 gemas e quando a mistura da panela já estiver morna acrescente às gemas e misture bem. Distribua em duas xícaras de 150ml e leve ao forno por 2 horas a 90°.

Após esse tempo, tire do forno e espere esfriar. Na hora de servir (já gelado) polvilhe açúcar demerara sobre o doce e queime com um maçarico de culinária para formar a casquinha característica.


Confesso que já testei várias receitas de creme bruleé e fiquei impressionada por esta, que era um líquido tão ralinho, realmente dar certo, ponto para o Curtis. Mas poderia ficar melhor se ficasse mais cremoso e um pouquinho mais doce. Acredito que meia lata de leite condensado resolva isso. Fica a dica para uma próxima vez.

Jantar com o Curtis teve sabores muito delicados e harmônicos, uma verdadeira ode à simplicidade. Com certeza este australiano terá sua presença requisitada em muitas ocasiões na cozinha lá de casa, mas claro que não deixarei de me produzir para ir ao mercado. Vai que ele resolve voltar a gravar o programa justo com um especial no Brasil?

Nunca se sabe...

5 comentários:

  1. ah, eu conheço esse programa! legal vc falar dele! e esse cardápio, heim, sempre arrasando! Bjoca!

    ResponderExcluir
  2. Oi. Meu nome é Regina e conheci hoje (07/02/12) esse programa e amei os dois...rs
    Corri para internet para saber mais desse "chef gato" com receitas super fáceis de fazer e acabei caindo no seu blog.
    Gostei muito da sua receita...rs
    Adoro cozinhar, embora agora que virei dona de casa, não é sempre divertido... Todo dia tem que pensar no que fazer...rs
    Sobre o supermercado, sempre vou bem relaxada...Preciso melhorar isso. Vai que...
    Bjs. para você e continue cozinhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina, bem vinda a nossa cozinha!
      O Curtis é realmente apaixonante, tanto pelas receitas quanto por seu carisma natural... hehehe
      É... cozinhar todos os dias por obrigação acaba pedendo um pouco da graça mesmo... mas... nada como ter boas inspirações ;)

      E claro, nunca se sabe quem a gente pode encontrar no mercado.

      bjs e apareça sempre :)

      Excluir
  3. gostaria da receita de hoje do cokie,nunca consigo anotar a receita.alguem pode me dar?
    17/05/2012
    obrigada eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elinana,
      é mesmo difícil achar as receitas em português, costumo procurá-las na internet e traduzir via google mesmo...
      Vê se esse site te ajuda: http://recipes.howstuffworks.com/menus/take-home-chef-recipes.htm
      bjks e passe sempre para um cafezinho ;)

      Excluir